Se - Conheça as funções dessa palavra
- Conjunção: quando relaciona entre si duas orações. ...
- Partícula expletiva ou realce: quando pode ser retirada da frase sem prejuízo algum no sentido da oração. ...
- Parte integrante do verbo: faz parte dos verbos pronominais: queixar-se; apiedar-se, arrepender-se, zangar-se; romper-se, etc.
Quais são as funções do SE?
Partícula “SE” Pronome. O pronome integra o verbo, acompanhando-o em todas as suas flexões. São os chamados verbos pronominais, os quais são conjugados com seus respectivos pronomes. O “se”, nesse caso, é um “pedaço” do verbo e, por essa razão, não exerce função sintática.Quais são as regras do SE?
Quais são as regras gerais do uso do “se”?
- Parte integrante do verbo. É o uso do “se” como parte do verbo, com o uso de verbos pronominais. ...
- Partícula expletiva ou de realce. Esta função do "se" não altera o sentido do verbo, servindo apenas para dar ênfase à frase. ...
- Substantivo. ...
- Pronome reflexivo.
Como utilizar o pronome se?
O pronome se será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. Ex.: Alugam-se barcos.Onde colocar o SE?
O «se» coloca-se depois do verbo (posição enclítica), quando pertence a uma oração principal ou independente na forma afirmativa: «Recomenda-se a substituição», «Diz-se que vai chover», «Eles casaram-se», «Ele feriu-se».Uso da palavra SE [Prof Noslen]
Qual o sentido da palavra "se"?
Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.Quando usa-se ou si?
O termo "se" é, na maioria das vezes, conjunção ou pronome: "Se não ocorrer engarrafamento, irei a Brasília hoje." "Após a sessão, os deputados abraçaram-se." Já o termo "si" é um dos pronomes oblíquos átonos.Qual é a conjunção de se?
A partícula “se” assume várias funções na Língua Portuguesa: 1- Conjunção: a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa.Qual a finalidade do SE?
A palavra “se” é uma conjunção com diversas funções na língua. Pode introduzir condicionais, indicar ação recíproca, ser parte de locuções verbais, entre outros usos. Sua versatilidade é fundamental na construção de frases complexas e na expressão de nuances na linguagem.Como usar o se nas frases?
Se - Conheça as funções dessa palavra
- Conjunção: quando relaciona entre si duas orações. ...
- Partícula expletiva ou realce: quando pode ser retirada da frase sem prejuízo algum no sentido da oração. ...
- Parte integrante do verbo: faz parte dos verbos pronominais: queixar-se; apiedar-se, arrepender-se, zangar-se; romper-se, etc.
Pode iniciar uma frase com se?
Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos). Exemplos: “Falei-lhe sobre o tema”, “Mostrou-me o livro”, “Desculpe-me o atrevimento”, “Fi-lo porque o quis”.Qual a função do se na frase?
A palavra “se” pode exercer funções diversas em uma oração, como pronome, conjunção ou, até mesmo, substantivo.É correto usar se se?
Eis a explicação gramatical para o caso: O 1º se é sempre conjunção condicional. – indicativo de verbo pronominal: Não sabe se se despede agora ou não, se se casa ou se se deita e espera.Como usar o se e o si?
Em relação à questão que apresenta, creio que o macete mais simples que posso indicar-lhe é: junto de verbo: se; após preposição: si. Exemplos: 1 – «Não se vê muito bem aqui.» 2 – «Este livro lê-se facilmente.»Quando não usar o SE?
A indeterminação do sujeito é aquela na qual não conseguimos identificar quem realizou a ação. Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica.Quando usar si exemplos?
O pronome si deve ser empregado em frases reflexivas, ou seja, em frases em que a pessoa do sujeito pratica e ao mesmo tempo recebe a ação verbal. A língua culta exige que se houver reflexibilidade o si está correto; se não houver, deve ser rejeitado. a) Incorreto: "Eu ofereço este livro para si..."Quando usar se em português?
Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.Qual a função sintática do se?
b) OBJETO INDIRETO REFLEXIVO (função sintática):Aparece quando o verbo é transitivo direto e indireto. Ex.: Ele arroga-se a liberdade de sair a qualquer hora.
Qual é o pronome SE?
Como PRONOME, o “SE” pode serNeste caso, o SE vai servir para indicar uma ação que é praticada pelo sujeito e ele mesmo receberá suas consequências. Dizemos que o sujeito pratica e sofre a ação. Exemplos: Maria se cortou com uma tesoura.