São Paulo — Seis novas estações, além das 15 já previstas, podem ser construídas na Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo. A concessionária Linha Uni cuida das obras da nova linha. O projeto de expansão quer acrescentar duas estações na zona norte e quatro na região central da capital paulista.
A Linha 6-Laranja deverá ligar Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, à Estação São Joaquim (da Linha 1-Azul), no centro da capital paulista. Seu trajeto terá 15,3 km de extensão e transportará 633 mil passageiros por dia.
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia.
"Hoje temos a previsão de entregar a obra parcialmente, no segundo semestre de 2026, com o trecho de Brasilândia a Perdizes. E a operação completa entre setembro e outubro de 2027", diz André de Angelo, diretor para o Brasil da Acciona.
QUAIS SÃO AS ESTAÇÕES DA LINHA 6-LARANJA DEPOIS DE SÃO JOAQUIM?
Quando termina a obra da linha laranja?
No total, o projeto foi interrompido por quatro anos.
Antes da desistência do consórcio, a previsão de entrega da linha 6-laranja era justamente 2018. Com isso, passou para 2020 e, depois, 2021. O novo prazo, até então, era 2025.
Em nota para O GLOBO, o governo afirma que a linha 6-Laranja iniciará a operação parcial em 2026 entre as estações Brasilândia e Perdizes. "A entrega total do novo ramal até o centro da capital acontecerá em 2027.
Com 65,71 metros de profundidade – o que equivalente a um prédio de mais de 20 andares, a estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo será a mais profunda da América Latina, superando a estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás, com 41,5 metros de profundidade.
A primeira parada é a Estação Morro Grande, que está localizada a 2,1km da Estação Brasilândia, atual terminal em construção do ramal. Entre estas duas estações existirão pelo menos três estruturas. A partir da estação Brasilândia está em construção o VSE Domingos Vega (550 m).
Além de construir a linha, a Acciona vai operar o serviço por 19 anos. A Linha 6 foi construída no modelo de PPP, em que o estado e a empresa dividem os investimentos, previstos em R$ 15 bilhões no total.
A Futura Estação Velha Campinas da Linha 06 Laranja do Metrô deverá ser localizada entre a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, Rua Salvo Veloso e Rua Agostinho Angola. Ela será construída após a futura Estação Morro Grande, que ficará localizada próximo ao CEU Jardim Paulistano.
A futura localização da estação Perdizes será na confluência entre a Av. Sumaré e as ruas Apinajés e Apiacás. A estação trará muito mais facilidade de acesso ao Parque da Água Branca, Estádio Allianz Parque e também aos Shoppings Bourbon e West Plaza.
Com um sistema moderno e eficaz, a Linha 1-Azul desempenha um papel fundamental na mobilidade urbana de São Paulo, contribuindo para a integração e o desenvolvimento da cidade.
A estação de metrô mais movimentada de São Paulo é a Sé, com uma média de 368 mil embarques diários em 2024. O total de embarques foi obtido somando a média de 169 mil usuários da Linha 1-Azul e 199 mil da Linha 3-Vermelha. Em seguida, aparece a estação Luz. O local conta com uma média de 266 mil embarques diários.
Futuro da mobilidade. Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, a Linha 6-Laranja terá 15,3km de extensão e 15 estações, conectando a região da Brasilândia - na zona norte - à Estação São Joaquim - na região central da cidade.
A futura estação Perdizes estará na confluência entre a Av. Sumaré e as ruas Apinajés e Apiacás. A estação garantirá ainda mais mobilidade à região e facilitará o acesso ao Parque da Água Branca, Estádio Allianz Parque e também aos Shoppings Bourbon e West Plaza.
Em 5 de setembro de 2016, as obras da Linha 6 foram paralisadas por tempo indeterminado, devido à dificuldade alegada pelo consórcio Move SP na obtenção de financiamento de 5,5 bilhões de reais com o BNDES.
Fabricante do chamado "tatuzão", megaescavadora usada nas obras do metrô de São Paulo, a perfuradora alemã Herrenknecht (pronuncia-se "errenquinechi") planeja uma fábrica no Brasil em 2013, segundo o diretor da empresa no país, Juan Manuel Altstadt.
A futura Linha 6-Laranja do metrô, que vem sendo construída em São Paulo, tem previsão para ser entregue de forma completa em 2027. Com 15 estações, o trajeto ligará a Brasilândia, zona norte da capital, à Estação São Joaquim (Linha 1-Azul) no centro, em um total de 15 quilômetros de trajeto.
As partes que compõem a gigante máquina de fabricação chinesa chegaram ao Porto de Santos em maio. Em junho, o equipamento começou a ser transportado até o canteiro de obras na Vila Carrão, em São Paulo.