Foi sancionada a lei que proíbe o ingresso na Marinha de pessoas com tatuagens que façam alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, ou a violência, criminalidade, ato libidinoso, discriminação e preconceito de raça, sexo ou credo.
Uma dúvida que é recorrente entre os candidatos dessa área é: quem tem tatuagem pode ser policial militar? De pronto, é importante ressaltar que sim, pode ter tatuagem e ser policial.
Sim! Quem tem tatuagem pode sim fazer concurso. As bancas avaliadoras devem levar em consideração que a tatuagem não atrapalha o exercício da função. Além disso, desde 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que os editais não podem estabelecer qualquer restrição a pessoas com tatuagem.
Pontos normalmente tatuados na mão classificam o criminoso. Um ponto indica o estágio inicial – batedor de carteiras; Dois pontos, o estuprador; Três pontos, o viciado em drogas; Quatro pontos, o traficante; Cinco pontos, o homicida (hierarquia do crime). Se a tatuagem for feita no rosto indica a homossexualidade.
QUAL TIPO DE TATUAGEM PARA ENTRAR NA PM E PODE ESTAR EXPOSTA? | Cortes PMTV
Qual é a tatuagem do CV?
Qual é a tatuagem do CV? Demônio-da-Tasmânia: Símbolo do Comando Vermelho (CV). Se o Taz estiver segurando a cabeça do Chucky, significa que o bandido matou um membro da facção rival Amigos Amigos dos Amigos (ADA).
O número, no entanto, possui um significado espiritual: boa sorte e energia positiva. A numerologia diz que a combinação tripla do sete representa uma confirmação mística de que se está trilhando o "caminho certo".
A tatuagem é permitida, desde que não contrarie o disposto nas Normas para Apresentação Pessoal de Militares da Marinha do Brasil ou faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, ...
VII – ter aptidão física; VIII – ser aprovado em avaliação psicológica; IX – ter sanidade física e mental; X – não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar ou de bombeiro militar.
Vão desde uma identificação para presos justiceiros até símbolo de coragem e desprendimento. Outro exemplo são as caveiras, usadas tanto por homicidas quanto por grupos da elite da polícia (a exemplo do BOPE)” (...).
Atualmente, a Marinha ainda veta tatuagens que não fiquem escondidas sob o uniforme. A Força Aérea e o Exército informaram que só vetam tatuagens que sejam ofensivas ou violem valores democráticos.
Diante desse contexto, o Supremo Tribunal Federal fixou a seguinte tese do Tema 838 da Lista de Repercussão Geral: “Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais.”
De acordo com as Normas para o Concurso de Ingresso na Polícia Rodoviária Federal, não há uma exigência específica em relação ao comprimento do cabelo. Ou seja, tanto homens quanto mulheres podem ter cabelos longos, desde que os mesmos estejam bem cuidados e não atrapalhem no desempenho das funções da PRF.
É vedado o uso de piercing e, para os militares do sexo masculino, o uso de brinco. Art. 17. O militar que necessitar encobrir lesões fisionômicas poderá, excepcionalmente, usar barba, bigode, cavanhaque ou cabelo diferente dos padrões estabelecidos, desde que esteja autorizado pelo seu Comandante.
O Projeto de Lei 1469/20 estabelece idade máxima para o ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar, de 35 anos para os quadros de oficiais e de praças; e de 40 anos para os quadros de oficiais médicos, de saúde ou de outras especializações.
Sim, policiais podem ter tatuagem, de acordo com o entendimento do STF, que prima pela igualdade, pela liberdade de expressão e pelo mandamento constitucional de que restrições e requisitos editalícios devem ter por fundamento a lei em sentido formal e material.
Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que candidatos de concursos públicos não podem ser barrados nos processos de seleção por terem tatuagem. Entretanto, o texto aprovado aponta que as tatuagens podem comprometer “a segurança do militar ou das operações”.
O que significa a tatuagem 999? O número 999 tatuado representa desenvolvimento espiritual, recomeços e o fim de um capítulo na vida de uma pessoa. Nesse sentido, o 999 representa a adoção de uma visão de afirmação da vida e a transformação de algo adverso em algo positivo.
Esse código significa “Permanecer juntos, mesmo que a maioria se vá” e é usado para expressar lealdade e cumplicidade entre duas ou mais pessoas, como casais, amigos e familiares.
O que significa a tatuagem de um ponto e uma vírgula?
O Project Semicolon (“Projeto Ponto e Vírgula”, em português) é dedicado a dar suporte para quem luta contra a depressão, tendências suicidas, vícios, ansiedade e pensamentos depreciativos. A intenção é quebrar estigmas ligados a doenças relacionadas à saúde mental.
Qual o sinal do PCC com a mão? O gesto fálico é um dos gestos de insulto mais familiares, explica o antropólogo Desmond Morris. “O dedo médio é o pênis e os dedos laterais são os testículos. Saúde: A cada 3, TD3, TDIII.
A imagem mais representativa da facção era a dos números 1533 — as letras P, C e C, seguindo a ordem do alfabeto brasileiro na década de 1990. Um dos detentos também tinha uma tatuagem com a frase "Paz, justiça e liberdade", que consta do estatuto do PCC.