Após 67 edições do Brasileirão, apenas dois dos grandes clubes brasileiros podem se gabar de nunca terem saído da primeira divisão: Flamengo e São Paulo.
Sabemos que no Brasil agora apenas Flamengo e São Paulo integram o grupo dos times históricos que jamais caíram. O Cuiabá pode dizer que jamais foi para a Série B também depois de chegar à elite, mas ele é um fenômeno recente no futebol brasileiro (há alguns anos a Chapecoense teve a mesma honraria, mas acabou caindo).
Decretada a queda do Santos, a primeira na história do Peixe, apenas três clubes nunca foram rebaixados da Série A do Brasileirão. Historicamente, Flamengo e São Paulo faziam parte da lista, que ganhou a adição recente do Cuiabá. O Dourado jogou a Série A pela primeira vez em 2021, e não foi rebaixado desde então.
O clube é um dos membros fundadores da La Liga, e também um dos únicos dois que nunca foram rebaixados para a Segunda Divisão, juntamente com o Athletic Bilbao.
Ainda que Barcelona, Real Madrid e Athletic nunca tenham sido rebaixados, desde a criação da La Liga, em 1929-30, várias equipes consideradas grandes no futebol espanhol já caíram e passaram algumas temporadas fora da elite.
Bayern de Munique, Leverkusen, Wolfsburg e Augsburg todos já haviam sido rebaixados durante a disputa da Oberliga, antecessora da Bundesliga, mas nunca caíram desde que alcançaram a elite no atual formato do Campeonato Alemão. Nenhuma equipe, porém, passou todas as edições da Bundesliga na elite da competição.
O São Paulo abriu mão de disputar a edição de 1979, por questões de calendário e datas. Mesmo assim, não foi rebaixado para a segunda divisão. Na época, o Santos fez o mesmo, mas, em 2024, estará ausente da Série A. Em 2021 (edição de 2020), o Cuiabá subiu para a primeira divisão pela primeira vez em sua história.
Entretanto, o Rubro-Negro e o Colorado disputaram normalmente a Primeira Divisão de 1988, enquanto o Coritiba foi rebaixado, em 1989, porque se recusou a entrar em campo por não concordar com o horário do jogo de sua última rodada. Uma manobra jurídica impediu a queda do Flamengo, em 2013.
Isto porque o time parisiense alcançou a elite pela primeira vez em 1971/72, mas no final da temporada se dividiu em dois, sendo que o Paris FC ficou com a vaga na Ligue 1 e o PSG foi rebaixado para a terceira divisão.
Como previsto no regulamento, o São Paulo jogou o Campeonato Paulista de 1991 no grupo com os piores classificados em 1990, no que foi rebatizado de grupo Amarelo. O regulamento daquele ano era diferente do anterior, mais simples.
Desde a criação do Brasileirão, o Vasco sofreu com o rebaixamento quatro vezes. Em 2008, o Cruz-Maltino caiu para a Série B pela primeira vez sob o comando de Renato Gaúcho, tendo a confirmação após uma derroata para o Vitória por 2 a 0, mas já no ano seguinte voltou a elite brasileira.
Apesar de em apenas uma das vez a equipe ter sido rebaixada, outros anos do clube no torneio nacional geraram discussões e revolta por parte dos torcedores.
Além disso, em janeiro de 2021, a FPF fez um jogo de perguntas e respostas nas redes sociais e confirmou que o São Paulo não caiu. Mentira [que o São Paulo caiu]. O Regulamento do Paulista de 1990 não previa rebaixamento para a chamada Divisão Especial - FPF, nas redes sociais.
Assim, se tornando uma das três equipes que nunca foram rebaixadas na história da Série A do Campeonato Brasileiro. No Brasileirão de pontos corridos, que começou em 2003, apenas Flamengo, São Paulo, Cuiabá e Fluminense nunca foram rebaixados.
Fato número 12: O Almanaque do São Paulo confirma: O São Paulo foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990 e, se não fosse uma "manobra nos bastidores", não poderia disputar o título em 1991.
Com a pior campanha entre os dois grupos, o São Bento, de Sorocaba, acabou rebaixado à divisão intermediária, sendo substituído em 1992 pelo Araçatuba, campeão daquela divisão em 1991 depois de vencer a Independente de Limeira — vencia por 1 a 0 quando a torcida do Independente derrubou o alambrado do Estádio Municipal ...
O clube foi rebaixado duas vezes da primeira divisão na década de 1980 (em 1983 e 1987), mas voltou à primeira divisão em 1989 e terminou em quinto lugar em 1991 e 1992 sob a gestão de Peter Reid.
Com 19 títulos, o Liverpool é o segundo maior campeão inglês — só ficando atrás do Manchester United. Porém, nessa trajetória, os "reds" amargam três rebaixamentos : temporadas 1894/95, 1904/05 e 1953/54.
Teve apenas um rebaixamento em sua história, em 1913, estando na elite consecutivamente desde a temporada 1919-20, ou seja, é a equipe entre os chamados seis grandes clubes ingleses com menos rebaixamentos.