Quais tipos de problemas o Procon resolve?

a) Compra de produtos (má qualidade, garantia, defeitos e vícios do produto, cumprimento da oferta, atraso ou não entrega do produto); b) Contratação de serviços (cobrança indevida ou dúvidas sobre cobrança de serviços); c) Serviços oferecidos por instituições financeiras (cobrança indevida, fraudes);
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.df.gov.br

O que o Procon pode resolver?

Os consumidores que se sentirem prejudicados nas relações de consumo devem reclamar no Procon/PR. Alguns itens que geram reclamações: Má qualidade e falta de segurança de eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e outros produtos. Falta de peças para reposição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em justica.pr.gov.br

Quais casos o Procon atende?

A Fundação PROCON-SP atende consumidores pessoas físicas, maiores de 18 anos ou menores representados, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e organizações sem fins lucrativos que queiram fazer consultas, reclamações e denúncias acerca de problemas de consumo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quais os serviços que o Procon oferece?

  • Funções e Competências. Relação de Autoridades. Espaço Consumidor. Reclamações Fundamentadas. Publicações. Cesta Básica. EAD. Publicações.
  • Ouvidoria.
  • Transparência. Reclamações Fundamentadas. Receitas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que pode ser reclamado no Procon?

Alguns itens que geram reclamações:
  • Má qualidade e falta de segurança de eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e outros produtos.
  • Falta de peças para reposição.
  • Problemas em embalagens.
  • Instruções de uso imprecisas e em desacordo com as normas vigentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.pr.gov.br

PROCON Como é o Processo de Reclamação e quais penalidades que o Procon pode aplicar

Quais casos posso acionar o Procon?

Saiba em quais casos acionar o Procon
  • Compra de produto que apresentou defeito. ...
  • Arrependimento da compra. ...
  • Quando o produto adquirido não possui nota fiscal, o fornecedor pode exigir o documento para troca da mercadoria. ...
  • Compra de carro que apresentou defeito. ...
  • Restrição de nome e crédito por contrair uma dívida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.diadema.sp.gov.br

Em que o Procon pode me ajudar?

O órgão também se dedica a fornecer orientações sobre questões de consumo, além de atuar com medidas administrativas para cessar práticas abusivas de empresas. Existem unidades do Procon em todos os Estados brasileiros, além de alguns municipais também.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idec.org.br

Quando o PROCON não resolve?

Como entrar na justiça quando o PROCON não resolve o problema? Você pode acionar a justiça comum com o auxílio de um advogado especializado em defesa do consumidor ou entrar na justiça sozinho, por meio dos Juizados Especiais Cíveis, em causas com importância de até 20 salários mínimos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.resolvvi.com

Quando eu devo acionar o PROCON?

Qualquer cidadão pode procurá-los quando tiver problemas envolvendo uma relação de consumo, ou seja, problemas provenientes da relação entre fornecedores (quem fornece produtos/serviços) e consumidores (quem adquire produtos/serviços).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em capital.sp.gov.br

Quando o consumidor pode procurar o PROCON?

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que acontece depois de acionar o Procon?

Se houve a resolução da demanda, há o seu arquivamento. Caso contrário, o PROCON Paulistano instaura um processo administrativo de reclamação. O fornecedor é intimado para resolver a demanda do consumidor, apresentar proposta de acordo ou apresentar defesa, no prazo de 20 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br

O que acontece com uma empresa denunciada no Procon?

Caso a empresa não responda a notificação do PROCON APT, ou simplesmente não compareça em audiência, ela será multada e o consumidor será orientado a buscar o judiciário para ingressar com uma ação judicial, sendo por meio da Defensoria Pública (quando preenchidas as causas que o qualifique), ou diretamente por meio ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aparecidadotaboado.ms.gov.br

Quantos dias o Procon resolve um problema?

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação. Para orientações você também poderá acessar o Facebook, Twitter ou registrar a consulta no Atendimento Eletrônico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quais reclamações podem ser feitas no Procon?

O QUE SE PODE RECLAMAR NO PROCON? Toda aquisição de produto ou contratação de serviço que se faz na condição de consumidor é uma relação de consumo. Assim, tendo problemas nesta aquisição ou prestação de serviços, você tem direito a reclamar e pode procurar uma unidade de Procon.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.mt.gov.br

Qual a vantagem de reclamar no Procon?

A maior vantagem de acessar o Procon é o fato de que é um órgão gratuito. Ou seja, o consumidor não paga nada para ser atendido, além dos impostos com que arca rotineiramente. Contudo, há um revés também. Não se quer dizer que o serviço público não é eficiente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que Procon fiscaliza?

O Procon fiscaliza o cumprimento das normas de defesa do consumidor. Este trabalho é realizado por meio de seus agentes fiscais devidamente credenciados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quais são os 32 direitos do consumidor?

Atualizado:
  1. Compra fracionada. Ninguém é obrigado a levar um fardo inteiro de um produto quando só precisa de uma unidade. ...
  2. Perda da nota fiscal. ...
  3. Venda casada. ...
  4. Produto com preços diferentes. ...
  5. Cartão bloqueado. ...
  6. Queda de energia. ...
  7. Custeio de medicamentos. ...
  8. Comida no cinema.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idec.org.br

Quando o Procon pode agir?

O que o Procon pode fazer pelo consumidor

Entre as principais funções do Procon estão a fiscalização do mercado, a orientação e educação dos consumidores, a aplicação de sanções em caso de infrações cometidas pelos fornecedores e a mediação de conflitos entre consumidores e fornecedores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?

No caso de compras realizadas em loja física, o fornecedor não é obrigado a devolver o dinheiro do consumidor em caso de desistência de compra. Isso acontece porque o Código de Defesa do Consumidor entende que o cliente pôde ver ou experimentar o produto antes de finalizar o pagamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br

É verdade que o PROCON está devolvendo dinheiro?

– fornecedores contatados via e-mail ou SMS para que acessem links de reclamações e processos. O Procon-SP não faz devolução de valores de qualquer tipo de empresa, não cobra por seus serviços e não solicita dados pessoais ou bancários via aplicativo de mensagens ou redes sociais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Qual a diferença entre pequenas causas e PROCON?

Sendo assim, enquanto o PROCON é um órgão administrativo que atua na esfera extrajudicial, buscando resolver conflitos de maneira administrativa e educativa, o Juizado de Pequenas Causas é uma instância do Poder Judiciário que lida com disputas judiciais de menor complexidade, proporcionando uma alternativa mais ágil e ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

Como entrar no PROCON contra uma empresa?

Atendimento Telefônico – 151 (disponível para a Capital)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que o Procon atende?

O consumidor, morador do Distrito Federal, que queira registrar reclamação, fazer denúncia ou tirar dúvida, pode procurar os serviços de atendimento do Procon-DF. Caso o consumidor não resida no DF, mas tenha estabelecido uma relação de consumo no local, também pode solicitar atendimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.df.gov.br

O que eu preciso para acionar o Procon?

Para o Atendimento Pessoal é preciso apresentar o RG do consumidor ou do seu representante legal, além de cópia da documentação relacionada ao caso. A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou cupom fiscal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quais penalidades o Procon pode aplicar?

Dentre algumas das penalidades que podem ser aplicadas nesses processos, podemos destacar: (i) multa, (ii) apreensão ou inutilização de produto, (iii) cassação do registro do produto junto ao órgão competente, (iv) proibição de fabricação do produto, (v) suspensão do fornecimento de produtos ou serviços, (vi) suspensão ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br