O transtorno de personalidade narcisista é uma condição psiquiátrica complexa, que provoca no indivíduo um padrão generalizado de grandiosidade (sentem-se superiores aos outros), necessidade de atenção constante e adulação, além de falta de empatia. Esses comportamentos costumam causar relacionamentos conturbados.
Essa falta de empatia pode ser associada a condições psicológicas como o transtorno de personalidade antissocial, por exemplo. Pessoas com esse transtorno podem ter um padrão de desrespeito pelos direitos dos outros, manipulação e falta de remorso pelo seu comportamento prejudicial aos outros.
Pessoas com este transtorno, também chamado de sociopatia, não possuem empatia. Ele s não conseguem entender os sentimentos dos outros. Sociopatas frequentemente quebram regras ou tomam decisões impulsivas sem se sentirem culpados pelos danos que causam.
É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
Pacientes com transtorno de personalidade antissocial podem expressar seu descaso pelos outros e pela lei destruindo propriedade, assediando outros ou roubando. Eles podem enganar, explorar, fraudar ou manipular as pessoas para conseguir o que querem (p. ex., dinheiro, poder, sexo). Eles podem utilizar um pseudônimo.
O transtorno afetivo bipolar é um transtorno de humor caracterizado por episódios de depressão e mania que geralmente ocorrem sem que haja um motivo aparente. Essas fases tendem a durar poucas semanas ou até mesmo meses e trazem sofrimento clinicamente significativo ao paciente.
CID F60: o que significa? O CID F60 indica distúrbios graves da constituição caracterológica e das tendências comportamentais. Esses transtornos não são diretamente imputáveis a uma doença, lesão ou outra afecção cerebral ou a um outro transtorno psiquiátrico.
O transtorno dissociativo de identidade, anteriormente chamado transtorno de personalidades múltiplas, é um tipo de transtorno dissociativo caracterizado por ≥ 2 estados de personalidade (também chamados alter egos ou estados do eu ou identidades) que se alternam.
Em muitos casos, a taxa TDA é cobrada e calculada juntamente com a taxa de dificuldade na entrega (TDE). Contudo, elas também podem ser cobradas de maneira individual, tudo vai depender do caso.
O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) é a dificuldade que uma criança pode apresentar, de forma persistente, para adquirir e/ou desenvolver a fala e a linguagem, sem razões aparentes.
A hiper-empatia no autismo refere-se a uma sensibilidade intensificada às emoções e experiências dos outros. Enquanto a empatia pode ser desafiadora para algumas pessoas autistas em termos de reconhecer e entender as emoções dos outros, para outras, essa sensibilidade pode ser aumentada.
Considerando que empatia é um conceito amplo, estudiosos da área costumam classificá-la em alguns tipos. Entre os mais conhecidos estão a empatia cognitiva, a empatia emocional ou afetiva e a empatia compassiva.
É difícil sentir empatia por situações que a pessoa não conhece ou nunca experimentou. Nesses casos, é importante ter cuidado para não julgar a outra pessoa com base em preconceitos ou falta de compreensão.
Não queira mudar ninguém, nem julgue essa pessoa — você não sabe de fato o que a levou a viver com esse espírito de pouca empatia. No entanto, lembre-se sempre de proteger a si mesmo. Se necessário, procure ajuda psicológica para ser alguém melhor, ou para lidar com alguém que não age com empatia.
Quais são os fatores que dificultam a prática da empatia?
A falta de empatia pode ser ocasionada pela falta de carinho e atenção ao longo da vida. Segundo pesquisa de uma universidade norte-americana, o brasileiro não está entre os povos mais empáticos do mundo. O Brasil ficou em 51° lugar na lista entre os 63 países pesquisados.
Pode ser que se trate de um caso de Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). Diferente do TDAH, o TDA se caracteriza exclusivamente pela desatenção e problemas relacionados à memória, atenção, desorganização e concentração. Ou seja, não há a presença dos sintomas associados à hiperatividade.
O que é TDE? A Taxa de Dificuldade de Entrega (TDE), muito comum entre transportadoras e empresas, está relacionada ao processo de descarga das mercadorias no destinatário. Como exemplo são as entregas em mercados, armazéns e fábricas que acontecem a todo instante.
Deficiência intelectual (DI) é uma especificidade ligada a condições genéticas ou outros fatores que ocasionaram alterações no desenvolvimento cerebral da pessoa no período intrauterino, no parto ou nos primeiros anos de vida.
Personalidade : Tendem a ser rudes, autoritários e sempre tentam se impor sua liderança, seguindo o temperamento de seu pai. Por vezes podem ser amigáveis, mas quando irritados, são explosivos como uma tempestade. Tentam sempre manter o titulo de melhores semideuses do acampamento, em busca da perfeição.
O que é o transtorno explosivo intermitente? O transtorno explosivo intermitente é considerado um transtorno mental, assim como depressão, ansiedade, bipolaridade e vários outros. É determinado pela incapacidade de o ser humano gerir os impulsos agressivos, acarretando ataques de fúria.
O que é? O transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva ou anancástica é um transtorno caracterizado pela exacerbada busca pelo perfeccionismo, sentimento constante de dúvida, verificações imotivadas, preocupação com pequenos detalhes, obstinação, prudência e rigidez excessiva.
Transtorno de personalidade caracterizado por um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros. Há um desvio considerável entre o comportamento e as normas sociais estabelecidas. O comportamento não é facilmente modificado pelas experiências adversas, inclusive pelas punições.
Caracteriza-se por um padrão de relacionamento emocional intenso, porém confuso e desorganizado. A instabilidade das emoções é o traço marcante deste transtorno, que se apresenta por flutuações rápidas e variações no estado de humor de um momento para outro sem justificativa real.