Outras condições também reconhecidas para uso do colar são:
- deficiência intelectual;
- síndrome de Tourette;
- deficiências auditiva e visual;
- colite ulcerosa;
- paralisia cerebral;
- fibromialgia;
- esclerose múltipla.
Quais transtornos pode usar o cordão de girassol?
Você conhece o Cordão Girassol?
- Surdos.
- TEA (Transtorno do Espectro Autista)
- Acromatopsia.
- Doença de Crohn.
Quem tem direito a usar cordão girassol?
Cordão de Girassol: entenda o significado e saiba quem tem o direito de usar. O Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas.Quais são as doenças ocultas?
Abaixo, você confere um breve resumo:
- TDAH.
- Anosmia (Perda do olfato)
- Asma.
- Autismo.
- Transtorno bipolar.
- Lesões cerebrais.
- Câncer.
- Doença de Charcot-Marie-Tooth.
Quem tem crise de ansiedade pode usar o cordão de girassol?
Quem pode usar o Cordão de Girassol? O cordão pode ser utilizado por pessoas que convivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansiedade, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de humor, Doenças crônicas, entre outros.Quem vai poder usar o Cordão de Girassol? O que é Deficiência Oculta? TDAH pode usar?
Quem tem depressão pode usar o colar de girassol?
Pessoas que têm autismo, câncer, fibromialgia, reumatismo, diabetes, asma, deficiências cognitivas, intolerância à lactose, HIV, doença cardíaca, lúpus, depressão, baixa visão, dificuldades de aprendizado, TDAH, doença de Parkinson ou muitas outras condições podem optar por usar o cordão.Quem é bipolar pode usar o cordão de girassol?
Quem pode usar? Na lista, estão condições como transtorno do espectro autista (TEA), câncer, asma, transtorno de ansiedade, anosmia (perda do olfato), transtorno bipolar, epilepsia, fibrose cística, fibromialgia e esclerose múltipla.Quem tem fibromialgia pode usar cordão girassol?
Lei aprovada recentemente pelo Congresso (Lei nº 14.624/2023), válida em todo o país, define o uso do cordão de girassol como opcional para identificação de pessoas com deficiências ocultas, como transtorno do espectro autista, fibromialgia, deficiências auditivas.Quais são as doenças mentais ocultas?
De acordo com a Lei, as deficiências ocultas são as que não são imediatamente identificadas, a exemplo de autismo, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas.Como fazer carteirinha de doenças ocultas?
Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .Como conseguir colar girassol?
A solicitação do Colar Girassol deve ser feita pelo e-mail [email protected] ou agendamento realizado pelo telefone 3202-1911, após a emissão da carteirinha de identificação.Quem tem TDAH pode usar o cordão de quebra-cabeça?
O cordão será acompanhado por um crachá com informações úteis, sobre o portador e de seus responsáveis. O acessório de identificação pode ser usado por pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), deficiências cognitivas e auditivas.Quem tem asma pode usar o cordão de girassol?
O Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto que adota o cordão de fita com desenhos de girassóis como o símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas. Entre elas, a esclerose múltipla, diabetes, asma, doença de Crohn e transtorno de déficit de atenção.Quem pode usar cordão do girassol?
Qual a importância do cordão de girassol? O uso do cordão evidencia que aquela pessoa, embora não aparente, tem uma deficiência e por causa dela, também tem uma legítima necessidade de apoio. Uma delas é o autismo. “Como pessoas com deficiência, temos direitos à fila preferencial, por exemplo.Quem tem artrite reumatoide pode usar o cordão de girassol?
🔸Sendo assim, pessoas com artrite reumatoide e outras doenças reumáticas, podem usar o cordão de girassol, mas devem junto com o cordão ter e manter, um relatório médico que justifique o uso do cordão de girassol. Não basta ter o cordão, a Lei nº 14.239/2021 é clara: .Quais doenças dão direito ao cordão de girassol?
Outras condições também reconhecidas para uso do colar são:
- deficiência intelectual;
- síndrome de Tourette;
- deficiências auditiva e visual;
- colite ulcerosa;
- paralisia cerebral;
- fibromialgia;
- esclerose múltipla.