Qual a água correta para colocar no radiador do carro?
Qual o nome da água que se coloca no carro? A água apropriada para ser utilizada no sistema de arrefecimento de um carro é geralmente chamada de “água desmineralizada” ou “água destilada”.
Qual é a melhor água para colocar no radiador do carro?
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor). Porém, apenas utilizar água sem sais minerais não resolve o problema.
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil. Para isso, desenrosque a tampa e coloque a água aditivada.
O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.
QUANDO se PODE USAR a AGUA DESMINERALIZADA no RADIADOR? Veja o momento certo.
Pode completar a água do radiador só com aditivo?
A troca do líquido de arrefecimento só pode ser feita depois de uma limpeza completa do sistema. Há a necessidade também de ser realizada a “sangria” deste, já que não se pode ter bolhas de ar dentro do circuito, que deve ser preenchido somente com água desmineralizada e aditivo.
Sendo assim, o aditivo para radiador aumenta o desempenho do sistema de arrefecimento. Isso porque, quando você completa o reservatório do radiador com água e o aditivo na proporção adequada, o ponto de ebulição se torna mais elevado e consequentemente melhora a capacidade de resfriamento.
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
Não existe um padrão para a substituição do líquido de arrefecimento, que pode variar de acordo com o fabricante do veículo. Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos.
A proporção correta do líquido de arrefecimento pode ser encontrada no manual do seu veículo. Caso você não tenha o manual, poderá colocar na seguinte proporção: mínimo de 40% de aditivo do líquido de arrefecimento e 60% de água, ou no máximo 60% de aditivo do líquido de arrefecimento e 40% de água.
Baixar um pouco o nível do líquido de arrefecimento, a “água do radiador”, é normal. O que ée rrado comum é você completar com água. Dizem alguns: “mas eu só completo com água desmineralizada, aí eu fico tranquilo”. Não fique não!
Geralmente, é um recipiente de plástico transparente instalado perto do radiador. O nível do líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas de “mínimo” e “máximo” no reservatório.
A água fervida irá superaquecer o motor e consequentemente trazer danos, como queima de junta de cabeçote e até seu empenho, e em casos mais drásticos, fazer com que o óleo e água se misturem, levando a um dano maior (pistões, anéis, bronzinas e tudo o que pode ser danificado num superaquecimento do motor).
O correto é sempre utilizar água desmineralizada (ou água deionizada), pois essa água não tem sais minerais, que são retirados durante o processo. Água desmineralizada é a água certa para colocar no radiador.
Qual o nome da água que se coloca no carro? A água apropriada para ser utilizada no sistema de arrefecimento de um carro é geralmente chamada de “água desmineralizada” ou “água destilada”.
Após entender ser preciso usar água mais o fluido, o motorista deve considerar a quilometragem rodada ou os meses e se atentar a troca. Recomendamos a substituição do fluído a cada 30 mil km para sistemas comprometidos ou sempre a cada 6 meses, conforme as condições que se encontra o sistema.
Para manter o sistema de arrefecimento em bom estado, vale também não colocar somente água no reservatório, acrescente a mistura de água desmineralizada e aditivo para não danificar, nem oxidar os componentes do motor.
Encha uma panela grande de água até a metade; Coloque uma pequena tigela de vidro na panela, certificando-se de que ela boie (ela não pode tocar o fundo). Se a tigela não boiar coloque algum suporte na panela, como uma grande de ferro; Ligue o fogo e observe a água evaporar e cair dentro da tigela.
Pode completar água do carro com água da torneira?
Contudo, completar o nível com água da torneira é uma prática bastante danosa, pois com o passar do tempo provoca corrosão e até entupimento de tubulações, dutos internos e da bomba de água - além de diminuir a temperatura de ebulição.
Nunca use água mineral no radiador do seu carro! Entenda por quê: Usar água mineral no sistema de arrefecimento do seu veículo pode causar sérios problemas.
Nessa situação recomenda manter o motor ligado, pra que a bomba d'água continue mantendo o líquido em circulação, e vai se completando devagarzinho com água fria, pra evitar um choque térmico.
Para reparar o radiador, existe um selante do sistema de arrefecimento que pode ser comprado em lojas especializadas. Ele preenche o vazamento, criando um “selo” para reparar pequenas perfurações. Ele vem em formato de pastilha ou em pó e para sua aplicação, deverão ser seguidas as informações da embalagem.
R: Seguir recomendação do fabricante do veículo; na ausência desta, indicamos o uso de 33%. Exemplo: para um sistema de 6 litros, utiliza-se 4 litros de água para 2 litros do aditivo.