Quais são as alíquotas do lucro real?
Dentre todas as mudanças de alíquotas na opção pelo Lucro Real, está o PIS, que passa a ser de 1,65% (e não mais 0,65%), e o Cofins que chega a 7,6% (de 3%) sobre as receitas. É possível realizar deduções a partir de pagamentos feitos para outras empresas, desde que estejam ligadas aos serviços da organização.Como é feito o cálculo do lucro real?
Para calcular o Lucro Real, a empresa deve elaborar sua Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), considerando todas as receitas e despesas ocorridas no período contábil. A partir disso, são realizados ajustes fiscais para chegar ao lucro fiscal, que é a base para cálculo dos impostos.Qual é a alíquota do PIS e COFINS no lucro real?
Qual a alíquota de PIS e COFINS no Lucro Real? No Lucro Real, onde ocorre a apropriação de créditos em relação a custos, encargos e algumas despesas, o valor das alíquotas são de: PIS: 1,65%; COFINS: 7,6%.Como calcular COFINS no lucro real?
No Lucro Real, para calcular o PIS e COFINS, será: PIS = (Venda de produtos tributados x 1,65%) – (Crédito (produtos tributados, aluguel, etc.) x 1,65%); COFINS = (Venda de produtos tributados x 7,6%) – (Crédito (produtos tributados, aluguel, etc.)59 - Lucro real (Tributação pelo lucro real ) (Contabilidade)
Qual a alíquota do COFINS?
COFINS: a alíquota geral é de 3% (a partir de 01.02.2001) ou 7,6% (a partir de 01.02.2004) na modalidade não cumulativa. Entretanto, para determinadas operações, a alíquota é diferenciada (veja tópicos específicos sobre alíquotas de determinados setores, no Guia Tributário Online).Como pagar menos imposto no lucro real?
No regime de Lucro Real, a redução de impostos pode ser alcançada documentando e deduzindo todas as despesas operacionais admissíveis, aproveitando créditos de PIS/COFINS, compensando prejuízos fiscais anteriores e planejando estrategicamente os pagamentos de impostos com base nas estimativas mensais ou apuração ...Quando o lucro real é mais vantajoso?
Qualquer empresa pode optar pelo lucro real. No entanto, é mais vantajoso para aquelas que preveem baixa lucratividade ou prejuízos no período. Isso porque, quanto menor o rendimento, menos impostos precisam ser pagos.Qual a diferença entre lucro real e Lucro Presumido?
O Lucro Real é mais indicado para as empresas com margens de lucros menores que 32% ou que estejam registrando prejuízo. O Lucro Presumido tem limite anual de R$ 78 milhões. O regime de Lucro Presumido oferece alíquotas de PIS e COFINS inferiores em comparação ao Lucro Real.Quais despesas podem ser deduzidas no lucro real?
Quais são as despesas dedutíveis no Lucro Real?
- representação comercial nas vendas de mercadorias;
- contratação de serviços de transporte para entrega das mercadorias;
- publicidade e propaganda;
- assistência técnica aos clientes;
- aluguel, energia elétrica, água, telefone e internet do estabelecimento;
Como apurar ir no lucro real?
Para chegar nesse valor, basta utilizar uma fórmula bastante simples: Receita – Despesas = Lucro Real. Em seguida, para cálculo do Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ), a alíquota é de 15% para lucro de até R$ 20 mil mensais e 25% caso o lucro for superior a esse valor no mesmo período.Quais são os 4 regimes tributários?
No Brasil, as empresas podem optar por quatro regimes tributários: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O enquadramento define quais obrigações deverão ser cumpridas pelas organizações, além de determinarem uma série de outras especificidades.Quais são as vantagens do lucro real?
Vantagens do Lucro RealEmpresas no regime de Lucro Real podem deduzir todas as despesas operacionais, como custos de produção, despesas com salários, aluguel, energia elétrica, entre outras. Isso pode resultar em uma base de cálculo menor para os impostos, reduzindo o valor a pagar.