A maioria das casas, hoje em dia, têm altura padrão entre 2,5m a 2,7m. Quando esse padrão é superior, temos um pé direito alto – variando, geralmente, entre 2,8m a até 4,5m.
A altura do pé-direito duplo é duas vezes a altura de um pavimento, considerando a medida do piso ao teto, independentemente de a cobertura ser laje ou forro do telhado. A medida padrão para residência é de 2,70 m.
Mas, antes de qualquer coisa, vamos explicar melhor o que é? O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.
Embora 2,70m seja a altura da maioria das construções, muitas pessoas preferem um pé-direito mais alto pela dimensão e iluminação únicas que pode proporcionar.
Existe um motivo para a diferença: a Norma Regulamentadora 17 considera a altura média do homem (1,73 m) e a da mulher brasileira (1,60 m). Em relação às cadeiras, o assento dos homens fica a cerca de 47 cm do chão, com altura de apoio de 26cm.
Estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), encomendado pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), revela que o tamanho médio da casa própria que os brasileiros conseguem financiar mede 66 m². Houve uma evolução, pois em 2018 eram 58 m².
"A altura máxima das casas varia entre 10 e 12 metros do ponto médio da guia. Isso limita o número de pavimentos", explica a arquiteta Elizabeth Stein, da Stein Arquitetura.
Agora, apartamentos de 2 quartos costumam ter uma área útil que varia de 55m² a 80m². Justamente por isso, esse tipo de imóvel costuma ter o tamanho ideal de apartamento para 4 pessoas.
8 cm para lajes de piso não em balanço; 10 cm para lajes em balanço (de cobertura ou de piso); 12 cm para lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com até três toneladas; 15 cm par lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com mais de três toneladas.
Se ele for destinado para uma pessoa, por exemplo, o mínimo indicado é de 12 m². Já se o quarto for de mais de uma pessoa ou o cliente quiser ter um ambiente espaçoso, o cômodo pode ter 16 m². Ainda, caso a residência tenha mais de um quarto, os ambientes devem ter no mínimo 9 m² para fornecer bem-estar aos moradores.
Cada arquiteto pode determinar essa medida de acordo com o projeto, porém o recomendado é que o pé direito tenha, no mínimo, entre 2,70 e 3 m. Um pé direito com menos de 2,50 m não é indicado porque pode deixar o ambiente abafado e passar uma sensação de sufocamento.
Quando a parede possui a altura entre 2,5 e 2,8 metros, é considerada do tipo padrão, sendo importante lembrar que a distância mínima recomendada para imóveis é de 2,7 metros.
Defina e marque na parede a altura de instalação do forro de PVC. O ideal é que ele fique, no mínimo, a 1m de distância do telhado e a 2,80 m de altura do chão.
Geralmente, o recuo frontal é de 5 metros na maioria das zonas, com algumas exceções que podem ser dispensadas, sujeitas a condições específicas a serem consideradas posteriormente (veremos as exceções mais adiante neste artigo).
Quantos metros de altura tem uma casa de primeiro andar?
O pé direito padrão possui entre 2,5 e 2,8 m de altura. No Brasil, essa medida é diferente, pois gira em torno de 2 m e 30 cm. Nesse caso, o ambiente fica mais apertado e limitado quanto à decoração, mas ao mesmo tempo passa a sensação de aconchego.
O pé-direito padrão é o mais encontrado na maioria dos imóveis novos, especialmente nos apartamentos pequenos, nas kitnets e nas casas conjugadas. Ele possui entre 2,5 a 2,8 m de altura. Também existe o pé-direito baixo, cujo tamanho gira em torno de 2,30 m de altura.
II - Pé direito mínimo de 3,00m (três metros), podendo ser admitidas, desde que devidamente justificadas, reduções até 2,70m (dois metros e setenta centímetros). Art.
Todos, apesar de utilizarem nomenclaturas diferentes, informam que estamos falando de uma laje treliçada, com enchimento de cerâmica, com altura (H) de 7 centímetros (12cm – 5 cm de capa de concreto). Geralmente, os engenheiros pedem diretamente, por exemplo, a “laje h12 ou BETA 12”, considerando os 5cm de capa.
A obra será considerada "casa popular" quando for residencial unifamiliar (casa), com área total não superior a 70m², classificada como "econômica", "popular" ou outra denominação equivalente nas posturas sobre obras do município, em programas governamentais ou, ainda, em lei municipal específica.
Quanto mede uma suíte? Acontece que não existe um tamanho padrão para uma suíte. Ela pode variar de tamanho de acordo com o imóvel, gostos e necessidades do proprietário. No entanto, geralmente as suítes são maiores que os quartos comuns, que variam de 10 a 20 metros quadrados.
Por fim, separamos aqui as dimensões dos cômodos comuns mais utilizadas: Sala de estar: área mínima: 12 m²; largura mínima: 2 m e o pé direito: 2.6 m; Cozinha: área mínima: 4 m²; largura mínima: 1.5 m e o pé direito (altura): 2.5 m; Quartos: 12 m² se for só um quarto e 9m² se for mais de um quarto.
Um muro mais apropriado deve ser construído de alvenaria ou concreto, com altura a partir de 2,30 metros. Nesse caso, o acesso fica dificultado, mas não impossível. Qualquer muro pode ser transponível.
Determina-se que uma laje maciça deve ter de 7 a 12 cm de espessura de acordo com o balanço, que nada mais é que a distância entre as estruturas que sustentam o vão da laje.
O artigo 26 estabelece algumas regras para as divisas com as áreas públicas. Já o artigo 8º determina que a altura máxima do cercamento é de 2,7 metros, e, nas faces voltadas para áreas públicas, deve ser garantida uma visibilidade de 70%, excetuando-se as cercas vivas.