É padrão ter sua medida entre 2,5 a 3,2 metros. Eu adoto sempre 3m. Se tornou comum instalarmos em ambiente de convivência, tais como, sala e cozinha, altura maior como 4 metros.
Determina-se que uma laje maciça deve ter de 7 a 12 cm de espessura de acordo com o balanço, que nada mais é que a distância entre as estruturas que sustentam o vão da laje.
Laje de cobertura: 5,0 cm de espessura; Laje de piso: 7,0 cm de espessura; Laje em balanço: 7,0 cm de espessura; Laje de garagem: 12,0 cm de espessura.
De maneira geral, a medida padrão do pé-direito na construção vai de 2.7 metros a 3.0 metros (pode variar um pouco para baixo ou um pouco para cima), e o ideal é seguir essa recomendação, pois medidas muitos diferentes dessas podem resultar em efeitos desagradáveis, como ambiente abafado ou dificuldade de limpeza e ...
Em geral, um pé-direito normal (padrão) em residências é de cerca de 2,5 metros, enquanto em edifícios comerciais pode ser de 3 metros ou mais. Muitas pessoas preferem um pé-direito alto, pois pode trazer uma sensação de amplitude e sofisticação ao ambiente, além de melhorar a ventilação e a iluminação natural.
Mas, antes de qualquer coisa, vamos explicar melhor o que é? O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.
e) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN; f) 15 cm para lajes com protensão apoiadas em vigas, l/42 para lajes de piso biapoiadas e l/50 para lajes de piso contínuas; g) 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes-cogumelo.
Quantos metros pode ter uma laje? Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.
Geralmente, a espessura da laje de isopor varia entre 12 e 30 centímetros. Em seguida, são instaladas as placas de Isopor que vão formar a base da cobertura. Após a colocação do isopor de laje, é feita a concretagem.
Grande parte das lajes residenciais é capaz de suportar aproximadamente 200kg/m2, mas esse número pode variar. Para saber um resposta exata é importante consultar o engenheiro da obra. #lajestreliçadas #suporta #sobrecarga.
Possibilidade de executar grande vãos: uma estrutura leve e com resistência equivalente proporciona mais liberdade para a estrutura trabalhar, com as lajes treliçadas é possível vencer vão de até 12 metros.
Geralmente sua espessura varia de 7 a 15 cm e são usados em diversos tipos de construção como em edifícios residenciais e comerciais, reservatórios e até mesmo pontes com grandes vão. Vantagens: As lajes maciças são ideais para construções que são muito irregulares, que possuem formatos fluídos e tridimensionais.
Esse nome é usado apenas no Brasil e data do período colonial, quando os engenheiros da época usavam a expressão para designar as estacas de madeira que sustentavam as estruturas das construções. Até a década de 1950, era considerado um pé direito alto aquele que tinha 3 metros.
Todos, apesar de utilizarem nomenclaturas diferentes, informam que estamos falando de uma laje treliçada, com enchimento de cerâmica, com altura (H) de 7 centímetros (12cm – 5 cm de capa de concreto). Geralmente, os engenheiros pedem diretamente, por exemplo, a “laje h12 ou BETA 12”, considerando os 5cm de capa.
8 cm para lajes de piso não em balanço; 10 cm para lajes em balanço (de cobertura ou de piso); 12 cm para lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com até três toneladas; 15 cm par lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com mais de três toneladas.
A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.
Importante: O calculo do volume de concreto colocado acima é um padrão adotado pela maioria dos profissionais e empresas da área. Neste calculo a laje H8 terá uma espessura média de 11 cms e a laje H12 de 14 cms após concretada.
Por exemplo, a espessura mínima para lajes que suportem apenas o peso próprio e cargas de uso residencial pode ser de 7 cm, enquanto lajes destinadas a suportar veículos, como em garagens, demandam espessuras maiores, chegando a 12 cm ou mais, dependendo do peso total suportado.
Uma altura entre 2,40m e 2,50m é recomendada, garantindo proteção e funcionalidade ao espaço. A Teto Futura disponibiliza soluções resistentes à umidade, garantindo a durabilidade do teto rebaixado.
Segundo Sérgio, a altura padrão usada no Brasil costuma ficar entre 90cm e 94cm, considerando uma estatura média da população de 1,70m. “É uma média bem geral, não é uma regra. A personalização pode ser uma boa saída.