Cada arquiteto pode determinar essa medida de acordo com o projeto, porém o recomendado é que o pé direito tenha, no mínimo, entre 2,70 e 3 m. Um pé direito com menos de 2,50 m não é indicado porque pode deixar o ambiente abafado e passar uma sensação de sufocamento.
Mas, antes de qualquer coisa, vamos explicar melhor o que é? O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.
Além disso, existem qualidades específicas em cada tipo de forro, como por exemplo, reduzir a reverberação acústica, permitir instalação interna de luminárias e sprinklers. A altura mínima de um pé direito abaixo do forro já aplicado deve ser sempre 2,60m.
Na cozinha, onde a praticidade é essencial, a altura do teto rebaixado pode variar de acordo com a disposição dos móveis. Recomenda-se uma altura entre 2,40m e 2,60m para garantir uma boa circulação de ar e evitar segurança de abafamento.
QUE ALTURA EU DEIXO A MINHA CASA? | DEVO REBOCAR O TETO OU REBAIXAR COM DRYWALL? | A12 Engenharia
Quantos centímetros se rebaixar o teto?
O valor para rebaixar o teto com gesso depende do tipo de projeto de arquitetura que será realizado no ambiente. Em média, o preço varia entre R$ 50,00 a R$ 150,00 por metro quadrado.
Vale lembrar que a altura mínima do teto de um imóvel deve ser de 2,40m, com exceção dos vestíbulos, corredores, instalações sanitárias e despensas, que podem ter 2,20 m de pé direito.
8 cm para lajes de piso não em balanço; 10 cm para lajes em balanço (de cobertura ou de piso); 12 cm para lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com até três toneladas; 15 cm par lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com mais de três toneladas.
Segundo Sérgio, a altura padrão usada no Brasil costuma ficar entre 90cm e 94cm, considerando uma estatura média da população de 1,70m. “É uma média bem geral, não é uma regra. A personalização pode ser uma boa saída.
Possibilidade de executar grande vãos: uma estrutura leve e com resistência equivalente proporciona mais liberdade para a estrutura trabalhar, com as lajes treliçadas é possível vencer vão de até 12 metros.
Quando falamos sobre o que é pé direito em uma construção, não existe um padrão ou norma que define a altura correta. Cada arquiteto pode determinar essa medida de acordo com o projeto, porém o recomendado é que o pé direito tenha, no mínimo, entre 2,70 e 3 m.
Defina e marque na parede a altura de instalação do forro de PVC. O ideal é que ele fique no mínimo, a 1m de distância do telhado e a 2,80 m de altura do chão.
A medida padrão para residência é de 2,70 m. Acrescentando o forro de gesso para embutir as luminárias no pavimento térreo, e a espessura da laje – que é variável de acordo com o vão e o peso concentrado no pavimento superior –, a altura ficará próxima de 3 m, resultando em um pé-direito de 6 m.
A maioria das casas, hoje em dia, têm altura padrão entre 2,5m a 2,7m. Quando esse padrão é superior, temos um pé direito alto – variando, geralmente, entre 2,8m a até 4,5m.
No sistema de medidas, “pé” é a unidade que corresponde a 30,48 centímetros. Assim sendo, a palavra “direito” seria empregada no sentido de “correto”, para indicar a medida usual do solo ao teto que predominava em determinada região.
O ideal é ter um altura mínima de 2,30 metros. Mas os arquitetos esclarecem quando é necessário rebaixar o forro. O arquiteto Jeferson Bunder (tel. 11/4990-6090), de Santo André, SP, aconselha a altura mínima final de 2,30 m.
A altura ideal da pia deve variar entre 85 e 95 cm, para que ela possa ser usada tanto por um cadeirante quanto por outros moradores da casa. O mais importante na hora de definir a altura da bancada da pia é pensar no tipo de cadeira de rodas que o morador utiliza, já que elas podem variar de tamanho conforme o modelo.
O cálculo a ser feito é: área da laje x a espessura da laje – que varia de acordo com a construção, mas que costuma ser de 15 cm. Por exemplo: um ambiente de 7 metros de comprimento por 3 de largura teria, portanto, uma laje de piso ou de cobertura de 3,15m³.
Todos, apesar de utilizarem nomenclaturas diferentes, informam que estamos falando de uma laje treliçada, com enchimento de cerâmica, com altura (H) de 7 centímetros (12cm – 5 cm de capa de concreto). Geralmente, os engenheiros pedem diretamente, por exemplo, a “laje h12 ou BETA 12”, considerando os 5cm de capa.
Embora não exista nenhum padrão ou exigência legal para isso é comum as pessoas construírem muros de 2 metros de altura. Esta é basicamente uma altura aceitável como sendo suficiente para isolar bem uma casa, mas não é a altura ideal para segurança, já que para este caso quanto mais alto melhor.
Meça a Altura: Use a trena ou fita métrica para medir a altura da parede, do chão ao teto. Certifique-se de medir ao longo da área onde você deseja calcular o metro quadrado. Anote essa medida.
Pé-direito é uma expressão da língua portuguesa muito utilizada em arquitetura, engenharia e em construções em geral, que indica a distância do pavimento ao teto.