Qual a altura ideal do vaso sanitário para idosos?
Recomenda-se que as bacias sanitárias sejam um pouco mais altas que a altura convencional (que pode ser feito através de um "calço" no vaso sanitário existente. Sendo assim, elas estarão com cerca de 46 cm de altura. Evidentemente, elas devem estar muito bem presas ao piso ou à parede.
No banheiro adaptado para idosos, o chuveiro e o box também precisam de ajustes. O box do banheiro deve ter dimensão mínima de 90 cm x 95 cm. Também é recomendado a instalação de um banco, dobrável ou removível, com dimensões de 45 cm x 70 cm e altura de 46 cm.
O Assento Elevatório para vaso sanitário é uma solução especialmente projetada para elevar a altura de vasos sanitários e cadeiras de banho, tornando-os mais acessíveis e confortáveis para pacientes com dificuldades de mobilidade ou mobilidade reduzida.
Pouco conhecido, mas muito útil, o assento sanitário elevado ajuda a deixar o vaso sanitário com alguns centímetros a mais, diminuindo a distância entre o usuário em pé e o assento. Na prática, isso significa que o usuário não precisa se abaixar tanto para fazer as suas necessidades.
Recomenda-se que as bacias sanitárias sejam um pouco mais altas que a altura convencional (que pode ser feito através de um "calço" no vaso sanitário existente. Sendo assim, elas estarão com cerca de 46 cm de altura. Evidentemente, elas devem estar muito bem presas ao piso ou à parede.
O assento em gel é, possivelmente, a melhor e mais confortável opção para almofadas de assento. Ele possui uma estrutura de favo de mel de dupla camada, com tecnologia de gel de goma elástica de malha, que torna a respirabilidade e durabilidade melhores.
Seguindo as orientações da NBR 9050/2004 da ABNT (item 7.3), as bacias sanitárias devem estar a uma altura entre 0,43m e 0,45m do piso acabado, medidas a partir da borda superior, sem o assento.
Os elevadores sanitários são uma ótima maneira de facilitar a entrada e saída do vaso sanitário para pessoas com mobilidade reduzida. Eles são feitos de um material resistente e durável que pode suportar o peso de uma pessoa, e têm uma plataforma elevada que facilita a entrada e saída do vaso sanitário.
Você provavelmente já ouviu alguém pedir para fechar a tampa da privada antes de dar a descarga. A dica não é um mero costume, ela tem fundamento: abaixar a tampa impede que vários microrganismos contaminem você, o seu banheiro e até a sua escova de dentes.
“O ideal é que você fique com o abdômen mais próximo às pernas. Então, quando sentar no vaso, a gente pode usar um banquinho para elevar um pouquinho as pernas ou então se inclinar para frente, apoiando o cotovelo no joelho para melhorar a prensa abdominal”, explica o dr.
Qual o melhor tipo de assento para vaso sanitário?
Termofixo – é considerado um dos melhores materiais para a fabricação de assentos sanitários por ser antimicrobiano, com zero absorção de água, e por ter superfície lisa, o que facilita a limpeza. Além disso, é bastante resistente, o que permite um formato anatômico e, por isso, é mais confortável também.
O piso antiderrapante para banheiro é o mais seguro para evitar escorregões e quedas — sendo ideal para residências com crianças, idosos e pessoas com pouca mobilidade.
Em um banheiro para idoso não pode faltar a barra de segurança. Dessa forma, é necessário instalar este dispositivo em pontos-chave do ambiente, sendo essencial para que a pessoa tenha mais firmeza ao utilizar o local. Nossa dica é: coloque barras no box do chuveiro e ao lado do vaso sanitário.
Informações essenciais para idosos: Diurese excessiva ou frequente. Homens idosos costumam urinar mais frequentemente porque a próstata normalmente aumenta com a idade (um quadro clínico chamado hiperplasia prostática benigna).
Só que além da bacia ter cerca de 40 cm de altura e de largura e outros 70 de profundidade, a caixa acoplada costuma ter aproximadamente 36 cm de altura, 37 de largura e 16 de profundidade.
Para válvula de descarga, a altura entre o piso acabado e o acionamento deve ficar entre 1,10 m e 1,20 m. Quando a caixa de descarga for elevada, tem que apresentar a saída de água posicionada entre 1,30m e 1,70m de altura em relação ao piso acabado.
Os vasos sanitários costumam ter o tamanho padrão com 70 cm de comprimento e 40 cm de altura. O indicado é que haja um espaço de 30 cm entre a bacia e a parede para garantir o conforto durante o uso.
O consumidor tem à disposição diferentes formatos, cores e modelos. No Brasil, o mais comum é a louça na cor branca e nos formatos arredondados ou quadrados.
Basta dispor de uma fita métrica ou trena e medir as dimensões da bacia: distância entre os furos em que se encaixam o assento, comprimento e largura do modelo.
Logo, para crianças entre 4 e 7 sete anos continua obrigatório o uso do assento de elevação, em conjunto com o cinto de segurança de 3 pontas. E, entre 7 e 10 anos, a criança com mais de 1,45m fica dispensada do uso do dispositivo.
Crianças de 0 a 1 ano de idade - Bebê conforto (Até 13kg). Crianças de 1 a 4 anos de idade – Cadeirinha (Até 18kg). Crianças de 4 a 7 anos e meio de idade – Assento de Elevação (Até 36kg). É recomendado até a criança atingir 1,45 m de altura.