Mas, antes de qualquer coisa, vamos explicar melhor o que é? O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.
Isso significa que, se um pé-direito tradicional tem como medida padrão 2,70m, o duplo tem em torno de 5,40m. É importante destacar que ele se diferencia do pé-direito alto. O duplo tem essa nomenclatura justamente por ser o dobro da medida padrão; já um pé-direito é considerado alto a partir de 3 metros.
Chamamos de pé direito, na arquitetura, a distância entre o piso e o teto do ambiente. A maioria das casas, hoje em dia, têm altura padrão entre 2,5m a 2,7m.
A sensação de continuidade e alongamento que essa técnica proporciona acaba por favorecer o aproveitamento de cada espaço do imóvel. Por conta do arejamento e da integração, portanto, a residência se torna muito mais atraente e valorizada no mercado.
Ou seja, é a altura entre o piso que você caminha e o teto/forro que você pode visualizar logo acima de você. Existe, desse modo, o pé direito apenas do cômodo em si, como de um prédio inteiro: contando o piso até o topo do mesmo.
“Pé-Direito” é a altura entre o piso acabado e o teto de um ambiente – o padrão é que ele tenha 2,70m. O “duplo” acontece quando isso se estende para o pavimento superior, multiplicando por dois a medida.
"A altura máxima das casas varia entre 10 e 12 metros do ponto médio da guia. Isso limita o número de pavimentos", explica a arquiteta Elizabeth Stein, da Stein Arquitetura.
Quando a parede possui a altura entre 2,5 e 2,8 metros, é considerada do tipo padrão, sendo importante lembrar que a distância mínima recomendada para imóveis é de 2,7 metros.
Com a ajuda de uma trena, comece a medir cada parede. Depois, anote no papel as medidas de cada uma delas. Nesse processo, também é preciso analisar as janelas e portas. Tudo isso, sem se esquecer de medir o pé direito, que, nada mais é, do que a metragem localizada entre o teto e o piso.
Segundo Sérgio, a altura padrão usada no Brasil costuma ficar entre 90cm e 94cm, considerando uma estatura média da população de 1,70m. “É uma média bem geral, não é uma regra. A personalização pode ser uma boa saída.
O pé-direito baixo, como o próprio nome já diz, é o que apresenta uma altura mais diminuta. Logicamente, essa medida pode variar, mas ela é considerada pequena quando gira em torno de 2 metros e 30 centímetros.
Qual a altura padrão de pé direito de apartamento?
O pé-direito padrão é o mais encontrado na maioria dos imóveis novos, especialmente nos apartamentos pequenos, nas kitnets e nas casas conjugadas. Ele possui entre 2,5 a 2,8 m de altura.
Pé-direito é o nome usado na construção civil para medir a distância do pavimento até o teto. Em ambientes comuns, a altura do teto costuma ter medidas padrões, mas, em um ambiente diferenciado, é possível encontrar modalidades como pé-direito duplo, triplo, alto, entre outros.
De maneira geral, a medida padrão do pé-direito na construção vai de 2.7 metros a 3.0 metros (pode variar um pouco para baixo ou um pouco para cima), e o ideal é seguir essa recomendação, pois medidas muitos diferentes dessas podem resultar em efeitos desagradáveis, como ambiente abafado ou dificuldade de limpeza e ...
Outra vantagem é que o pé-direito alto ajuda a climatizar melhor o lugar, pois a maior distância do teto ao chão deixa a temperatura mais amena, já que o ar quente tem mais espaço para circular e se dissipar. O pé-direito duplo tem o poder de dar ar de imponência e aspecto mais luxuoso ao ambiente.
Qual a altura do pé-direito de uma casa de madeira?
Com o passar dos anos, o pé-direito mínimo aumentou, para melhorar a circulação de ar pela casa. Atualmente, utilizamos para o primeiro andar de sobrados o mínimo de 2,80m e nas casas térreas e segundo andar de sobrados, a altura mínima de 2,66m.
A medida padrão para residência é de 2,70 m. Acrescentando o forro de gesso para embutir as luminárias no pavimento térreo, e a espessura da laje – que é variável de acordo com o vão e o peso concentrado no pavimento superior –, a altura ficará próxima de 3 m, resultando em um pé-direito de 6 m.
Qual a altura de pé direito duplo? A altura padrão do pé-direito varia de acordo com o Código de Obras e Edificações de cada cidade. Em São Paulo e Campinas, por exemplo, a medida padrão é de 2,50m para áreas sociais e 2,30m para banheiros.
Enquanto a palavra “direito“ é usada representando o sentido de “correto“, para indicar a medida do chão ao teto. Ou seja, quando em termos técnicos dizemos “pé direito alto“ representa que naquele espaço citado a distância entre o teto e o solo é grande e será um ambiente que possui esse diferencial de expansão.