Qual a bitola do fio neutro para rede residencial?
1,5 mm²: circuitos de iluminação residencial simples. 2,5 mm²: circuitos de iluminação e circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral). 4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte.
Qual deve ser a bitola seção dos condutores neutro?
Para circuitos de iluminação, a seção mínima deve ser de 1,5mm2; • Para circuitos de força (que inclui tomadas de corrente), a seção mínima deve ser de 2,5mm2; • Para circuitos de sinalização e circuitos de controle, a seção mínima deve ser de 0,5mm2.
Por que a bitola do neutro pode ser menor do que as fases?
Quando um circuito é composto de cargas unicamente trifásicas, como motores por exemplo, tende a existir um equilíbrio e o neutro vai ter corrente sempre próxima a zero e neste caso, o cabo de neutro pode ser mais fino que o cabo de fase, afinal só vai ter corrente no neutro em casos de pequenos desequilíbrios de fase.
Qual a bitola do fio para tomada 127 V e 220 V? Para tomadas de 20 A, o cabo de 2,5 mm² é indicado para tomadas com tensão de 220 V, e para 127 V, cabos com bitola a partir de 4 mm². Essa característica é muito importante em um projeto de energia de uma residência ou comércio.
Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².
1,5 mm²: circuitos de iluminação residencial simples. 2,5 mm²: circuitos de iluminação e circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral). 4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte.
A perda de neutro, em princípio, não traz conseqüência alguma. Isto via de regra acontece e somente significa uma descontinuidade no fornecimento de energia. Porém, em algumas condições, essa perda de neutro se torna bastante indesejada, pois traz conseqüências danosas aos nossos equipamentos.
O derretimento dos fios acontecem pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errada e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação. Por isso, todo o trabalho com fiação tem ser executada da melhor forma.
Isso pode acontecer por três motivos principais: Cabos elétricos de baixa qualidade; Erro no dimensionamento do circuito; Conexão mal feita entre o chuveiro e a rede.
Para distâncias maiores, é preciso aumentar a seção do cabo. Por exemplo, se os cálculos indicarem que o ideal seria usar um cabo de 10 mm² para menos de 30 metros, em distâncias maiores pode ser indicado usar um cabo de 16 mm².
Em outras palavras, quando falamos que a tensão (voltagem) elétrica de uma instalação é 220 volts, isso quer dizer que o condutor de fase está em um potencial de 220 volts, o neutro está em zero volt e, portanto, a diferença de potencial (tensão) entre eles é 220 – 0 = 220 volts.
Qual cor deve ser o cabo neutro conforme a NBR 5410?
CORES E IDENTIFICAÇÃO DOS FIOS (NBR 5410): RETORNO: BRANCO NEUTRO: AZUL TERRA: VERDE FASE: VERMELHO OU PRETO NOTAS 1 SEGUIR ESPECIFICAÇÃO DOS MODELOS DAS LUMINÁRIAS E L MPADAS CONFORME PROJETO LUMINOTÉCNICO OU LOJAS DE ILUMINAÇÃO.
O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica. Em uma instalação bifásica, é só imaginar a outra fase no lugar do neutro.
A seção do condutor Neutro utilizada no circuito será determinada pela seção do condutor Fase dimensionado e, por default, será a mesma do condutor Fase. Em alguns projetos, pode ser de interesse do projetista possuir uma fiação Neutro com seção inferior à fiação Fase em circuitos trifásicos.
Quantos volts tem o neutro? Em situações normais, o neutro deve estar sempre com zero volts ou o mais próximo possível disso. Portanto, se houver tensão no neutro significa que há um desequilíbrio entre as fases.
Um corpo que tenha a mesma quantidade de prótons e elétrons apresenta a mesma quantidade de carga elétrica positiva e negativa. Isso o torna neutro. Além disso, um átomo pode ganhar ou perder elétrons, ou seja, transferir carga elétrica para outro átomo.
Neutro é um condutor de circuito que normalmente leva a corrente de volta à fonte. Normalmente, o neutro é conectado ao terra (terra) no painel elétrico principal, na queda da rua ou no medidor, e também no transformador de redução final do suprimento.
provavelmente um fio energizado encostando no fio neutro em algum local, motivos podem ser diversos, os mais comuns são curto circuito onde os fios se unem pela temperatura e ligação errada de interruptores de lâmpadas.
Das falhas elétricas o neutro rompido é bastante grave pois pode causar sobretensão nas tomadas, fazendo com que um cabo neutro tenha uma tensão igual à da fase e neste caso encostar em uma parte viva do cabo de neutro é muito perigoso.
O cabo de 10mm é comumente utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, especialmente para alimentação de circuitos elétricos de média potência, como tomadas e iluminação.