A norma NBR5410 regula e indica que esse tipo de disjuntor serve para garantir a segurança das pessoas e da instalação elétrica. Afinal, o equipamento desarma o circuito elétrico quando percebe que há alguma falha. Ele detecta, automaticamente, a fuga de corrente.
Usado em circuitos de cargas indutivas em geral. Ex: Ar condicionado, bombas, circuitos de iluminação, sistemas de comando e controle. Corrente de ruptura 5 a 10 vezes maior que a corrente nominal.
Estes tipos de fios e cabos elétricos são utilizados para redes que conduzem cargas de energia em maior quantidade, como em instalações de ar-condicionado, uso de betoneira, bomba de piscina, ligações de iluminação, máquina de solda ou quadro de energia elétrica.
Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
Desenvolvidos para proteção de instalações elétricas contra sobrecarga e curto-circuito. Possui correntes de 2 a 125 A (MDW) e 6 a 125 A (MDWH) e se encontram nas versões monopolar, bipolar, tripolar ou tetrapolar.
O DR deve ser instalado em série com o disjuntor do circuito que se deseja proteger. A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito. O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR.
Agora, se você colocar um disjuntor maior que o necessário, ele ele irá suportar uma carga muito maior e que não vai desarmar em caso de um superaquecimento, por exemplo. Isso poderá, na pior das hipóteses, causar o derretimento do revestimento do fio e, na sequência, transformar essa energia em fogo.
A melhor dica de como escolher um disjuntor é considerar o número de fases (condutores com tensão) do circuito. O número de polos do disjuntor deve ser igual ao número de fases que alimenta a rede elétrica. Atenção! O número de fases do sistema não é equivalente ao número de fios.
Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères. Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm².
Todo eletricista e todo aquele que já fez casa tem alguns números na cabeça: 14A para fio 1.5mm2 de cobre, 21A para fio 2.5mm, 35A para fio 6mm, 50A para fio 10mm.