Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.
4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 6 mm²: circuitos de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 10 mm²: quadro de entrada de energia elétrica residencial.
POR QUE USAR CABO 2,5mm² NA TOMADA SE O CABO DO EQUIPAMENTO É MAIS FINO?
Qual a fiação para microondas?
Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.
Se você for utilizar o micro-ondas para receitas mais elaboradas, como pratos cozidos ou assados, é interessante considerar um modelo com potência a partir de 1000 watts. Já potências mais baixas são indicadas apenas para descongelamento dos alimentos.
O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação. Ou seja, imagina esta corrente na tomada que suporta 20A, com o tempo ela pode não apenas derreter, mas também pode causar um incêndio.
Caso se tente passar uma corrente elétrica maior do que o cabo suporta, haverá perda de energia e aquecimento, o que pode ser perigoso. É por esta razão, por exemplo, que o fio do chuveiro elétrico é mais grosso que o fio que se utiliza para a ligação de luminárias.
Agora, as tomadas de 20 amperes são utilizadas para equipamentos maiores, como geladeiras, micro-ondas, lava-louças, fogões e máquinas de lavar roupas, por exemplo. Em resumo, se o aparelho necessita de um motor, provavelmente será necessária uma tomada de até 20 amperes.
Observar o tamanho e o formato dos pinos, ler as inscrições na tomada, consultar manuais ou um profissional são maneiras eficazes de determinar se uma tomada é de 10 ou 20 amperes.
Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.
A fiação da rede elétrica, onde será instalado o forno elétrico, deverá ser de fio 12 AWG ou 2,5 mm². O plugue do Forno Elétrico com três pinos possui terminal de aterramento A tomada de instalação do Forno Elétrico deve ser ligada a um “terra” eficiente, atendendo normas ABNT NBR 5410 e NBR 14136.
Baseado na potência do chuveiro, escolha a seção do fio apropriada: Para chuveiros de até 5.500W: Um fio de 6 mm² é geralmente adequado. Para chuveiros acima de 5.500W: Opte por um fio de 10 mm².
Qual a bitola do fio para máquina de lavar roupas?
Bitola 4 mm²: Este cabo é utilizado em aplicações que exigem uma maior capacidade de corrente, como circuitos de tomadas para eletrodomésticos de alto consumo, como geladeiras, máquinas de lavar roupa e secadoras.
Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².
O Cabo Flexível 4mm² é ideal para circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos, de aparelhos de ar condicionado pequenos e fornos elétricos. A bitola para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à energia.
Sua casa deve ter uma tomada exclusiva em perfeito estado e compatível com a tensão elétrica (V) do micro-ondas — com disjuntor térmico e circuito elétrico exclusivos e queda máxima de tensão de 10%.
A potência média de um forno microondas é de 1500 watts, o que conduz uma corrente aproximada de 12 amperes, se utilizado em uma rede de 127 V; e 7 amperes, se utilizado em redes de 220 V.
Potência média mínima (30%): ideal para descongelar carnes, cozinhar carnes duras (ex.: músculo) ou preparar alimentos que necessitem de cozimento lento (ex.: mingaus). Potência média (50%): ótimo para assar carnes duras, preparar pratos com ovos ou queijo e preparar cremes.