O ideal é que você verifique a pressão dos pneus semanalmente, sem que tenha rodado muito com a moto antes disso. É preciso que os pneus estejam “frios”. *Caso eles estejam quentes, motos com pneus entre 170 e 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Com carga máxima, a pressão deve ser ajustada para 36 psi em ambos os conjuntos de pneus. - Pneus 215/60 R17: Para uma carga normal, a pressão ideal é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. Quando o veículo estiver com carga máxima, a pressão deve ser aumentada para 36 psi.
Os números da pressão e dos modelos dos pneus normalmente estão no manual de instruções do fabricante ou então em uma etiqueta que pode estar no bocal de combustível ou na porta do motorista.
Durante a calibragem do pneu de moto, você pode usar 29 psi para o pneu dianteiro e 36 psi para o pneu traseiro. Se quiser saber a pressão ideal para sua moto, uma sugestão é ler o manual. A pressão ideal geralmente está indicada nos pneus.
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Como saber a calibragem do pneu moto?
O ideal é verificar as especificações no manual do fabricante. A calibragem ideal depende de cada tipo de moto e dos locais por onde o motorista costuma passar. Outra possibilidade é buscar informações na internet.
É importante considerar o peso da carga que a moto irá carregar – afinal andar sozinho ou com passageiro impacta diretamente a calibragem da moto. A calibragem pneu Biz 125, por exemplo, se dá da seguinte forma: Pneu dianteiro: 25 psi. Pneu traseiro 33 psi (somente piloto) ou 41 psi (a soma piloto e passageiro).
Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.
“Não existe uma calibragem padrão, a atenção para quem pilota é apenas a medida. Por exemplo, se for uma CG 160 cilindradas a calibragem seria de 25 na dianteira e 29 na traseira”, conta Bernardo. O piloto deve estar atento ao adesivo que vem na capa de corrente.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro.
Não procure a calibragem recomendada nos flancos dos seus pneus, ela não está lá! Normalmente, você encontrará a calibragem recomendada: Em um adesivo na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível. No manual do usuário do veículo, geralmente colocado no porta-luvas.
A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.
Por exemplo, um pneu de índice de carga standard deve poder suportar 2.4 bars, mas é comum encontrar pneus que se acomodam com uma pressão com até 3 bars. Estes valores estão no livrete do veículo e no autocolante da porta do condutor.
Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário, elaborado pelo fabricante do veículo. Normalmente, há a recomendação da pressão que deve ser colocada no momento da calibragem quando o veículo está vazio (com até duas pessoas) e quando o veículo está com carga(mais de dois ocupantes).
Você pode usar a extremidade do pino de um medidor de pressão de ar para abaixar o ar, forçando-o para baixo, mas isso pode levar uma eternidade ao baixar um pneu, por exemplo de 33 polegadas de 35 psi para 10 psi ou menos.
O primeiro passo é conferir no manual do veículo ou na etiqueta que pode ser encontrada no carro a pressão recomendada pelo fabricante. Fique atento à quantidade de libras nos pneus dianteiros e nos traseiros, pois eles costumam ser diferentes, já que normalmente os pneus de trás são maiores.
Os pneus possuem medidas diferentes e a pressão de calibragem também será diferente para eles, por exemplo: pneus de medida 165/70R13 exigirá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga. Já pneus maiores com medida 175/65R14 sem carga a pressão adequada será 28/29 libras e com carga 28/30 libras.
Quando há excesso de pressão na calibragem, essa parte levanta demais e diminui o contato do pneu com o solo. Sem poder contar com os “ombros” para o segurar, o pneu pode aumentar o espaço de frenagem do carro.
A Biz é uma ótima opção para te levar aonde quiser, mas não espere emoção ou o prazer ao pilotar de uma motocicleta propriamente dita. Quando se está beirando os 160 kg do limite de carga (e de segurança) da motoneta, todo o conjunto é afetado — e não somente o desempenho.