Considerando que a blindagem modifica a distribuição de peso entre os eixos do veículo e que os pneus originais são mantidos, é estimado que devemos aumentar a pressão dos pneus traseiros em, pelo menos, 0.5 PSI (ou 1 PSI) a cada 100 kg de blindagem adicionada.
Considerando que a blindagem altera a distribuição de peso entre os eixos do veículo e que os pneus originais sejam mantidos, pode-se estimar que é necessário aumentar a pressão dos pneus traseiros em, no mínimo, 0.5 PSI a cada 100kg de blindagem adicionada.
Dessa forma, esses pneus possuem paredes laterais reforçadas e um aro interno que suporta o peso do veículo em caso de perda de pressão. Outra opção são os pneus à prova de balas, feitos com camadas adicionais de materiais resistentes a impactos de balas.
Normalmente, a blindagem de um carro acrescenta cerca de 100 kg a 200 kg, o que faz com que o tempo de manutenção seja mais curto. Isso é natural, principalmente por causa desse acréscimo de peso.
No Brasil, a categoria mais comum de blindagem é a nível III-A, capaz de suportar tiros de armas de pequeno e médio porte, como pistolas 9 mm e .44. Essa proteção é a mais alta permitida para pessoas comuns, os níveis de quatro a seis são de uso restrito das forças policiais.
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Qual calibre fura blindado?
O nível I de blindagem oferece proteção às armas de calibre . 22 a . 38, como alguns tipos de pistolas e revólveres de potência similar, além de resistir à ataques com pedras e ferros.
Um carro blindado tem um aumento considerável em seu peso total, ficando, em média, 160 kg mais pesado. Automóveis maiores, como os SUVs, costumam ser mais resistentes, porém esse peso extra carregado constantemente gera o desgaste mais rápido de peças como freios, transmissão e o consumo de combustível.
Veículos blindados sofrem mais com o desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus, e caso o veículo apresente algum sinal de desgaste, você pode usar isso a seu favor na negociação. Mas tome cuidado!
Não deixar a porta aberta por muito tempo porque isso pode empená-la; Não deixar o carro no sol. As altas temperaturas são prejudiciais aos vidros dos veículos blindados. Evite choques térmicos: Não lave o seu veículo blindado com água fria após deixá-lo exposto ao sol.
“O estado geral, as manutenções e o próprio modelo do veículo é que podem interferir na valorização ou desvalorização do blindado”, afirma Marcelo Silva, presidente da Abrablin. Enilson Sales, presidente da FENAUTO, entidade de lojistas de veículos seminovos e usados, discorda do posicionamento dos blindadores.
A principal vantagem é, sem dúvida, a segurança reforçada. Em um cenário onde a proteção pessoal é vital, os carros blindados oferecem uma camada extra de tranquilidade.
Qualquer motorista com CNH categoria B pode dirigir um carro blindado, sem necessidade de documentação especial. Mas a comercialização, locação, fabricação e propriedade de um blindado exige a certificação do Exército Brasileiro.
"Todo veículo tem uma banda negra em volta do para-brisa e do vidro traseiro, uma banda reticulada que tem como objetivo esconder um pouco o acabamento dessas partes. Todo blindado também tem essa faixa preta nas bordas. Se você vir essa banda negra, o carro foi blindado".
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Por fim, investir em pneus run flat para veículos blindados também pode valorizar o seu carro, já que a presença desses pneus especiais é considerada um diferencial importante no mercado automotivo. As melhores marcas no mercado são: Bridgestone, por RFT, RSC, MO Excended e RF.
Evita o destalonamento: O pneu blindado possui um borrachão bem estruturado que impede que o pneu se solte do aro, mesmo em caso de perfuração ou tiro. Assim, isso permite que o motorista continue dirigindo por uma distância segura, mesmo com o pneu furado, buscando um local seguro para parar.
+ É possível abrir os vidros de um veículo blindado? Sim. Por questão de segurança, os vidros traseiros são mantidos fixos e somente os dianteiros permanecem operáveis. Os vidros dianteiros podem baixar até 100% dependendo do modelo.
No Brasil, o nível mais utilizado em vidros blindados é o III-A — sendo muito aplicado em veículos de passeio —, que suporta tiros de até . 44 Magnum protege o meio de quaisquer projéteis. Por outro lado, o nível III pode aguentar até mesmo tiros de fuzil FAL.
A revisão é o que garante que a blindagem e os itens do carro estarão em dia, de forma que a segurança dos ocupantes seja garantida, assim como a vida útil do carro. Por isso, é imprescindível, apesar do valor elevado. Os valores de revisões consultadas por nossa reportagem variaram entre R$ 650 e R$ 1.200.
A blindagem aumenta o consumo de combustível? A blindagem acrescenta algo entre 150kg e 250kg ao veículo, o que equivale, mais ou menos, a dois ou três passageiros adultos. Com o aumento no peso, o consumo de combustível também aumenta, mas nada significativo.
A blindagem de automóveis não foi proibida pelo Governo Federal no país. Apesar disso, postagens enganosas nas redes sociais alegam que o presidente Lula teria "proibido" a blindagem. Não é verdade.
O primeiro passo é procurar uma empresa vendedora de carros blindados e solicitar seu Certificado de Registro junto ao Exército. Após isso, a revenda deverá solicitar autorização de venda à Região Militar de sua jurisdição para vender aquele veículo específico.
"A legislação não permite revalidar, fazer retrofit, conserto ou reforço de blindagem. Apesar de não haver previsão em norma de tempo de validade de uma blindagem, o mercado costuma comercializar soluções com prazo de garantia de cinco anos.