“Não existe uma calibragem padrão, a atenção para quem pilota é apenas a medida. Por exemplo, se for uma CG 160 cilindradas a calibragem seria de 25 na dianteira e 29 na traseira”, conta Bernardo. O piloto deve estar atento ao adesivo que vem na capa de corrente.
Quando o veículo estiver com carga máxima, a pressão deve ser aumentada para 35 psi. - Pneus 195/55 R16: Utilizando da carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. No entanto, com carga máxima, essa pressão deve ser elevada para 35 psi.
Durante a calibragem do pneu de moto, você pode usar 29 psi para o pneu dianteiro e 36 psi para o pneu traseiro. Se quiser saber a pressão ideal para sua moto, uma sugestão é ler o manual. A pressão ideal geralmente está indicada nos pneus.
A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.
O ideal é verificar as especificações no manual do fabricante. A calibragem ideal depende de cada tipo de moto e dos locais por onde o motorista costuma passar. Outra possibilidade é buscar informações na internet.
Os números da pressão e dos modelos dos pneus normalmente estão no manual de instruções do fabricante ou então em uma etiqueta que pode estar no bocal de combustível ou na porta do motorista.
Para a CG 160 Cargo não existe tarefa difícil. Parceria perfeita para o dia a dia no trabalho, esse modelo possui bagageiro robusto com acabamento cromado, projetado para transportar até 20kg.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
É preciso que os pneus estejam “frios”. *Caso eles estejam quentes, motos com pneus entre 170 e 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras. E, conforme já dissemos nos post, a temperatura influencia nessa pressão, já que o pneu, quando aquecido, pode aumentar a calibragem pela dilatação do ar.
Veículos que trafegam grandes distâncias durante o mês: calibre os pneus a cada 500km, caso aconteça antes dos 15 dias. Veículos com pouco uso durante o mês: calibre os pneus uma vez a cada 30 dias.
No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual a 100 PSI.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.