Levando em conta duas pessoas no carro, motorista e um passageiro, a calibragem ideal indicada para pneus 185/65 R15 é de 29/26. Mas lembre-se, se for viajar e o carro estiver muito mais pesado por conta de malas ou mais pessoas, esse número pode variar um pouco.
Um exemplo é a calibragem do pneu 185 65 R15 que com pouco peso pode ser de 26 libras na frente e 29 libras atrás. E se você tá se perguntando por que o valor da frente muda, saiba que é por causa do peso maior, que geralmente fica na traseira dos carros, onde tem o porta-malas.
Para rodar na estrada, carro com mais peso, considerando que a especificação dos pneus seja: pneu Pirelli 185/65 R14, a pressão ideal, para os pneus dianteiros é : 2.1 bar ou a equivalente 31 psi, e para os traseiros 2.7 bar ou a equivalente 39 psi.
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Quantas libras vai no pneu 185/60 R14?
Qual é a calibragem do pneu 185/60R14? A calibragem correta dos pneus de aro 14 pode variar dependendo do veículo e das recomendações do fabricante. No entanto, como uma referência geral, a pressão recomendada para pneus de aro 14 geralmente varia entre 28 e 34 libras por polegada quadrada (psi).
Apesar de mínima, existe uma diferença. Os pneus 185/65R14, possuem um perfil (altura) 5% menor que o 185/70r14. Para manter o máximo desempenho do seu veículo, o ideal é sempre preservar as medidas originais de fábrica.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.
Em resumo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 quer dizer que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.
Com carga máxima, a pressão deve ser ajustada para 35 psi em ambos os conjuntos de pneus. - Pneus 185/60 R15: Para uma carga normal, a pressão ideal é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. Quando o veículo estiver com carga máxima, a pressão deve ser aumentada para 35 psi.
O que significa 185/60r15? Em resumo, 185 representa a largura do pneu em milímetros, 60 é o percentual da altura em relação a largura, ou seja, 70% de 175mm (111mm de altura), (R) de estrutura radial e 15 é o aro do pneu em polegadas.
Deve-se também levar em conta o número de passageiros e a temperatura no exterior do veículo. Quando se leva em conta um motorista e um passageiro, ou seja duas pessoas, a calibragem ideal para pneus 185/65 R15 é de 29/26.
Dessa forma, com duas pessoas no carro, o motorista e um passageiro, pneus de medida 195/55 r15 tem como calibragem indicada 30 psi. Mas é importante ressaltar que um carro mais pesado, com porta-malas cheio ou muitos ocupantes pede uma calibragem diferente, e no caso do do 195/55 r15, são 35 psi.
São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com '2.2/32', por exemplo, essa é a calibragem. O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.
Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
Como encontrar e ler a calibragem dos pneus? Os números da pressão e dos modelos dos pneus normalmente estão no manual de instruções do fabricante ou então em uma etiqueta que pode estar no bocal de combustível ou na porta do motorista.
Estes valores estão no livrete do veículo e no autocolante da porta do condutor. A pressão máxima que o pneu pode suportar está escrita em pequenos caracteres no flanco do pneu em KPA ou PSI (100 kpa = 1 bar e 14.50 PSI = 1 bar).
Não recomendamos realizar aleatoreamente a troca do pneu de diferente diâmetro externo, pois pode comprometer a segurança e ocasionar divergência entre a velocidade real e a do odômetro, além de comprometer o desempenho do pneu e componentes da suspensão do veículo.
Resumindo tudo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 significa que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.