Características marcantes do mundo atual são as mudanças, rápidas e profundas, que alteram a vida no Planeta. São transformações econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais que não encontram paralelo no passado.
Apesar de muitos acreditarem que a História é apenas coisa do passado, chamamos de História do mundo atual o período a partir do fim da Guerra Fria. Ele é marcado pela “vitória” do modelo capitalista, o declínio da União Soviética e o fortalecimento do neoliberalismo no mundo.
O mundo contemporâneo atravessa enormes modificações econômicas, sociais, políticas e culturais. Vivemos um momento histórico intensamente marcado pela internacionalização da globalização e da tecnologia. Ocorre um processo de universalização da cultura, dos produtos, das trocas, dos custos e do capital.
Qual a principal característica da contemporaneidade?
A Idade Contemporânea é o período histórico que começou na Revolução Francesa e se estende até os dias de hoje. As principais características da Idade Contemporânea são: consolidação do capitalismo, desenvolvimento industrial e tecnológico e separação dos poderes do Estado das religiões.
Quais as principais características da sociedade atual?
A Sociedade Moderna é marcada pelo individualismo, pela globalização, o alto fluxo de capitais e de pessoas pelo mundo, além do constante avanço tecnológico.
Qual é a principal característica da sociedade contemporânea?
Uma das principais características da sociedade contemporânea é a forte influência da mídia e das redes sociais, sobretudo entre grupos de adolescentes.
Qual é a principal questão do mundo contemporâneo?
As problemáticas globais tais como meio ambiente, escassez de água, terrorismo, violência, energias alternativas, entre tantos outros, requerem o abandono dessas práticas políticas obsoletas e a introdução de uma nova racionalidade pautada em valores universais.
Atualmente, o nosso planeta está enfrentando uma série de desafios ambientais e sociais, como a fome gerada pela desigualdade social e o aquecimento global causado principalmente pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa.
Atualmente, vivemos uma nova ordem mundial multipolar, porque há vários países ou conjuntos de países que têm influência nas principais ações mundiais. A União Europeia, os Estados Unidos e o Japão são os centros mundiais de poder político, econômico e tecnológico.
O mundo está marcado por uma intensa contradição: valores humanísticos ligados à vida, à preservação do futuro e à reconstrução permanente do ser humano deparam-se com interesses individuais nas mais diversas esferas sociais, com caráter excludente marcado pela intolerância.
Na Idade Contemporânea, viu-se num grande desenvolvimento tecnológico e científico, e novas máquinas foram criadas em diferentes áreas. Assim, armas mais letais foram trabalhadas, e o motor à explosão foi criado, permitindo-se a invenção do automóvel.
A sociedade contemporânea é marcada por um acelerado processo de transformação e mudança, não somente no aspecto da materialidade (coisas, objetos, redes técnicas, fluxos, capital etc.), mas, também, no aspecto da imaterialidade (comportamento, hábitos, ideias, conduta, pensamento, etc.).
Quais são as características da população no mundo contemporâneo atual?
A população mundial atual é de 7,8 milhões de habitantes e segue um ritmo lento de crescimento. A população mundial atual é composta por 7,7 bilhões de pessoas e continua crescendo anualmente, porém a um ritmo lento, se comparado a períodos anteriores.
A Idade Contemporânea representa principalmente o período de consolidação do capitalismo como o modo de produção e sua expansão por todo o globo terrestre entre os séculos XVIII e XXI.
Quais são as principais características da sociedade contemporânea?
O contemporâneo passa a ser marcado pelo fim dos padrões, da estabilidade, da segurança e das certezas. Surge o tempo da indefinição, do medo e da insegurança. Para realizar estudos e análise da sociedade contemporânea é imprescindível compreender a linha de pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman.
Quais são os principais desafios do mundo contemporâneo?
Guerras, terrorismo, fechamento de fronteiras, polarização de posicionamentos e projetos de sociedade têm em suas bases, além de interesses econômicos, divergências culturais e políticas.
As relações sociais na sociedade contemporânea constroem-se pela lógica do consumo, tornam-se voláteis e fluidas, e fragilizam as redes que sustentavam a coesão social estabelecida nos moldes da primeira modernidade.
Quais as principais características da cultura contemporânea?
A cultura contemporânea, pelo menos desde a década de noventa do século passado, tem sido pensada preponderantemente em sua condição diaspórica, uma vez que abrange discursos e manifestações políticas, artís- ticas e culturais de grupos sociais que têm identificações e sentimentos de pertença híbridos e variados.
O homem contemporâneo sabe o que é consumir e está numa relação na qual parece ter sido engolido pelo consumo e pelo gozo, não constituindo essa separação que lhe permite sustentar um desejo.