A cidade de Maceió, em Alagoas, está afundando. A causa é o colapso de uma mina de extração de sal-gema da mineradora Braskem no bairro do Mutange, que tem gerado riscos sem precedentes à população.
Fonte: Climate Central/Reprodução. Rio Grande do Sul: No Sul do país, cidades importantes como a capital Porto Alegre, Pelotas e Canoas poderão ficar submersas nas próximas décadas, assim como as ilhas de Torotama e Machadinho.
Quais são as 10 cidades que vão afundar no Brasil?
Mantenha-se bem informado.
Veja lista:
Maceió, Alagoas. O problema na região ocorre pela longa exploração de sal-gema, combinada com a localização das minas em uma área de falha geológica. ...
O afundamento de Maceió já fez com que 60 mil pessoas tivessem que deixar suas casas desde 2018. No ano seguinte, a ligação entre o afundamento do solo e a exploração subterrânea pela Braskem foi atestada em relatório do Serviço Geológico Brasileiro.
Maceió: Imagens aéreas mostram avanço de afundamento do solo de mina da Braskem
Qual cidade brasileira está abaixo do nível do mar?
Aqui, temos a questão do nível da cidade em relação ao mar, já que o Recife é a cidade mais baixa do Brasil, está no nível do mar. Além disso, a cidade tem uma zona urbana muito próxima da planície estuarina. São Luís, por exemplo, é mais alta, e não deve ter tanto problema”, explicou Marcus Silva.
Quais cidades podem ser engolidas pelo mar no Brasil?
A pesquisa detalha que cidades icônicas como Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Florianópolis estão entre as mais vulneráveis. Essas áreas, que abrigam milhões de pessoas e são centros econômicos e turísticos vitais, podem enfrentar inundações severas e frequentes nas próximas décadas.
Um estudo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) revela que até 12% do território total do município de Conde, situado no litoral sul da Paraíba, corre o risco de ser encoberto por água até 2042.
Por que Maceió está afundando? O problema ocorre pela longa exploração de sal-gema na região, combinada com a localização das minas em uma área de falha geológica. A extração desse minério gera pontos de fragilidade no subsolo, que começa a ceder.
Quais as cidades do Brasil que corre o risco de afundar?
Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos estão na lista das cidades mais vulneráveis do Brasil. Essa situação alarmante foi divulgada por uma pesquisa da organização Climate Central, que destacou um cenário preocupante não só para o Brasil, mas para o mundo todo.
Tuvalu, o pequeno país de 26 km² e cerca de 11 mil habitantes, tenta continuar existindo como povo antes do mar engolir completamente seu território. O ponto mais alto do país está a apenas cinco metros do nível do mar e, nas próximas décadas, todo o território pode ser coberto pela água.
Um estudo divulgado nesta terça-feira (28) por uma entidade formada por cientistas e especialistas em computação inclui o Rio de Janeiro e Santos, no litoral sul de São Paulo, em uma lista de dez cidades que podem ter 5% ou mais do seu território submersos de forma permanente até o fim do século.
O aumento do nível do mar, decorrente da emergência climática, ameaça as cidades de Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos.
O Brasil, classificado como o 17º entre os lugares mais vulneráveis às mudanças climáticas, enfrenta a possibilidade de impacto em sete cidades: Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos (SP) e São Luís (MA).
É verdade que a água do mar está invadindo o Rio de Janeiro?
O fenômeno foi registrado por moradores de Maricá, na noite da última quinta-feira, 17. A força das ondas arrastou caçambas de lixo e assustou quem passava pela orla.
Quais cidades do Brasil ficam abaixo do nível do mar?
Rio Grande do Sul. No Sul do país, importantes cidades como Porto Alegre, Pelotas e Canoas também terão regiões submersas até 2100. Além disso, as ilhas de Torotama e Machadinho podem desaparecer nos próximos 80 anos por conta do avanço do nível do mar.
No ano passado, outra pesquisa, divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) , já revelava que parte de Santos poderia ser “engolida” pela água do mar até 2050. O fenômeno, que deve impactar a vida de milhares de pessoas, será provocado pelo reflexo das mudanças climáticas nas inundações costeiras.
Os dados mais recentes sugerem que 2024 poderá superar 2023 como o ano mais quente desde que os registros começaram, depois das alterações climáticas causadas pelo homem e do fenômeno climático natural El Nino terem empurrado as temperaturas para máximos recordes no ano até agora, disseram pesquisadores.
Qual é a cidade que está sendo engolida pela água?
Amapá: a água do mar deve encobrir, até o final deste século, a Reserva Biológica do Lago Piratuba e a Ilha de Maracá, além da cidade de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, e algumas partes da capital Macapá (que são banhadas pelo Rio Amazonas).
Na realidade pode agradecer-se à enorme parede de areia que o mar encontra como obstáculo para atingir a terra. A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água.