Brasília é a segunda capital do Brasil com maior proporção de fumantes, ficando atrás apenas de Campo Grande, onde 14,5% da população acima de 18 anos se diz fumante. Por aqui, são 11,8%, de acordo com a edição 2021 da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.
Santa Cruz do Sul (14.593 toneladas), a capital nacional do fumo, aparece em quarto lugar, e fica atrás de dois municípios que não estão no Vale do Rio Pardo, berço da cultura do tabaco, e sim na zona sul do Rio Grande do Sul (Canguçu, com 19.942 toneladas, e São Lourenço do Sul, com 18.168 toneladas).
Uma Viagem ao País mais Obeso, mais Fumante e Menos Visitado 🇳🇷
Qual a profissão que mais fuma?
Chute qual profissão tem o maior percentual de usuários de drogas. Se pensou nas indústrias de entretenimento, artes, design e esportes, não errou por muito, mas não está certo. São profissionais que lidam com alimentos, food service, seguidos por trabalhadores de obras e construções, os que mais usam drogas.
Com uma população de 5,6% de fumantes, a Suécia está cada vez mais próxima de ser a primeira nação a se ver “livre de fumo” no mundo. A constatação vem a partir de parâmetros adotados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, e pela União Europeia.
A cidade que leva o primeiro lugar é a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Lá 14,4% da população afirma ter o hábito de fumar. A cidade gaúcha lidera o ranking do fumo, seguida de São Paulo com 12,5% e Curitiba com 11,4%.
O México colocou em vigor no domingo (15/01) uma das leis antifumo mais rigorosas do mundo — ao decretar que é proibido fumar em todos os espaços públicos. O primeiro passo para a reforma da legislação, que também inclui a proibição da publicidade ao tabaco, foi dado em 2021.
Arapiraca, segunda cidade mais populosa do Estado de Alagoas, é conhecido atualmente como terra do fumo e lugar que mantém uma das maiores e mais importantes feiras livres do Nordeste.
A maioria dos historiadores considera o tabaco como sendo de origem americana, onde foi cultivado pelos indígenas, tanto da América do Sul como do Norte.
É Santa Cruz do Sul, que se orgulha de ser sede do "maior complexo de processamento de fumo do mundo", uma referência à unidade da Souza Cruz inaugurada em 1997. No município, também funciona uma fábrica da Philip Morris.
A idade média de experimentação de tabaco entre os jovens brasileiros é de 16 anos de idade, tanto para meninos quanto para meninas. Nacionalmente, a frequência de fumantes jovens do sexo masculino tende ser maior do que do sexo feminino.
Maria Padilha é uma entidade que adora o preto e o vermelho, de fala alta e risada estridente, com seu jeito faceiro joga charme aos homens, dança muito com sua saia rodada, bebe champanhe e, sim, gosta de cigarro e fuma muitos. Espíritos que pedem bebida e cigarros.
Outro dado alarmante é a quantidade de cigarros que os brasileiros fumam por dia: 39% fumam 11 ou mais cigarros por dia (acima da média de 27% da América Latina), sendo 17% fumam todos os dias e 25% fumam ao menos três vezes por semana.
O Japão tem locais específicos para fumar em público. É proibido fumar enquanto caminha na rua ou jogar guimbas no chão e o infrator pode ser multado. Há poucas áreas para fumar ao ar livre.
A China é o maior produtor e consumidor (em termos absolutos) de tabaco do mundo, segundo a OMS. Há mais de 300 milhões de fumantes no país, cerca de um terço do total de fumantes do planeta.
Somente maiores de 21 anos podem beber e somente maiores de 18 anos podem fumar nos Estados Unidos. O menor que for flagrado bebendo ou fumando, pode ser preso, deportado, responder processo e nunca mais pode voltar aos Estados Unidos.
Quantas pessoas morrem por causa do cigarro no Brasil?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta ainda que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Só no Brasil, são 161.853 mortes anuais atribuíveis ao uso de tabaco, o que representa 443 mortes por dia e leva o tabagismo a ser o terceiro fator de risco para anos de vida perdidos ajustados por incapacidade.
Os países com o maior percentual de fumantes na União Europeia são a Bulgária (28,2%), seguida da Turquia (27,3%), Grécia (27,2%), Hungria (25,8%) e Letônia (24,9%). Já os países com menor número de fumantes são a Suécia (9,3%), Islândia (11,2%), Finlândia (12,5%), Noruega (12,9%) e Luxemburgo (13,5%).
A frequência de adultos que fumam variou entre 4,8% em Manaus e 13,8% em Porto Alegre. As maiores frequências de fumantes foram encontradas, entre homens, em Curitiba (18,0%), Florianópolis (17,1%) e Campo Grande (16,9%) e, entre mulheres, em Porto Alegre (15,6%), Florianópolis (10,6%) e Rio de Janeiro (10,2%).
De acordo com as pesquisas voltadas para o assunto, a descoberta do cigarro deve ser atribuída aos nativos que moravam no continente americano. Alguns indícios arqueológicos apontam que o consumo de cigarro já acontecia há mais de oito mil anos. Os astecas fumavam o tabaco enrolado em folhas de junco ou tubos de cana.
Cerca de 26,6% dos chineses com 15 anos ou mais são fumantes, e, dessa faixa etária, mais da metade dos homens fuma cigarros, acrescentou. Referência: OMS e Comissão Nacional de Saúde da China alertam para aumento dos riscos de fumar. Xinhua, China, 26 mai 2021.