Vamos falar sobre um assunto fascinante na mineração: a maior jazida de diamantes do Brasil e da América do Sul, encontrada em 19 de abril no pequeno Município de Nordestina. Localizada no Sertão da Bahia, em uma região árida e pouco conhecida, a mina Braúna é uma descoberta recente que possui um potencial altíssimo.
Enquanto essas áreas não forem totalmente estudadas, os diamantes secundários continuam a ser encontrados por garimpeiros e por pequenos mineradores, principalmente nas regiões de Coromandel e Diamantina, em Minas Gerais, além de algumas áreas nos Estados de Goiás, Pará e Roraima.
Um deles é o diamante Presidente Vargas, considerado até hoje o maior já descoberto no Brasil e nas Américas. A pedra foi encontrada há 85 anos por dois garimpeiros do interior de Minas, no Rio Santo Antônio do Bonito, em Coromandel.
O estado de Minas Gerais possui a maior reserva de diamante secundário do Brasil, contribui com 55,82%, seguido do estado da Bahia (26,33%) e de Mato Grosso (17,18%). A reserva primária se encontra 100% no estado de Mato Grosso.
Descubra onde você pode encontrar Diamante no Brasil!
Qual a cidade do Brasil que mais tem ouro?
Localizada na região noroeste de Minas Gerais e conhecida como Cidade do Ouro, Paracatu conta atualmente com a maior mina de ouro do país e a maior do mundo a céu aberto.
Qual a pedra mais valiosa já encontrada no Brasil?
1 – Ametista
Conhecida como a pedra preciosa brasileira mais cobiçada entre os quartzos, e Ametista possui uma cor que varia entre roxo e violeta, transparente a semitransparente.
A Mina de diamantes de Romaria, constitui um dos mais conhecidos centros de exploração do diamante no Brasil. Neste local, o diamante é encontrado em um conglomerado situado na base da Formação Uberaba, onde, salvo alguns períodos de interrupção, vem sendo explorado desde o final do século dezenove.
Brasília (DF) – Os recursos de diamantes aluvionar, descobertos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), na região de Santo Inácio, no estado da Bahia, são de grande importância econômica, uma vez que o diamante é uma das gemas mais valiosas do mundo.
A Austrália é o país que detém a maior reserva de diamante, seguido da República Democrática do Congo e de Botsuana. O Brasil detém 1,8 % da reserva mundial, considerando as reservas declaradas pelos detentores de concessões de lavra.
De forma geral, se compararmos apenas o peso, um diamante de alta qualidade pode, de fato, ser mais valioso do que a mesma quantidade de ouro. No entanto, o ouro tem uma liquidez mais alta; ele pode ser vendido mais facilmente e tem um preço mais padronizado globalmente.
O diamante rosa Pink Star possui 59,60 quilates. Ele foi encontrado na África do Sul em 1999 e a sua venda recorde ocorreu em 2017, em Hong Kong, estabelecendo a joia como a mais cara já vendida na história da humanidade.
O estado com a maior produção foi Minas Gerais, com mais de mil de toneladas. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o Brasil possui uma diversidade de 108 gemas.
A Pedra Elefantina é um dos picos localizados no limite entre os municípios de Porciúncula e Antônio Prado de Minas, célebre no Brasil por ter sido considerado como o segundo maior monólito maciço de granito do mundo, sendo comparado a montanha El Capitan, nos Estados Unidos.
A Descoberta da Mina Braúna: a maior mina de diamantes do Brasil e da América Latina. Localizada a cerca de 10 km da pequena cidade de Nordestina, a mina Braúna está situada em uma região praticamente plana, nas proximidades do Rio Itapicuru.
A descoberta da mina Braúna no Sertão da Bahia representa um marco para o Brasil. Essa mina, que se tornou a maior do país e da América Latina, e reafirma o Brasil como um destaque mundial na produção de diamantes.
Com pouco mais de 1% do território brasileiro, Santa Catarina abriga verdadeiros tesouros em seu território. Há minas de ouro em Gaspar e Ilhota e no Litoral Norte, mina de diamante em Lages, de rubi em Barra Velha, mármores e granitos em Jaraguá do Sul, bauxita em Correia Pinto, e muitos outros minerais.
Para técnicos do órgão, Mato Grosso tem a capacidade de voltar a ocupar o primeiro lugar no ranking nacional de produtores da pedra preciosa, com mais de 100 minas subterrâneas de diamantes mapeadas, os chamados kimberlitos. “A exploração diamante em Mato Grosso é histórica, começou em 1908.
O diamante é um mineral composto de carbono, formado sobre alta pressão e temperatura. Já o kimberlito é uma rocha vulcânica formado em grande profundidade e ele é a rocha onde o diamante está presente como fonte primária.
Como identificar uma pedra de diamante na natureza?
Olhe para as pequenas manchas de minerais ou alterações de cor bem sutis. Estes são os dois sinais de que está perante com um diamante autêntico, ou seja, naturalmente imperfeito. 3. As imitações de zircônia cúbica e diamantes cultivados em laboratório geralmente não têm imperfeições.
A pedra preciosa, considerada uma das maiores já encontradas no Brasil, tem matriz preta com esmeraldas verdes e foi extraída da Mina Caraíba, em Pindobaçu, no norte do estado.
Quartzo. O estado do Rio Grande do Sul é conhecido especialmente por sua grande abundância em pedras de quartzo, sendo a mais comum a ametista, o quartzo violeta. Os quartzos possuem uma grande gama de cores, e são consideradas as pedras preciosas mais acessíveis do Brasil.