O motor de 600cc com duplo comando (DOHC), 16 válvulas e arrefecimento a água desenvolve potência de 77,5 cavalos a 10.000 rpm e torque de 6,1 kgf.m a 8.500 rpm.
A Yamaha XJ6 foi uma motocicleta naked de quatro cilindros, porta de entrada no mundo das 600 cc no universo da marca. Lançada em 2009, foi um dos modelos mais emblemáticos de sua época e disputava mercado com a famosa Honda CB 600F Hornet, numa briga que move com muitos fãs até hoje.
A melhor aerodinâmica também se reflete em um ligeiro incremento de velocidade máxima, para 198 km/h, contra 195 km/h sem a carenagem. Até este ponto, os benefícios da XJ6F podem parecer sutis e talvez ainda prevaleça o gosto pessoal na decisão por pagar R$ 31,7 mil em vez de R$ 29 mil pela naked.
Naked ano 2012 com preço de R$ 24.800 tem arquitetura simples, motor de 77,5 cv com bom desempenho, ótima ciclística e um ronco encantador. A Yamaha XJ6 é um clássico.
A velocidade final não é o forte dela, mas mesmo assim, chegou ao final do retão da Marginal, de 1.500 metros e muitos “bumps”, a 182 Km/h no velocímetro.
De acordo com o comunicado enviado pela fabricante, a XJ6-N deixa o lineup após uma decisão "alinhada com a estratégia global de desenvolver e oferecer produtos com tecnologias mais modernas, traduzidas em motos mais leves, com motores mais eficientes e que atendam às novas exigências da legislação".
A Yamaha XJ6 encerrou suas vendas para dar lugar a uma outra muito forte da categoria, a MT-07. Este modelo da japonesa veio com uma proposta bem diferente da sua antecessora.
Modelo teve 21 mil unidades vendidas e já havia deixado produzido no restante do mundo desde 2016. Ainda existem unidades nas lojas, por preço de R$ 34.690. A Yamaha anunciou nesta sexta-feira (1) o fim da linha para a XJ6 N no Brasil.
1) Variáveis e índices: o símbolo xj (leia x índice j) representa qualquer um dos n valores x1, x2, ..., xn resultantes da mensuração de uma variável aleatória X na amostra (conjunto de dados). A letra j, usada como índice, indica um dos possíveis valores, de 1 a n, da variável aleatória.
A Yamaha apresentou a linha 2015 da XJ6, de 600 cm³. Disponível nos modelos naked e carenada, a moto ganhou freios antitravamento (ABS) como opcional e uma série especial que traz o número seis na carenagem. Na naked, que parte de R$ 28.890, o número 6 está destacado nas aletas de apoio do radiador.
Numa categoria muito disputada, a Yamaha XJ6 mostrou seu valor com bom desempenho, tendo saído do mercado com a missão cumprida. Seu motor entregava 77,5 cavalos e 6,08 kgfm, suficientes para catapultá-la de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e com velocidade final de 192 km/h.
Para o mercado, uma moto é considerada muito rodada a partir dos 50 mil quilômetros. E a média aceitável é de 4 a 8 mil quilômetros por ano. Mas é claro que uma moto que seja mais rodada do que isso não é necessariamente ruim, tudo dependerá das condições de uso e do histórico.
Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km. Depois disso, provavelmente perderá eficiência e pode começar a apresentar defeitos, necessitando de uma retífica.