De acordo com Mãe Lindete de Oyá, a oferenda preferida de Iansã é o acarajé. Mas também podem ser oferecidos o acaçá (prato feito com milho branco) e o abará (bolo de feijão com camarão).
Do iorubá “abalá”, que significa “bolo de arroz”, o abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria. É oferecido a Iansã e aos orixás Obá e Ibeji.
Oferenda. A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).
Dia especial a gente vai falar da nossa mamãezona Iansã Nome da comida de Oyá que é uma comida que a gente vai fazer aqui é o acarajé, o acará. Acará significa bola de fogo é o verbo comer.
Como ainda argumenta, a quizila da abóbora (quizila de Iansã) é universal do ponto de vista da identidade do egbé (a comunidade), mas, do ponto de vista individual, fora do espaço do terreiro, a sua eficácia é relativa e nem todos os filhos de santo sofrem sequelas por consumi-la.
Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, ...
De acordo com Mãe Lindete de Oyá, a oferenda preferida de Iansã é o acarajé. Mas também podem ser oferecidos o acaçá (prato feito com milho branco) e o abará (bolo de feijão com camarão).
Fava flor de Iansã | Shopee Brasil. Fava Flor de Iansã As favas são importantes elementos da natureza ligadas aos nossos sagrados orixás, muito utilizadas em oferendas, assentamentos, obrigações de Ori entre muitas outras finalidades.
Algumas Pombagiras de Iansã: Pombagira dos Ventos, Pombagira Ventania, Pombagira Fogueteira (de Egunitá e Yansã), Pombagira das 7 Giras (de Oxalá e Yansã), Pombagira Gira-mundo (de Oxalá e Yansã), Pombagira da Rosa Amarela. Ogum, na Linha da Lei, formando um par puro no elemento Ar.
Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)
Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios.
Conforme uma determinada lenda, normalmente contada nos candomblés, Iansã quase foi morta por um carneiro que a traiu chamando inimigos de Oyá para que a matassem, e para fugir destes, Iansã precisou se esconder no meio de uma plantação de abóboras por toda uma noite disfarçada como tal, e por gratidão de ter escapado ...
Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.
São extremamente inteligentes e estão sempre em busca do conhecimento, tal qual Iansã. São também muito intensos e com dificuldade de dominar seus impulsos, seja de amor, de ódio ou de raiva. Oiá é muito protetora, guardando todos os seus filhos e filhas das tempestades da vida.
Os alimentos perecíveis, como cebola e quiabo também são armazenados na cozinha de Oxalá. A cozinha da casa de Xangô fica restrita a alimentação dos filhos de santo envolvidos na preparação dessa obrigação.
Podemos ter a certeza que é quizila de senhor OMULU e OBALUAIÊ todo tipo de vícios: seja drogas, bebidas, remédios, tudo que for em desequilíbrio para nosso corpo: comida, sexo, obsessão de qualquer espécie.
CRAVO DA ÍNDIA (Caryphyllus Aromaticus-Lineu) - também planta de Iansã. Muito usado em amaci, defumação e banhos. Quando mastigado afasta espíritos e fluidos daninhos.
O que pedir? Invocamos Iansã para proteção, principalmente contra entidades femininas encarnadas ou desencarnadas. Para trazer força e disposição. Contra todo o tipo de demanda, para proteger de tempestades.