Qual é a concepção de infância?
A infância compreende-se de uma fase da vida do ser humano, atualmente limitada pela idade cronológica, em que parte de atitudes e limites. Porém, nem sempre foi compreendida nesse sentido.Qual é a concepção de infância presente na legislação?
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.Qual a concepção de criança de acordo com a BNCC?
Concepção da criançaReforça a visão da criança como protagonista em todos os contextos de que faz parte: ela não apenas interage, mas cria e modifica a cultura e a sociedade.
Qual a concepção de infância de acordo com o autor Philippe Ariès?
“Não tive infância, trabalho desde pequeno (a)”. Isto posto, cabe dizer que infância é uma construção social e histórica. O historiador francês Philippe Ariès explica que a “velha sociedade tradicional” européia não via com bons olhos a criança.Aprenda a Contar e Escrever os Números - Educação Infantil
Como foi retratada a infância por Philippe Ariès?
A criança não passava pelos estágios da infância estabelecidos pela sociedade atual. Outro fator importante era que a socialização da mesma durante a Idade Média não era controlada pela família, e a educação era garantida pela aprendizagem através de tarefas realizadas juntamente com os adultos.O que Philippe Ariès defendia?
Utilizando como fonte principal a iconografia medieval, Philippe Ariès escreveu uma obra sobre a criança na qual a principal tese defendida foi que, durante o período medieval, pelo menos até o século XII, a arte não retratou a criança; demonstrando com isso que, naqueles tempos, não havia consciência da existência da ...Qual seria a definição de infância atual?
Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a carta magna internacional assinada pelo Brasil em 1990, entende-se por infância o período de vida de todo indivíduo com menos de dezoito anos de idade, “salvo se, em virtude da lei que lhe seja aplicável, tenha atingido antes a maioridade”.O que a BNCC fala sobre a infância?
A BNCC traz uma visão sobre a infância que olha para bebês e crianças como sujeitos que observam, questionam, levantam hipóteses, concluem, fazem julgamentos e assimilam valores, constroem conhecimentos e se apropriam do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social.O que são concepções da criança?
A concepção de criança, portanto, é uma construção social e histórica que sofre mudanças ao longo do tempo, sendo dinamicamente reelaborada. Nesse sentido, dependendo da classe social, familiar e grupo étnico, é inadequado supor uma infância homogênea.Qual é a concepção de criança no referencial curricular?
Verifica-se ainda que a infância é compreendida no RCNEI como uma etapa da vida do ser humano que difere da dos adultos. Nesse sentido, as especificidades da infância, no que tange às brincadeiras, educação e jogos, são exaltadas nesse documento.O que a constituição diz sobre a infância?
O tema do #dhtododia é a Criança e o Adolescente. Em seu artigo 227, a Constituição Federal determina ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, diversos direitos.Qual a concepção de infância presente na legislação?
No ECA (1990) encontramos o conceito de criança como a pessoa até os doze anos de idade incompletos, sendo reconhecida a sua infância em condições dignas de existência como sujeitos de direitos.Qual é a concepção da infância presente na legislação considerando a idade limite da criança?
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único.Qual é a concepção da infância?
A infância é o período da vida em que o indivíduo começa a sentir, a pensar, a agir e a se relacionar. Pode-se dizer que é a fase da vida quando iniciam os aprendizados e as descobertas. Desde a Antiguidade, vários pensadores buscam entender o significado de infância.Qual é o conceito de infância?
Segundo o dicionário Aurélio, a infância é definida como um "período de crescimento do ser humano, que vai do nascimento até a puberdade". A criança, no mesmo dicionário, é definida como um "ser humano de pouca idade" (Ferreira, 2004). Etimologicamente, o termo 'infância", em latim in-fans, significa sem linguagem.Como podemos definir a infância?
A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.O que é infância segundo Vygotsky?
De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.Quais são as 4 fases do desenvolvimento infantil?
A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases respeito à cognição:
- Sensório-motor: de 0 a 2 anos. ...
- Pré-operatório: de 2 a 7 anos. ...
- Operatório concreto: de 8 a 12 anos. ...
- Operatório formal: a partir dos 12 anos.