Qual a concepção da infância?

A infância é o período da vida em que o indivíduo começa a sentir, a pensar, a agir e a se relacionar. Pode-se dizer que é a fase da vida quando iniciam os aprendizados e as descobertas. Desde a Antiguidade, vários pensadores buscam entender o significado de infância.
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Qual é a concepção de infância?

A infância compreende-se de uma fase da vida do ser humano, atualmente limitada pela idade cronológica, em que parte de atitudes e limites. Porém, nem sempre foi compreendida nesse sentido.
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Qual é a concepção de infância presente na legislação?

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
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Qual a concepção de criança de acordo com a BNCC?

Concepção da criança

Reforça a visão da criança como protagonista em todos os contextos de que faz parte: ela não apenas interage, mas cria e modifica a cultura e a sociedade.
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Qual a concepção de infância de acordo com o autor Philippe Ariès?

“Não tive infância, trabalho desde pequeno (a)”. Isto posto, cabe dizer que infância é uma construção social e histórica. O historiador francês Philippe Ariès explica que a “velha sociedade tradicional” européia não via com bons olhos a criança.
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Como foi retratada a infância por Philippe Ariès?

A criança não passava pelos estágios da infância estabelecidos pela sociedade atual. Outro fator importante era que a socialização da mesma durante a Idade Média não era controlada pela família, e a educação era garantida pela aprendizagem através de tarefas realizadas juntamente com os adultos.
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O que Philippe Ariès defendia?

Utilizando como fonte principal a iconografia medieval, Philippe Ariès escreveu uma obra sobre a criança na qual a principal tese defendida foi que, durante o período medieval, pelo menos até o século XII, a arte não retratou a criança; demonstrando com isso que, naqueles tempos, não havia consciência da existência da ...
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Qual seria a definição de infância atual?

Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a carta magna internacional assinada pelo Brasil em 1990, entende-se por infância o período de vida de todo indivíduo com menos de dezoito anos de idade, “salvo se, em virtude da lei que lhe seja aplicável, tenha atingido antes a maioridade”.
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O que a BNCC fala sobre a infância?

A BNCC traz uma visão sobre a infância que olha para bebês e crianças como sujeitos que observam, questionam, levantam hipóteses, concluem, fazem julgamentos e assimilam valores, constroem conhecimentos e se apropriam do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social.
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O que são concepções da criança?

A concepção de criança, portanto, é uma construção social e histórica que sofre mudanças ao longo do tempo, sendo dinamicamente reelaborada. Nesse sentido, dependendo da classe social, familiar e grupo étnico, é inadequado supor uma infância homogênea.
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Qual é a concepção de criança no referencial curricular?

Verifica-se ainda que a infância é compreendida no RCNEI como uma etapa da vida do ser humano que difere da dos adultos. Nesse sentido, as especificidades da infância, no que tange às brincadeiras, educação e jogos, são exaltadas nesse documento.
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O que a constituição diz sobre a infância?

O tema do #dhtododia é a Criança e o Adolescente. Em seu artigo 227, a Constituição Federal determina ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, diversos direitos.
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Qual a concepção de infância presente na legislação?

No ECA (1990) encontramos o conceito de criança como a pessoa até os doze anos de idade incompletos, sendo reconhecida a sua infância em condições dignas de existência como sujeitos de direitos.
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Qual é a concepção da infância presente na legislação considerando a idade limite da criança?

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único.
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Qual é a concepção da infância?

A infância é o período da vida em que o indivíduo começa a sentir, a pensar, a agir e a se relacionar. Pode-se dizer que é a fase da vida quando iniciam os aprendizados e as descobertas. Desde a Antiguidade, vários pensadores buscam entender o significado de infância.
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Qual é o conceito de infância?

Segundo o dicionário Aurélio, a infância é definida como um "período de crescimento do ser humano, que vai do nascimento até a puberdade". A criança, no mesmo dicionário, é definida como um "ser humano de pouca idade" (Ferreira, 2004). Etimologicamente, o termo 'infância", em latim in-fans, significa sem linguagem.
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Como podemos definir a infância?

A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.
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O que é infância segundo Vygotsky?

De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
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Quais são as 4 fases do desenvolvimento infantil?

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases respeito à cognição:
  1. Sensório-motor: de 0 a 2 anos. ...
  2. Pré-operatório: de 2 a 7 anos. ...
  3. Operatório concreto: de 8 a 12 anos. ...
  4. Operatório formal: a partir dos 12 anos.
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O que Vygotsky defende?

Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.
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O que Aristóteles pensa sobre a infância?

Para Aristóteles, toda a criança é uma criança em ato e, ao mesmo tempo, um adulto em potência, um ser que só alcançará sua completude e finalidade na adutez.
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O que Platão defendia sobre a infância?

Por exemplo, Platão, desde sua macropolítica, pensava a infância como pura possibilidade e partir de sua utopia pedagógica buscava concretizar essa possibilidade espelhando-se nas formas puras de beleza, bem e justiça.
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Quando surge o conceito de infância?

Foi somente no século XVIII com o surgimento do sentimento de infância, que a concepção de infância se efetivou. A partir daí elas passam, do ponto de vista biológico, a ser tratadas com particularidades, a serem percebidas na sua singularidade por possuírem sentimentos próprios.
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