A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio.
Tinha como objetivo estudar a evolução do pensamento da infância até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo.
Quais as contribuições de Piaget para a alfabetização?
Piaget destaca, nessas obras, a importância de que a escola desenvolva um procedimento didático que favoreça a autonomia intelectual do/a aluno/a. Nesse sentido, é fundamental que o/a aluno/a tenha uma atuação ativa, aja sobre os conteúdos a partir dos esquemas de ações e operações que dispõe.
A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio.
Qual é a principal ideia da teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo?
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
As “ferramentas mentais” para essa construção mudam conforme a faixa etária e também conforme o ambiente e os estímulos. Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal. Esses são, portanto, os 4 estágios de Piaget.
Através da minuciosa observação dos seus filhos e principalmente de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: os estágios: inteligência sensório-motora: inteligência prática, manifesta em ações.
Esse período caracteriza-se pela capacidade de pensar sobre as variáveis, dispensar o apoio da percepção e da manipulação, formular hipóteses, examinar conseqüências, trabalhar com o raciocínio lógico, é o estudo mais avançado desse processo de equilíbrio.
A estrutura da inteligência muda com a idade, e estas mudanças evolutivas constituem o principal objeto de estudo de Piaget. O conhecimento da estrutura possibilitará a previsão do que se pode esperar de uma criança em um determinado momento.
Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento.
Qual foi o grande interesse da pesquisa de Piaget?
O objetivo da pesquisa de Piaget foi definir, a partir da perspectiva da biologia, como o sujeito passaria de um conhecimento menor anterior para um nível de maior conhecimento.
A presente pesquisa conta com o objetivo de unificar as fases de desenvolvimento de Piaget (1999) os quais são quatro estágios que proferem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais, bem como será descrito cada estágio em suas principais particularidades.
Qual a importância da teoria de Piaget para a educação?
Com base nos resultados de suas pesquisas, Piaget propôs a adoção de um processo educacional em que os alunos são vistos como protagonistas, e por isso abalou a teoria pedagógica tradicional que desenha a mente de uma criança como algo vazio, à espera de ser preenchida por conhecimento.
O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado. Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia.
A inteligência só pode se definir pelo seu processo. Ela é um processo de organização, que engloba o conjunto de funções cognitivas e que tende a uma forma de equilíbrio, que caminha em direção a certas formas de equilíbrio final.
Segundo Piaget, o desenvolvimento se dá em quatro períodos: sensório-motor (até 2 anos), pré-operatório (de 3 a 7 anos), operatório concreto (de 8 a 11 anos) e operatório formal (a partir de 12 anos).
Segundo Piaget, o conceito "criança" designa, pois, pessoas cuja inteligência apresenta características de egocentrismo intenso que se resume na confusão entre significante e significado, entre interno e externo, entre pensamento e matéria.
Sem perder o rigor científico que adquiriu nas Ciências Naturais, Piaget dedicaria sua vida ao estudo do desenvolvimento da Inteligência e da Psicologia Genética, influenciando teorias pedagógicas e educacionais de seu tempo e outras ainda construídas na atualidade, tais como o construtivismo3.
Posteriormente, Piaget inaugura a perspectiva da epistemologia genética, que busca compreender os processos que resultam na evolução cognitiva. Em 1950, publica o livro Introdução à epistemologia genética — o primeiro de muitos outros estudos a respeito de suas descobertas e seu pensamento.
Piaget desenvolveu sua teoria partindo da curiosidade a respeito do desenvolvimento da inteligência e iniciou seus estudos observando e analisando o comportamento de seus próprios filhos e crianças de sua comunidade.