O vermelho é considerado também a cor da justiça. No imaginário ocidental, sangue se paga com sangue. Nas cidades medievais, em dias de julgamentos, eram içadas bandeiras vermelhas, as sentenças eram assinadas pelo juiz com tinta vermelha e os carrascos vestiam-se de vermelho.
Vale ressaltar que o vermelho representa justiça. Algumas pesquisas recentes mostraram que o azul é a cor preferida das pessoas, principalmente nos Estados Unidos (EUA). Suas associações estão relacionadas à paz, tranquilidade, harmonia e equilíbrio.
O branco, usado pelo juiz, significa a imparcialidade na aplicação da lei. A cor vermelha, do Ministério Público, representa o rigor na aplicação da lei.
Cores da Justiça [Black and Blue] - [2019] - Trailer Legendado
Qual é a roupa do oficial de justiça?
A obrigatoriedade de trajes adequados e compatíveis com o decoro judicial, no entanto, fica mantida para ambos os sexos, sendo indispensável para os homens o uso de calça e camisa social.
Balança. Representada em objetos, fotografias, pinturas e até em logomarcas, a balança é atribuída ao significado de justiça, do comportamento correto segundo as leis e do equilíbrio.
É neste dualismo que se expressa a cor preta que remete para a ausência de luz e, simbolicamente, de esperança na salvação. Mas é também a cor que indica o resultado da punição de Deus cuja justiça envia os descrentes e os pecadores para a eterna condenação, marcando-os com o sinal punitivo da cor preta.
Branco: pureza, neutralidade e limpeza. O branco simboliza novos começos, encoraja a organização e auxilia na clareza mental. Preto: autoridade, poder e suavidade.
Cada cor tem um poder de comunicação que pode ser estrategicamente utilizado em marketing e design: Vermelho: Ação, energia, perigo. Azul: Confiança, tranquilidade, responsabilidade. Verde: Saúde, sustentabilidade, renovação.
A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que ela não faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados. A balança indica equilíbrio e ponderação na hora de pesar, lado a lado, os argumentos contra e a favor dos acusados. A espada é um sinal de força.
A cor da pele é uma estimativa. Taylor chegou a conclusões semelhantes sobre a fisionomia de Jesus. "Os judeus da época eram biologicamente semelhantes aos judeus iraquianos de hoje em dia. Assim, acredito que ele tinha cabelos de castanho-escuros a pretos, olhos castanhos, pele morena.
Segundo a Bíblia, não há uma referência direta sobre a cor preferida de Deus. No entanto, algumas passagens bíblicas mencionam cores simbólicas, como o branco, que representa pureza e santidade, e o vermelho, associado ao sangue de Jesus Cristo.
Como não há uma descrição física de Cristo na Bíblia, tampouco há espaço para dúvidas: o Jesus histórico, o homem que foi executado pelo Império Romano no século 1, era um judeu de pele escura, proveniente do Oriente Médio.
A balança como símbolo do Direito e da Justiça é um dos símbolos profissionais mais conhecidos. No entanto, a representação original não é a balança sozinha, e sim, a balança, em perfeito equilíbrio, sustentada por mãos femininas.
O hábito de usar a toga é uma das mais antigas tradições civis. Utilizada desde a Roma Antiga, a peça tornou-se um dos símbolos da magistratura. A palavra remete à ideia do comprimento, pois deriva de um termo associado ao tornozelo ou calcanhar.
Qual é o símbolo do Direito? O símbolo do Direito é a balança. Utilizado para medir a massa dos objetos, esse instrumento é muito associado ao conceito de equilíbrio.
O juiz usa a toga, enquanto advogados e membros do Ministério Público utilizam a beca. Segundo a tradição, o uso dessas vestimentas remete aos sarcedotes da Roma antiga.
A Toga é usada pelo Juiz, pelos Advogados, Defensores públicos e Promotores e é uma forma de lembrança e sinal do sacerdócio destes profissionais devotados ao direito e a Justiça, denotando a respeitabilidade e austeridade.