Os adultos são borboletas com cerca de 30 mm de envergadura e asas de cor branca acetinada. O corpo é de cor castanha clara. Os ovos têm forma aproximadamente elíptica achatada, superfície reticulada e cor branca a amarelada.
Os sinais de que existem traças em seu ambiente são:
Pequenos buracos em objetos que contenham celulose em sua composição; Roupas com poeira, descoloridas ou com cheiro de mofo; Teias nos cantos de paredes, caixas, quartinhos e armários, por exemplo.
Traça é um nome genérico para duas ordens distintas de animais: Thysanura e Lepidoptera. Resumidamente, a ordem Thysanura inclui a traça-dos-livros. Sua metamorfose não é completa, então as ninfas (bebês) acabam sendo bem similares aos insetos adultos.
Porém, qualquer roupa que não tenha sido bem lavada e tenha resíduos corporais impregnados (como escamas da pele, suor, urina, pelos), se tornam alvos das traças. Os dois tipos de traça gostam muito de locais escuros e úmidos. É por isso que é muito comum encontrá-las em livros, armários, frestas, gavetas e documentos.
Você pode fazer um preparado de cravo para limpar as paredes, bancadas, dentro e por trás dos armários e eliminar as traças. Para isso você deve ferver por cinco minutos uma xícara de água com 20 cravos da índia, em seguida desligue o fogo e retire os cravos, acrescente uma xícara de álcool.
Confira! Um dos métodos infalíveis para acabar com as traças é com o uso de vinagre. Para isso, misture 250 ml de vinagre branco e 250 ml de água e coloque num borrifador. Para aplicação, basta retirar todas as roupas do armário e passar o líquido por todo o local com o uso de um pano limpo.
O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa.
As traças deixam fezes muito pequenas por onde passam, que se assemelham a grãos de pimenta preta. E outro rastro por elas deixado são manchas amarelas que ficam nos livros e roupas pelos quais elas passam.
O capim-limão, conhecido por seu aroma refrescante, também pode ser usado para afastar traças. Faça sachês com folhas secas de capim-limão e coloque-os dentro de armários e gavetas.
As traças (Lepisma saccharina) são insetos comuns de serem encontrados em casas e, apesar de não representarem riscos à saúde, podem causar danos materiais, principalmente em roupas e livros. Essas pragas são encontradas, geralmente, em locais escuros e úmidos.
Alguns dos sintomas são vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas vesículas cheias de líquido transparente, que podem aparecer espalhadas pelo corpo ou em áreas específicas.
As traças são insetos que podem se alimentar de diversos materiais com fontes de proteína como cereais, grãos, rações de pet, papel, cola dos livros e papelão. Nos períodos mais chuvosos, que propiciam mais umidade, é mais comum nos depararmos com as traças.
As traças adultas podem viver por mais de quatro anos. A traça dos livros lembra o aspecto de um peixe prateado, denominado na língua inglesa como "silverfish”.
As traças-dos-livros se alimentam de todas as substâncias que contêm amido. Ou seja, grãos, papel, pigmentos de tinta, seda, papéis de parede, lençóis, cortinas. Já as traças-das-roupas se alimentam de queratina, que é uma proteína animal. Por isso, elas atacam as roupas.
Essas traças estão entre os insetos mais primitivos conhecidos pelos seres humanos, sendo encontradas no mundo todo. “Alimentam-se de uma infinidade de produtos como papel, papelão, revistas, páginas e capas de livros, papel de parede, além de farinhas, roupas, tecidos de roupas, insetos mortos, dentre outros.
Lugares escuros e úmidos são os preferidos das traças. Portanto, faça o ar circular e deixe o sol entrar abrindo portas e janelas com frequência. Além de ser um hábito saudável, isso evitará o aparecimento desses bichinhos. Evite também o mofo, que aparece em lugares úmidos, impermeabilizando paredes e tetos.
Apesar de causarem danos em objetos como livros e roupas, as traças não transmitem doenças. As condições ideais para atratividades dos insetos são objetos que contenham celulose, locais úmidos e escuros.
Prepare saquinhos com cravos e espalhe nos lugares em que há livros e roupas com furinhos. Além de espantar a traça, os saquinhos vão manter outros bichinhos longe, como as formigas. Troque os sachês a cada três meses.
Geralmente, os ninhos de traças são encontrados em locais escuros e pouco movimentados, como armários, gavetas, sótãos e porões. Eles podem ser identificados pela presença de pequenos furos em tecidos e papéis, além de pequenas manchas escuras de fezes das traças.
Com a alta oferta de alimentos (de papéis a restos de pele e cabelos) e de ambientes úmidos e escuros em nossas casas. Essas são as condições ideais para o aparecimento das traças, que entram por janelas, portas e, em muitos casos, por objetos carregados para dentro do lar.
O Jimo Antitraças tem ação fulminante no extermínio de traças. Pode ser aplicado dentro de guarda-roupas, prateleiras e gavetas. Além disso, não possui cheiro e pode ser aplicado diretamente nas roupas. Proteja seus móveis e livros contra traças.
Para eliminar traças, comece por limpar profundamente os armários e áreas infestadas. Use sachês de cedro, cravos ou cascas de frutas cítricas para repelir. Armazene roupas e tecidos em recipientes selados. Aspire regularmente e, se necessário, use armadilhas de traça ou inseticidas aprovados.
As traças se alimentam das plantas e das roupas de sua casa. Isso significa que alguém está se alimentando de suas energias. Então, cuide de sua energia, não permita isso.