Quem mais sofre com os efeitos solares são os carros de cores escuras. Os carros de cor preta, vermelha, azul e o verde, por reterem mais calor, absorvem mais os raios solares.
A cor preta absorve mais os raios solares, ou seja, reflete menos, por isto esquenta mais o veículo por transferência de calor para dentro da cabine. Em relação a um carro de tonalidade mais clara, a diferença pode variar até 20ºC.
Carros claros tendem a desbotar menos que carros escuros. Isso acontece porque a cor branca, por exemplo, reflete os raios ultravioleta. Diferente da cor preta, que tem uma alta taxa de absorção de raios ultravioleta e infravermelho.
Quanto mais clara a cor da pintura do carro, mais ela reflete os raios solares. Quanto mais escuro o carro, mais a pintura, a carroceria, absorve os raios solares. Isso significa que o carro pintado de branco esquenta muito menos internamente do que o carro pintado de preto.
“Foi possível comprovar que as cores claras, de maneira geral, vão refletir mais a radiação solar do que as escuras, pois estas absorvem mais”, ressalta. Uma fachada pintada de preto absorve 98% da radiação, ou seja, praticamente tudo o que chega de energia (calor), refletindo apenas 2%.
O branco absorve somente 20% de calor, enquanto que o preto absorve 98% de calor. E as outras cores são bem variáveis, por isso se quiser considerar esta característica também na hora de escolher a cor, é importante optar por tons mais claros.
“A luz é absorvida muito mais pela cor preta do que pelas outras cores e, consequentemente, ela aquece mais. Comparado a um carro prata, por exemplo, o interior de um carro preto pode ficar com até 6 ºC a mais”, explicou o físico.
Então, quando seu carro é pintado com uma cor escura, especialmente preto, isso aumentará as qualidades de absorção de calor do metal. Os tons mais escuros retêm o calor, tornando o carro mais quente ao toque, enquanto os tons mais claros refletem o calor.
Cinza. O cinza é uma cor versátil e discreta, favoritada por uma ampla variedade de compradores. Cor de carro cinza costumam apresentar uma demanda estável, o que pode resultar em preços de revenda mais favoráveis.
O branco é, de longe, o favorito. De acordo com a Basf, isso também está relacionado “com sua beleza clássica e atemporal”. Cada mercado tem suas particularidades. Os usuários dos Estados Unidos deparam-se com menos opções de cores, mas isso não significa que eles não gostam de carros coloridos.
Quem mais sofre com os efeitos solares são os carros de cores escuras. Os carros de cor preta, vermelha, azul e o verde, por reterem mais calor, absorvem mais os raios solares. Por esse motivo, eles queimam mais facilmente do que os de cores mais claras.
Assim como o branco, cinza e prata são ótimas cores para refletir a luz durante a noite e deixar o carro mais visível. Outra vantagem é que arranhões e sujeiras não ficam tão aparentes, especialmente nos tons mais escuros.
Carros pretos e de “outras” cores , como amarelo, verde, azul ou marrom, ficaram em um patamar um pouco acima da média como é possível observar no ranking abaixo. O preto, inclusive, havia sido vice-campeã na pesquisa que a startup promoveu em 2021 e o vermelho foi a cor mais valorizada daquele ano.
Já carros pretos ou em tons escuros escondem melhor a poeira e outras manchas. Além disso, é importante cuidar da pintura do carro para que ela não fique desgastada e acabe por desvalorizá-lo.
O preto, o cinza e o prata. Sim, por incrível que pareça, essas são as cores que mais desvalorizam com o passar dos anos. Apesar disso, também são as cores mais procuradas e as mais fáceis de revender. Nos carros Hatch, por exemplo, o prata pode desvalorizar até 10,39% em 2 anos.
No Brasil, branco, preto e prata são as cores mais populares, com quase 85% da fatia de mercado. Depois vêm vermelho e azul, com aproximadamente 10%. Amarelo, laranja, verde e subtons giram em torno de 1%. As tendências indicam que as cores branca, preta e cinza continuarão a dominar o mercado global em 2024.
Os dados mais recentes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que 43,6% dos automóveis vendidos no País são brancos, 18,4% prata, 16,5% cinza e 11,1% pretos. Apenas 5% dos carros são azuis, 3,8% são vermelhos e 1,6% representa outras cores.
As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
Ou seja: teoricamente, o vermelho é a cor que mais absorve calor, porque joga fora apenas a frequência mais baixa (menos quente), enquanto o violeta é a que menos absorve calor, pois joga fora a frequência mais alta (mais quente).
Já o branco tem a propriedade de refletir a maior quantidade de energia que recebe, assim, ele absorve bem menos calor, sendo assim, quanto mais próxima a roupa que você usar estiver da cor branca, menos calor sentirá.
Se você se sente atraído por cores vibrantes e ousadas, considere opções como vermelho, amarelo ou azul elétrico. Se você prefere algo mais discreto e elegante, tons neutros como prata, cinza ou preto podem ser uma boa escolha.
As cores mais escuras absorvem a luz do sol e refletem menos, cerca de apenas 5%. Já um carro branco ou de coloração semelhante, reflete muito mais, até 80%, e por isso a influência na temperatura se dá de forma mais expressiva.