Como é um processo gradual e dependente de reações químicas, o hematoma vai mudando de cor conforme vai sendo degradado, passando de vermelho para roxo em poucos minutos e depois para esverdeado (biliverdina), amarelado (bilirrubina) e por fim amarronzado (hemossiderina) no decorrer de sua absorção.
O roxo é uma cor secundária derivada da mistura em partes iguais das cores vermelho e azul. Quando essa mistura apresenta mais quantidade da cor azul, resulta em tons de lilás e anil.
Hematoma Vermelho: primeira fase, ocorre após a batida ou trauma, na qual o sangue ainda está oxigenado e aparece de forma sútil. A pele fica avermelhada e levemente quente.
Os glóbulos vermelhos nessas lesões são degradados e fagocitados pelos macrófagos. Nos primeiros dias devido a presença de hemoglobina sem oxigênio a lesão fica vermelho-azulada. Após 3 a 6 dias a hemoglobina é degradada e ocorre a formação de biliverdina, atribuindo à lesão a cor azul-esverdeada.
Por ser uma cor forte e com bastante “personalidade”, o ideal é não usar o roxo com outras cores muito vibrantes e marcantes. Como exemplo de tons que combinam com roxo, podemos citar o pretinho básico, o vermelho, o rosa, o azul, o bege (ou nude), o branco, o marrom, o vinho e até mesmo algumas tonalidades de verde.
A mistura do magenta com o amarelo forma a cor vermelha; A mistura do ciano e amarelo forma a cor verde; A mistura do ciano e magenta forma a cor azul; A mistura do preto com o branco forma a cor cinza.
Quando se tratam dos hematomas roxos, isso quer dizer que já passaram da 1a fase (vermelha). A cor roxa dura uma média de 5 dias, enquanto, logo depois, vem outras fases e colorações. É uma evolução gradual dos tecidos envolvidos e costuma durar uma total de 15 dias ou um pouco mais para a resolução ser completa.
A dermatologista Márcia Purcelli recomenda usar compressas frias no hematoma em até 48 horas. Depois, se o tamanho da mancha e a dor não aumentarem, use compressas mornas.
Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.
Organizada na ordem em que as cores aparecem no espectro de luz (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta), Sir Isaac Newton criou o primeiro círculo cromático em 1666.
O círculo cromático é baseado nas cores primárias: vermelho, amarelo e azul. Elas são primárias porque não podem ser obtidas em combinações. Em seguida, o círculo é complementado com as cores derivadas, como as secundárias: laranja, verde e roxo.
Violeta, púrpura, malva, lilás... todas são cores dentro do espectro do “roxo”. Os tons de roxo, portanto, variam a depender da quantidade de preto ou branco existentes a partir do violeta, a última cor visível no arco-íris.
A combinação dá certo, pois reúne duas cores opostas no círculo cromático. Dependendo dos tons escolhidos, forma um contraste suave e harmônico, como no exemplo logo abaixo. O vermelho usado foi o Terra Roxa.
A sala de estar do apartamento de Sig Bergamin, em Paris, prova que o roxo harmoniza muito bem cores como laranja, preto, branco e amarelo. Optar por tons neutros também é uma estratégia eficaz para equilibrar o visual e evitar excessos.
Lilás é uma cor similar ao violeta, uma nuance mais clara do roxo. É formada como uma junção particular entre as cores azul e vermelho e está presente em muitas flores, incluindo numa que leva o mesmo nome.
O roxo é a cor do misticismo, da transmutação e da espiritualidade. O roxo quer transformar, quer tirar as coisas do lugar, quer se conectar com as pessoas de maneira mais profunda. O roxo é a cor dos chacras do cérebro, onde se concentram os sentimentos e a inteligência.
Verde e roxo são cores complementares e podem ficar lindas juntas bem na sua parede. A cor do ano Suvinil, Eclipse, combinada com outro tom da marca, Suco de uva, promove um efeito contrastante que pode ser suavizado com uma escolha de cor neutra, como a Camelo.
1. Como combinar o roxo com outras cores? O roxo combina bem com cores como branco, cinza, dourado e verde. Experimente diferentes combinações para criar paletas de cores atraentes.