O mesmo acontece com os elementos: o fogo com o vermelho e laranja, o ar com o branco e o amarelo, a água com o verde e a terra com o preto e o castanho.
Porque as moléculas do ar são muito pequenas e não refletem a luz. Porque as moléculas do ar são muito pequenas e não refletem a luz. “Para que um objeto seja visto é preciso que um raio de luz incida sobre ele, refuta e atinja o olho do observador”, diz o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.
CORES| O GRILO E O ARCO-ÍRIS | Vídeo musical infantil
Porque o ar não tem cor?
Porque a atmosfera é composta de gases incolores. Para que possamos enxergar um gás qualquer, é preciso que ele possua alguma coloração. Isso só acontece quando seus elementos químicos absorvem luz visível, uma vez que, como ensina o arco-íris, cada um dos sete raios que compõem a luz corresponde a uma cor diferente.
Conforme Adriane Rodriguez, professora e coordenadora dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o ar puro é aquele que não tem presença de contaminantes. “Os principais poluentes atmosféricos são classificados de acordo com o seu estado.
O vento se forma por causa das diferenças de pressão na atmosfera terrestre, devidas principalmente a diferenças de temperatura. O sol, de fato, aquece a superfície terrestre de forma desigual, criando zonas de alta e de baixa pressão.
Designa-se por ar líquido o produto da liquefação do ar. É um líquido incolor, semelhante à água, que possui uma temperatura de ebulição (à pressão atmosférica normal) de cerca de -190 ºC.
A água é uma substância que não emite luz, isto é, ela apenas absorve e reflete formas de luz que incidem sobre ela. A água é, portanto, uma fonte secundária de luz. A partir dessa condição, cientistas concluíram que a água é uma substância transparente mas de cor levemente azulada.
É um azul intenso, mas um pouco mais claro hoje do que o tom original. A cor pode ser obtida no espaço RGB com 65 vermelho, 105 verde e 225 azul. O azul-real pode ser obtido no espaço de cor CMYK com 71% de ciano, 53% de magenta, 0% de amarelo e 12% de preto.
Assim, as moléculas da atmosfera difundem o azul em uma quantidade mais elevada que as outras cores, espalhando o azul para todas as direções da atmosfera. É essa cor refletida que chega até os nossos olhos na superfície da Terra, por isso observamos o céu azul.
Por mais que aparentemente é um processo simples, existem vários tipos de ventos. São eles os ventos verticais, horizontais, constantes, periódicos, locais e variáveis.
Tornado: o mais forte dos ventos, podendo atingir até 490 km/hora. Seu tamanho pode ser de até 10 km de diâmetro, sendo formado por redemoinhos e poeiras, ocorrendo em zonas temperadas no Hemisfério Norte.
O ar é invisível, mas tem peso, apesar de ser muito reduzido (cerca de 1,29g por cada litro de ar). Mas é importante perceber a importância deste peso, pois é através dele que entendemos o que é a pressão atmosférica. A pressão atmosférica é a força que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta.
Nossa atmosfera é formada por gases incolores e, como sabemos, são invisíveis. Para enxergarmos um gás é necessário que ele tenha alguma coloração. Isso só é possível quando seus elementos químicos absorvem luz, uma vez que, assim como o arco-íris, cada um de seus raios compõem uma luz de cor diferente.
Podemos perceber a existência do ar quando respiramos profundamente e notamos que o peito e o abdômen aumentam. Para comprovar isso, os alunos aprenderam se divertindo, percebendo que, onde havia oxigênio, a água não entrava, pois, o ar preenchia o ambiente.
Setores siderúrgico, químico, alimentícios, de petróleo. Transportes rodoviários e não rodoviários em terra. Energia a partir de pequenas fontes de combustão para aquecimento de espaços e cozedura, incluindo geradores a diesel e utilização de biocombustíveis. Centrais elétricas alimentadas a combustíveis fósseis.
Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água.
Em Svalbard, arquipélago da Noruega, há um vilarejo em que a atmosfera é ultralimpa, o Wi-Fi é proibido e todos os prédios ficam destrancados, caso você precise se refugiar dos ursos polares – mas grandes mudanças estão no ar.