Fluido de Freio DOT-3 VARGA é um fluido desenvolvido com alta tecnologia para uso em sistemas hidráulicos de freios e embreagens de automóveis, caminhonetes, ônibus e tratores.
*Fluído vem na cor amarela. Favor verificar o modelo de travas na parte traseira da pastilha de freio antes da compra/troca, principalmente nos veículos ano/modelo 2008/2009 em diante.
Posso misturar fluído de freio? Dicas e curiosidades!
Como saber se o fluido é DOT 3 ou DOT 4?
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir à risca o manual do fabricante do veículo, que define a composição a ser aplicada em cada sistema. Mesmo assim, Viviane Fragata reforça a importância de se trabalhar com fabricantes de nome consolidado no mercado.
Negativo, não se pode misturar fluidos de especificações diferentes. Exatamente o mesmo em relação ao óleo para o motor. Não se mistura um óleo mineral com o outro sintético, mesmo este sendo mais moderno e mais sofisticado.
O fluido de freio DOT 5.1 é a escolha ideal para quem busca o máximo em segurança e performance para o sistema de freio, especialmente em situações de temperaturas elevadas. Sua formulação é à base de glicol.
Fluido Vida Longa. MOTUL DOT 4 LV tem ponto de ebulição elevado quando úmido (172 ° C / 241,6 ° F), superior a fluidos convencionais DOT 3 (140°C / 284°F min.) e DOT 4 (155°C / 311°F min.) e, consequentemente permite mais tempo de vida do produto.
O fluido de freios DOT4 ATE foi desenvolvido para manter suas características tanto em altas como em baixas temperaturas, mantendo assim a eficiência do freio em qualquer situação.
Ele deve ser trocado a cada dois anos ou 20 mil quilômetros rodados. No entanto, você deve verificar o nível e o estado do fluido a cada um ano ou 10 mil quilômetros. Já a substituição do líquido deve ser feita a cada dois anos ou 20 mil km. Por isso, fique atento a hora da troca.
Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
Em resumo, o DOT4 é considerado como uma melhoria do DOT3 e é mais resistente ao calor e umidade, o que o torna adequado para veículos mais pesados ou para uso em condições de condução mais exigentes.
Geralmente os fluidos ATF possuem cor vermelha ou verde, com o objetivo de não serem confundidos com outros óleos. As orientações do fabricante irão guiar tanto sua escolha entre as opções disponíveis de ATF, quanto a quantidade adequada a ser utilizada.
O que acontece se colocar DOT 3 no lugar do DOT 4?
Mas afinal, qual utilizar? A regra básica é seguir as recomendações do manual do fabricante, porém a utilização de fluídos de freio de mesma base não prejudicará o veículo. Por exemplo, se o carro utiliza DOT 3, só faça a substituição de forma completa usando DOT 4 ou DOT 5.1.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.