O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
1) A cor do fluido pode variar de acordo com o fabricante: transparente, vermelho, azul, etc. 2) Não se recomenda completar o fluido de freio no reservatório, a menos que haja um vazamento no sistema de freios. Em caso de vazamento o nível deve ser completado imediatamente para evitar a perda da frenagem.
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
Negativo, não se pode misturar fluidos de especificações diferentes. Exatamente o mesmo em relação ao óleo para o motor. Não se mistura um óleo mineral com o outro sintético, mesmo este sendo mais moderno e mais sofisticado.
DOT 4 🚗 🔧 DOT 3: Ideal para a maioria dos veículos de passeio e motocicletas que não enfrentam condições extremas de frenagem. Perfeito para veículos mais antigos e situações onde o sistema de freio não é submetido a altas temperaturas com frequência.
O fluido para freios DOT 4 é semelhante ao DOT 3 em composição, mas possui um ponto de ebulição mais alto, o que lhe confere maior resistência à formação de bolhas de vapor em sistemas de freios mais exigentes.
Qual a diferença entre fluido de freio dot 3 e DOT 4?
O DOT3 é classificado com uma temperatura de ebulição mais baixa do que o DOT4, o que significa que ele não é capaz de suportar temperaturas tão altas sem ferver ou se decompor. Isso pode levar a falhas no sistema de freio, especialmente em condições de condução mais exigentes, como corridas de rua ou trilhas.
Dependendo do fabricante, os fluidos de freio podem apresentar diferentes colorações quando novos, como amarelo, vermelho ou transparente. Isso ajuda a identificar o nível de contaminação, fornecendo uma boa pista na hora de fazer a troca. Se o fluido estiver muito escuro, o melhor é substituí-lo o quanto antes.
Fluido de Freio PEAK® DOT 3 é um fluido sintético de uso severo, à base de glicol, formulado para uso em freios importados, sejam carros de passeio, motocicletas, DOT 3 é especificado.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
Motoristas regulares costumam usar fluido de freio DOT 3, que é a variedade mais comum. É apropriado para carros que não freiam bruscamente ou bruscamente. Devido ao seu maior ponto de ebulição, o DOT 4 é mais usado em carros de corrida e carros de polícia.
O Fluido para Freios DOT3 Radnaq foi especialmente desenvolvido para o sistema hidráulico de freios de veículos. Proporciona segurança nos momentos de frenagem. O produto atende as Normas NBR-9292 Tipo 3, SAE-J 1703 e FM/SS n° 116 DOT3, com ponto de ebulição acima de 205 °C.
O que acontece se colocar DOT 4 no lugar do DOT 3?
DOT4 mais novo é superior ao DOT3, pois o ponto de ebulição é mais alto. Bom para carros de alto desempenho que fazem frenagens fortes. Mas absorve mais água. Então, se você não trocar a cada 2 anos, a água não só pode corroer seu sistema de freio, mas também ferver e fazer seu pedal de freio ir para o chão.
Completar o fluido de freio não é uma prática recomendada. O nível do fluido de freio no reservatório pode diminuir com o desgaste natural das pastilhas de freio e das lonas, pois o espaço vazio é ocupado pelo deslocamento dos pistões das pinças. Isso é normal e não significa que há um problema no sistema de freio.
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
Sua principal vantagem em relação ao DOT 3 reside no ponto de ebulição mais elevado, o que significa que o fluido DOT 4 resiste melhor a altas temperaturas sem perder suas propriedades.