O lilás é a cor utilizada na faixa e capelo dos formandos que estudam e passam conhecimento ao próximo, das áreas de: Ciências Sociais, História, Letras, Pedagogia, Recursos Humanos, Serviço Social, etc.
Para escolher a cor do seu jaleco você deve considerar: o seu ambiente de trabalho; o nível de concentração para realizar suas tarefas; como as cores se combinam o se anulam (por exemplo: o laranja neutraliza o azul e vice-versa; o verde neutraliza o vermelho e vice-versa; a violeta neutraliza o amarelo e vice-versa);
(b)Jaleco Azul O jaleco azul é frequentemente usado por profissionais da área cirúrgica. A cor azul transmite uma sensação de calma e confiança, além de ser associada à serenidade e à autoridade. Isso faz com que seja uma escolha popular entre cirurgiões e outros especialistas que lidam com procedimentos delicados.
O uso de cores frias, como o verde ou o azul por exemplo, oferecem uma constante atualização do cérebro, deixando-o mais sensível ao vermelho e laranja, além de proporcionar conforto na visão, melhorando assim a concentração dos profissionais da saúde durante os procedimentos cirúrgicos invasivos”.
Mas hoje em dia isso não é impeditivo para usar jalecos coloridos, pois existem jalecos de cores claras, como o bege e o cinza que também permitem na mesma proporção esse cuidado com a higienização.
Na área da saúde, onde a higiene e a prevenção de contaminação são essenciais, existem diversos tipos de jalecos que são amplamente utilizados. Entre os mais comuns, podemos destacar: Jaleco branco clássico: utilizado por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde.
A cor azul, de acordo com a psicologia das cores, transmite tranquilidade e segurança. Sendo assim, é muito utilizada por cursos que envolvem o meio corporativo ou por áreas do conhecimento que exigem confiança.
A resposta é sim, é errado. Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.
O curso de pedagogia tem dois símbolos importantes: a coruja — que tem relação à sabedoria; e o caduceu de Hermes à frente da flor de lis — que, além de sabedoria, representa o espírito nobre e a orientação. Assim, a pedra do curso de pedagogia é a Safira Azul, que remete à criatividade e à sabedoria.
Todos os profissionais podem ser chamados de doutor, contanto que concluam o curso de doutorado. Sendo assim, existem doutores em Medicina, Direito, Psicologia, Letras, Odontologia, Administração, Jornalismo e em todas as áreas do conhecimento.
Professores, por exemplo, precisam de tal vestimenta para se apresentarem de modo respeitável aos alunos e manter a ideia de organização dentro da instituição. Ainda no segmento educacional, o jaleco também serve para proteger as roupas comuns dos docentes de tintas e outros materiais que mancham.
Somente no século 19, quase ontem, que, em detrimento dos diversos avanços da epidemiologia, provou-se que a assepsia em hospitais era fundamental ao combate às doenças. Por esses fatores, foi então adotada a obrigatoriedade do uso de um jaleco na cor branca e devidamente higienizado.
1 – O jaleco deve cobrir todo o colo, ter gola tipo padre e botões. O zíper, apesar de mais prático, deve ser evitado por facilitar o acúmulo de sujeira. Por esse mesmo motivo é que o avental precisa ser 100% liso, ou seja, ele não pode ter detalhes em renda, bordados, correntes, pedrarias ou outras decorações.
Sem dúvida, a roupa branca para profissionais de saúde é o uniforme da indústria, com ou sem traje corporativo. Mesmo sem as roupas fornecidas pela agência, muitos profissionais de saúde não desistiram de usar branco no trabalho.
É fundamental para evitar possíveis confusões e garantir a segurança dos pacientes em hospitais e clínicas. Além disso, o bordado no jaleco pode ser utilizado como uma estratégia de marketing pessoal em consultórios particulares.
Dessa forma, a opção mais comum é bordar apenas o primeiro nome e o sobrenome do profissional no jaleco. Essa escolha permite que as informações sejam apresentadas de forma clara e legível, mesmo com o espaço reduzido.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) não adota nenhuma norma específica sobre o assunto, mas indica como boa prática da utilização do jaleco que ele seja usado apenas pelo médico que está no exercício da profissão. Se você não está trabalhando em uma instituição de saúde, não deve utilizar a peça.