Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
Colocar fluido de freio DOT3 no lugar do DOT4 pode causar problemas de desempenho e segurança. O DOT3 é classificado com uma temperatura de ebulição mais baixa do que o DOT4, o que significa que ele não é capaz de suportar temperaturas tão altas sem ferver ou se decompor.
Qual a diferença do fluido de freio dot 3 para o note 4?
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
O Fluidtech DOT 4 LV é um fluido para freio e embreagem hidráulica, classe de segurança 6, com baixíssima viscosidade, como requerido pelos mais modernos sistemas de freios e embreagens. O fluido para freio DOT 4 LV atende e supera os limites especificados nas normas nacionais e internacionais.
DOT 5.1. O fluido de freio DOT 5.1 é a escolha ideal para quem busca o máximo em segurança e performance para o sistema de freio, especialmente em situações de temperaturas elevadas. Sua formulação é à base de glicol.
*Fluído vem na cor amarela. Favor verificar o modelo de travas na parte traseira da pastilha de freio antes da compra/troca, principalmente nos veículos ano/modelo 2008/2009 em diante.
Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
As especificações DOT são uma medida da qualidade dos fluidos de freio e estão classificadas de acordo com o seu ponto de ebulição. O DOT 4 tem um ponto de ebulição mais alto do que o DOT 3, por isso oferece uma melhor resposta à travagem, melhorando a segurança do motorista.
“Isso pode levar a uma falha de frenagem”, alerta Conconi, lembrando que quando esse problema ocorre no sistema de embreagem, ocasiona falha no seu acionamento. É um problema que dificultará as trocas de marchas.
Depois de dois anos, no máximo, o fluido de freio precisa ser completamente trocado porque absorve umidade do ar e vai perdendo eficiência. A maioria das motos usa a especificação DOT 4, e é importante seguir o que o manual do proprietário recomenda.
A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir à risca o manual do fabricante do veículo, que define a composição a ser aplicada em cada sistema. Mesmo assim, Viviane Fragata reforça a importância de se trabalhar com fabricantes de nome consolidado no mercado.