O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
Pode misturar DOT 3 e DOT 4? Não misture fluidos diferentes. Charles C. Conconi, especialista em combustíveis, lubrificantes e fluidos automotivos, explica as diferenças entre as especificações DOT 4 e DOT 3.
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
1) A cor do fluido pode variar de acordo com o fabricante: transparente, vermelho, azul, etc. 2) Não se recomenda completar o fluido de freio no reservatório, a menos que haja um vazamento no sistema de freios. Em caso de vazamento o nível deve ser completado imediatamente para evitar a perda da frenagem.
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
Sua principal vantagem em relação ao DOT 3 reside no ponto de ebulição mais elevado, o que significa que o fluido DOT 4 resiste melhor a altas temperaturas sem perder suas propriedades.
DOT 4 🚗 🔧 DOT 3: Ideal para a maioria dos veículos de passeio e motocicletas que não enfrentam condições extremas de frenagem. Perfeito para veículos mais antigos e situações onde o sistema de freio não é submetido a altas temperaturas com frequência.
É fácil identificá-lo, por conta da cor que é mais clara, indo do vermelho ao amarelo e também porque o cheiro é muito característico. Se o cheiro é de queimado e a cor do óleo é escura, você realmente está diante de um problema, pois significa que o óleo está fazendo hora extra dentro da transmissão.
Há dois tipos de óleo de direção hidráulica que você pode escolher: o sintético e o mineral. Os dois fluidos são diferentes. Enquanto o sintético apresenta uma cor esverdeada, o mineral possui uma aparência avermelhada.
O que acontece se o fluido da embreagem estiver baixo?
Sem o fluido, o motorista sentirá o pedal pesado e poderá não conseguir engatar as marchas. Caso perceba alteração no pedal da embreagem do seu veículo, entre em contato conosco para uma avaliação!
*Fluído vem na cor amarela. Favor verificar o modelo de travas na parte traseira da pastilha de freio antes da compra/troca, principalmente nos veículos ano/modelo 2008/2009 em diante.
Mas afinal, qual utilizar? A regra básica é seguir as recomendações do manual do fabricante, porém a utilização de fluídos de freio de mesma base não prejudicará o veículo. Por exemplo, se o carro utiliza DOT 3, só faça a substituição de forma completa usando DOT 4 ou DOT 5.1.
Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
O Fluido para Freios DOT3 Radnaq foi especialmente desenvolvido para o sistema hidráulico de freios de veículos. Proporciona segurança nos momentos de frenagem. O produto atende as Normas NBR-9292 Tipo 3, SAE-J 1703 e FM/SS n° 116 DOT3, com ponto de ebulição acima de 205 °C.
Completar o fluido de freio não é uma prática recomendada. O nível do fluido de freio no reservatório pode diminuir com o desgaste natural das pastilhas de freio e das lonas, pois o espaço vazio é ocupado pelo deslocamento dos pistões das pinças. Isso é normal e não significa que há um problema no sistema de freio.
TUTELA LHM é um fluido de base mineral de cor verde, para aplicação em sistemas de freios hidráulicos de veículos comerciais. Sua avançada formulação lhe confere características de elevado ponto de ebulição, baixo ponto de congelamento e excelente compatibilidade com guarnições de borracha.
A principal diferença técnica entre um fluido de freio DOT3 e um fluido DOT4 é a sua resistência ao calor. O fluido DOT3 é classificado como tendo uma temperatura de ebulição mínima de 205 graus Celsius, enquanto o fluido DOT4 é classificado como tendo uma temperatura de ebulição mínima de 230 graus Celsius.