O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.
O açaí (nome científico: Euterpe oleracea) é uma palmeira muito comum na região da Amazônia que produz um fruto bacáceo de cor roxa (a parede do órgão ovário amadurece e forma a camada externa comestível), muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas.
Pela cor, dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se estiver misturada com outros ingredientes calóricos, a tonalidade fica distante do marrom ou roxo.
A fruta apresenta algumas variações, sendo a roxa a mais famosa, comercializada e consumida por todos. No total são 6 tipos diferentes de açaí encontrados na natureza, mais especificamente, no Norte do Brasil. São elas: o açaí roxo/preto, branco, açu, chumbinho, espada e o sangue de boi.
SBT PARÁ (29.01.18) Pesquisa vai ajudar a identificar açaí adulterado
Por que o açaí fica escuro?
Como a cor do açaí vem da antocianina, responsável pela ação antioxidante, quanto mais escura for a polpa do açaí mais indícios de que se trata de um açaí saudável.
O açaí é uma palmeira nativa da região norte do país. Ela contém antocianinas que dão a cor vermelha e arroxeada dos seus frutos e flores. Estes pigmentos tem a propriedade de mudar sua coloração conforme o meio estar mais ácido ou básico, o que o torna um indicador interessante para ser usado nas aulas de ciências.
São duas as variedades de açaí: o roxo e o branco. O roxo, mais comum, tem a polpa cor de vinho tinto, o que justifica o nome do líquido dele extraído - “vinho de açaí”, e do açaí branco, menos comum, extraí-se um suco de cor creme-claro.
O açaí comum possui uma cor roxa mais intensa e um sabor característico. Já o açaí branco possui uma coloração mais clara, pois não possui antocianina, que é a responsável pelo pigmento roxo do fruto. O açaí branco, apesar de ser chamado assim, possui uma coloração esverdeada como o pistache.
A famosa fruta amazônica possui uma variedade rara de coloração clara: o açaí branco – também chamado de açaí tinga. Com o mesmo sabor do 'irmão' roxo, ele possui consumidores fiéis que chegam a pagar até o dobro pelo produto. A demanda pela polpa é tão significativa que já existem plantios racionais da fruta.
– Para descobrir se há substâncias que adulteram o açaí, como amido de milho ou trigo, é só colocar um pouco de açaí no fogo baixo e mexer até ferver. Se a consistência ficar parecida com um mingau, está adulterado.
Quem só conhece o fruto do açaizeiro por foto pode pensar que ele parece um mirtilo ou uma jabuticaba. Na verdade, ele se assemelha bem mais a um caroço – duro e impossível de mastigar. Por isso é que a fruta só é consumida em líquido ou pasta, depois de batida com água.
O açaí fino ou popular (tipo C) é a polpa que contém menos açaí. Ou seja, é extraída com adição de água e filtração, mas com concentração de açaí de 8 a 11% e a aparência é pouco densa.
O segredo está no pigmento que dá coloração ao fruto, isso mesmo, aquela bela cor roxa carrega substâncias que consagram o açaí como sendo um alimento antioxidante, são as chamadas antocianinas.
Quando consumido sozinho e com moderação, o açaí não causa ganho de peso e possui apenas cerca de 58 kcal/100g. Por isso, quem quer emagrecer pode consumir a polpa do açaí, mas deve escolher a opção pura, com moderação e sem acompanhamentos calóricos como açúcar, xarope de guaraná e guloseimas.
O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.
O mais saudável é o açaí puro. Se você fizer questão de comprar açaí adoçado, é mais indicado procurar aqueles que têm adoçantes naturais, como stevia e xilitol.
Cor. O açaí em pó puro é rico em antocianina, um potente corante natural. Por isso, a cor deve ser bem forte, em tom roxo escuro. Se for clara, pode ter sido misturada a outras substâncias.
A polpa do açaí tem a validade de 01 ano a partir do seu processo de produção, desde que mantido congelado, armazenado em temperatura negativa, em ambiente controlado e bem acondicionado. Se o açaí for mantido refrigerado e não for ingerido entre dois ou três dias, ele oxida. Ou como os nortistas falam: Azeda.
Para ter mais segurança e não deixar de usufruir dos inúmeros benefícios desse rico alimento, compre açaí em locais de confiança. E prefira marcas com selo da vigilância sanitária, um sinal de que foi pasteurizado – isto é, passou pelo tal branqueamento.
De longe, só com o olhar, Nazareno sabe se um açaí é de qualidade ou não. “Um bom açaí tem que estar 'tuíra', que é maduro. Este tem uma cor mais acinzentada, opaca”. Sobre a variação de preços entre safra e entressafra, o empresário diz ser grande.
O açaí é altamente perecível, sendo que seu tempo máximo de conservação, mesmo sob refrigeração, é de 12 horas. O fator responsável por esta alta perecibilidade é a elevada carga microbiana [18], juntamente com a degradação enzimática, responsáveis pelas alterações de cor e aparecimento do sabor azedo [14].