No fim do século 19, o Noel foi representado em forma de desenho, com uma roupa tradicional de inverno marrom ou verde-escura. A vestimenta mudou quando o cartunista alemão Thomas Nast foi deixando as roupas com as cores vermelha e branca, e ganhou ainda mais força quando apareceu na revista Harper's Weekly, em 1886.
A cor da primeira roupa do Papai Noel era verde — ou marrom. O "bom velhinho" era representado desta maneira nas ilustrações mais antigas, datadas do século 19.
Você já se perguntou por que as cores que prevalecem no Natal são o vermelho e o verde? Essa combinação de tons é uma herança de muitos anos atrás, mas só se popularizou a partir de uma capanha publicitária da Coca-Cola que utilizava a imagem do Papai Noel no século passado.
Vermelho, dourado, verde e branco são as cores tradicionais do Natal e não são por acaso. Cada uma delas tem um significado: Vermelho: representa sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus; Dourado: representa a presença do divino, luz e sol.
The Pink Panther in "A Very Pink Christmas" | 23 Minute Christmas Special
Qual a cor do Natal de 2024?
Sabia que o dourado é uma das cores tendências para o Natal 2024?! Isso mesmo, representando a alegria, prosperidade, abundância e elegância, o dourado vem pra deixar o seu Natal ainda mais iluminado e alegre!
No Natal, as cores das roupas carregam significados especiais. O vermelho simboliza amor e energia, enquanto o verde representa esperança e renovação, evocando a vitalidade das árvores natalinas.
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.
Foi em 1931 que a Coca-Cola contratou o artista sueco-americano Haddon Sundblom para pintar o Papai Noel em seus anúncios de Natal. A partir de então, a imagem cativou o público e se espalhou pelo mundo, mudando a percepção de como seria um Papai Noel, para sempre.
O desenho era em preto e branco. A roupa forrada de pele, nas cores vermelha e branca, seria apresentada somente na edição natalina de 1869, que Nast fez em conjunto com George P. Webster.
Um homem de roupa verde, típica de regiões frias, magro e bastante generoso. São Nicolau, bispo da cidade de Mira, atual Turquia, no século 4, foi a inspiração para o papai-noel. Com o passar do tempo, o personagem ganhou peso, barba e novas cores.
As roupas invernais do Papai Noel eram verde e/ou marrom até o final do século XIX, mas em 1886 o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. As roupas ainda seguiam o estilo de inverno, mas agora com a cor vermelha como principal, detalhes em branco e um cinto preto.
Fomos até o próprio fazer a pergunta que muitos tem curiosidade: e aí, Papai Noel, que roupa azul é essa? A resposta não podia ser outra: azul é a nossa cor, a cor da marca Havan! Comenta aí o que você achou da roupa do nosso Papai Noel!
Agora, o vermelho… Bem, o vermelho foi uma criação publicitária da Coca-Cola. O velhinho rechonchudo, de barba branca e traje de inverno vermelho apareceu pela primeira vez na revista norte-americana Harpers Weekly, no ano de 1881.
O Natal - que para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus - é celebrado em 25 de dezembro ou 7 de de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos. A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento.
Alguns estudiosos falam que a data foi oficializada como o nascimento de Cristo por meio do papa Júlio I, em 350. A primeira menção escrita ao Natal que se tem registro é o Cronógrafo de 354, calendário escrito por Fúrio Dionísio Filócalo.
Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 d.C., no entanto parece que os primeiros registros da celebração do Natal têm origem anterior, na Turquia, a 25 de Dezembro, já em meados do século II.
Embora o vermelho e verde clássicos do Natal ainda tenham seu lugar, espere ver novas paletas de cores emergindo. Tons de jóias como safira, esmeralda e ametista, junto com combinações de cores inesperadas como rosa e ouro, oferecerão uma reviravolta moderna à decoração tradicional.
Quando se pensa em Natal, logo lembramos dos tons vermelhos estampando roupas, toalhas de mesa, presentes, gorros e vários outros acessórios. O que muitos não sabem é de onde surgiu a associação da cor com essa data tão especial, que celebra o nascimento de Jesus Cristo.
A celebração do Natal já passou, mas claro, a moda durante o fim de ano é permanente. Durante as comemorações, os internautas começaram a apontar a crença sobre o famoso mito de que o uso de looks da cor verde para o fim do ano atrai gravidez.
Pode passar o Natal com roupa preta? Se você tem dúvida se pode passar o Natal com roupa preta, a resposta é: sim! As cores neutras e atemporais, como o preto, branco e cinza, são opções curingas e que funcionam perfeitamente para a ceia de Natal.