Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.
A cor que mais protege o sol é o vermelho, porque a onda de luz vermelha é a mais longa, e pode absorver muitos raios ultravioleta da luz solar. Outras cores são mais fracas que o vermelho, portanto, usar roupas vermelhas no verão pode bloquear os raios UV e impedir que a pele seja queimada pelo sol.
Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
O branco absorve somente 20% de calor, enquanto que o preto absorve 98% de calor. E as outras cores são bem variáveis, por isso se quiser considerar esta característica também na hora de escolher a cor, é importante optar por tons mais claros.
Examinando essa luz, os pesquisadores descobriram que não o preto, mas o verde escuro absorveu a maior parte do infravermelho: 87%. A título de comparação, o preto absorveu 86% do infravermelho que o atingiu. Já o branco foi o que menos absorveu: 63%.
Ou seja: teoricamente, o vermelho é a cor que mais absorve calor, porque joga fora apenas a frequência mais baixa (menos quente), enquanto o violeta é a que menos absorve calor, pois joga fora a frequência mais alta (mais quente).
Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.
A cor azul compõe o tripé básico das cores frias, junto com o violeta e o verde. Esse conjunto de cores tem por característica passar a sensação de frio e calmaria. Somado a isso, essa coloração possui uma ótima capacidade de reflexão, o que significa um ambiente mais fresco.
Os resultados confirmaram: branco e amarelo se mostraram as cores mais frescas, com temperaturas ao redor de 30 graus Celsius, enquanto preto e verde escuro se destacaram como as mais quentes, ultrapassando os 45 graus Celsius. O estudo trouxe uma revelação inesperada.
“Foi possível comprovar que as cores claras, de maneira geral, vão refletir mais a radiação solar do que as escuras, pois estas absorvem mais”, ressalta. Uma fachada pintada de preto absorve 98% da radiação, ou seja, praticamente tudo o que chega de energia (calor), refletindo apenas 2%.
O que colocar na janela para diminuir o calor do sol?
Toldos. Os toldos criam uma barreira contra a luz solar antes mesmo que ela atinja suas janelas, formando uma camada extra de proteção contra o calor. Eles são especialmente úteis nas varandas de apartamento, ambientes que tendem a esquentar mais que o normal devido à sua extensão.
Verdade. A cor preta absorve mais os raios solares, ou seja, reflete menos, por isto esquenta mais o veículo por transferência de calor para dentro da cabine.
Independentemente das cores e estilos escolhidos, as melhores opções de tecidos resistentes ao sol são o poliéster, algodão e linho, que conseguem filtrar mais os raios UV e bloquear em parte ou total a luz solar.
É importante observar que o protetor solar ou as roupas de proteção devem ser usados ao ar livre, mesmo quando na sombra. Quando possível, use camisas de mangas compridas e calças e saias compridas que ajudam a proteger contra os raios UV, sugere o CDC. Roupas de tecido ajustado oferecem a melhor proteção.
Segundo o estudo, realizado em 2019, a Terra recebe a energia radiante do Sol, e a energia radiante que não é refletida é absorvida, transformando-se em calor. Isso significa que cores com baixa refletividade, como o preto, esquentam facilmente e as altamente refletivas permanecem mais frias.
“A cor branca, por exemplo, reflete 80%. Já o preto reflete apenas 2%, absorvendo praticamente todo calor que é emitido sobre as superfícies”, explica Kelen.
Em seu trabalho ela demonstra que as cores que mais absorvem calor em suas superfícies - paredes ou telhados - são o preto (98%), cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
Já o branco tem a propriedade de refletir a maior quantidade de energia que recebe, assim, ele absorve bem menos calor, sendo assim, quanto mais próxima a roupa que você usar estiver da cor branca, menos calor sentirá.
Já as cores claras, como branco e amarelo, refrescam o ambiente, pois refletem a maior parte da luz solar, absorvendo menos calor, sendo as mais recomendadas para locais onde o termômetro bate mais alto.
Segundo o dermatologista do Hospital Universitário (HU) de Florianópolis, Daniel Holthausen Nunes, as roupas escuras absorvem os raios UV e são quentes, mas protegem a pele. Já as roupas de cores claras refletem a radiação, que causa queimaduras.
Independentemente da roupa que fica mais quente , porém, a unanimidade é que branco, amarelo, cinza e vermelho são cores bem mais favoráveis para quem quiser se manter fresco em dias de calor.
Absorção e reflexão da radiação solar são aspectos importantes para a escolha das cores por arquitetos e construtores. Você sabia que tintas brancas absorvem apenas 20% do calor enquanto as pretas chegam a 90%?