De qualquer forma, parece claro que Van Gogh tinha uma predileção pela cor amarela, manifestando-se em grande parte de sua obra, incluindo pinturas como A Casa Amarela, Esplanada do Café à Noite ou A Avenida dos Alyscamps.
A cor preferida de van Gogh era o amarelo. O que começou com pontinhos foi se tornando um grande sol, que não podia deixar de aparecer em suas telas. Ele pintou a noite e as estrelas somente em 1888!
Provavelmente, o pintor tinha preferência pelo amarelo em razão de uma condição de saúde: uma planta medicinal chamada dedaleira, utilizada por Van Gogh para tratar de suas crises de epilepsia e confusões mentais, teria causado uma contaminação.
Por que Van Gogh usava tanto amarelo em suas pinturas? Van Gogh sentia uma atração especial pela cor amarela, que ele associava a emoções positivas e alegria. Além disso, algumas teorias sugerem que essa preferência poderia estar relacionada a condições médicas que afetavam sua percepção visual.
Os girassóis eram para Van Gogh um símbolo de esperança e otimismo, com suas cores vibrantes e tendência de se voltar para o sol, servindo como uma metáfora para a busca de luz e positividade.
Van Gogh era um homem de muitos amores, a maioria prostitutas. Sua favorita era uma mulher chamada Sien, com quem morou e ajudou a cuidar do bebê durante algum tempo. Ela aparece em diversos retratos desenhados pelo pintor.
Muito se especulou sobre sua obsessão pela cor. Tanto é verdade, que chegou-se ao ponto de dizer que Van Gogh bebia tinta amarela para refletir com os pincéis o que sentia e manter o espírito alegre. A verdade é que não há nenhuma prova disso.
Vincent Van Gogh revolucionou a história da pintura. Embora tenha sido influenciado pelos pintores impressionistas, sua obra é muito pessoal e solitária. Usava cores opostas, como o azul e o amarelo, para aumentar a vibração de suas imagens.
Entre 1886 e 1889, Vincent van Gogh pintou uma série de 7 quadros de girassóis, para ele um símbolo de felicidade e gratidão. Depois da sua morte, tornaram-se nas suas pinturas mais famosas.
O agravamento do seu estado de depressão, levou o pintor a disparar um revólver contra o seu próprio peito no dia 27 de julho de 1890, vindo a falecer na sequência dos ferimentos causados apenas dois dias depois.
Nascida em 1862, em Amsterdam, Johanna Bonger tinha 23 anos quando casou com Theo Van Gogh. Com ele, que era negociante de artes, Jo se mudou para Paris; o casal logo teve um filho, e o batizaram de Vincent, em homenagem ao adorado irmão de Theo.
A tarefa de tornar a história de Vincent passou a ser da viúva Jo Van Gogh-Bonger, que tinha 28 anos na época. Ela foi a responsável por vender algumas das obras de Vincent, emprestá-las para exposições e também pela publicação das cartas que ele escrevia para Theo.
Van Gogh adorava a alegria vibrante da cor amarela e se identificava com os girassóis que, para ele, eram símbolo de felicidade e de gratidão, de força e de resistência.
A explicação científica. De qualquer forma, parece claro que Van Gogh tinha uma predileção pela cor amarela, manifestando-se em grande parte de sua obra, incluindo pinturas como A Casa Amarela, Esplanada do Café à Noite ou A Avenida dos Alyscamps.
O próprio Van Gogh culpou seus excessos com bebida como causa da crise psicótica que o levou à internação pouco tempo antes de sua morte. Hoje, alguns cientistas acreditam que ele se tornou viciado em terpenos encontrados no absinto de sua época, que o levaram a beber aguarrás, comer tintas a óleo e inalar cânfora.
De acordo com o Museu Van Gogh, localizado em Amsterdã, embora o pintor de fato tenha confessado ter ingerido tanto tinta quanto solventes de tinta (em especial, a terebintina), nunca mencionou que se focava em uma cor específica durante esses episódios, ou que havia alguma crença ou simbologia por trás do ato.
A partir de Van Gogh, os girassóis representam a celebração da beleza e da vitalidade da natureza. Além disso, passaram a ser um símbolo de amizade em todo o mundo.
Qual foi a única obra que Van Gogh vendeu em vida?
A Vinha Encarnada (Neerlandês: Die Rooi Wingerd) é um quadro do pintor holandês Vincent Van Gogh, concluído no início de novembro de 1888. Esta foi a única peça vendida pelo artista em vida. O quadro foi adquirido em Bruxelas por 400 Francos, por Anna Boch.
Sinopse. 1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência.
Uma passagem da Bíblia nos ensina que assim como o girassol segue o sol, nós devemos seguir a luz de Deus e permitir que a sua glória brilhe em nossas vidas. Conectados com Deus, recebemos a Sua luz e a Sua sabedoria. O girassol também é um símbolo de renovação, resiliência e vida eterna.
O pintor cortou a orelha esquerda depois de uma discussão acalorada com Paul Gauguin, artista francês também pós-impressionista com quem ele estava trabalhando em Arles (uma cidade no sul da França onde o pintor holandês pretendia montar um estúdio) e com quem ele tinha visões diferentes sobre arte, segundo explica o ...