Popper critica aqueles que limitam ou condicionam o conhecimento a observação. Ele critica a posição chamada por ele de "balde mental". Para ele, esta posição é assumida e defendida por muitos.
Popper resolve o problema da indução opondo à conceção indutivista da investigação científica (que procura tornar verdadeiras as teorias) a falsificação. A indução não é o método da ciência porque: 1. Não podemos inferir as hipóteses da experiência como se houvesse observações puras ou objetivas.
Popper defendeu que, se a ciência se baseia na observação e teorização, só se podem tirar conclusões sobre o que foi observado, nunca sobre o que não foi.
Quais são as críticas de Karl Popper ao positivismo lógico?
O pensamento de Karl Popper
Karl Popper (1902-94) foi um dos críticos mais diligentes do positivismo lógico. Seu pensamento não pode ser completamente identificado nem com o projeto lógico-positivista nem com a tradição do crescimento do conhecimento.
Podemos citar, como forma de reação ao positivismo, as correntes da jurisprudência dos conceitos e dos valores. A principal discrepância entre as duas tendências teoréticas, se deu no plano da aplicação judicial do direito e do uso dos métodos de interpretação.
Em seu ensaio, Kuhn parece indicar que a lógica da ciência tem pouco interesse e nenhum poder explanatório para o historiador da ciência. Popper vê neste argumento um absurdo, já que Kuhn se utiliza da lógica (do relativismo histórico) para defender sua posição.
Na continuidade da evolução do pensamento, Kall Popper (1975) propõe o Método Hipotético-Dedutivo, que é um método que procura uma solução, por meio de tentativas (conjecturas, hipóteses, teorias) e eliminação de erros. Esse método pode também ser chamado de “método de tentativas e eliminação de erros”.
Qual foi a concepção proposta pelo filósofo Karl Popper?
É o modelo hipotético-dedutivo. Para Popper, a busca do conhecimento não se dá a partir da simples observação de fatos e inferência de enunciados. Na verdade, esta nova concepção pressupõe um interesse do sujeito em conhecer determinada realidade que o seu quadro de referências já não mais satisfaz.
O princípio proposto por Popper, em vez de buscar a verificação de experiências empíricas que confirmassem uma teoria, buscava fatos particulares que, depois de verificados, refutariam a hipótese. Assim, em vez de se preocupar em provar que uma teoria era verdadeira, ele se preocupava em provar que ela era falsa.
Falseabilidade ou refutabilidade é a propriedade de uma asserção, ideia, hipótese ou teoria poder ser mostrada falsa. Conceito importante na filosofia da ciência (epistemologia), foi proposto pelo filósofo austríaco Karl Popper na década de 1930, como solução para o chamado problema da indução.
De acordo com Popper, a ciência continua tendo nos experimentos algo fundamental, mas não, como na concepção positivista, para confirmar as teorias como verdadeiras, e, sim, para testá-las com o objetivo de comprovar sua qualidade.
Em 1937, a ascensão do Nazismo levou-o a emigrar para a Nova Zelândia, onde foi professor de filosofia na Universidade de Canterbury, em Christchurch. Em 1946, foi viver na Inglaterra, tornando-se assistente (reader) de lógica e de método científico na London School of Economics, onde foi nomeado professor em 1949.
O objetivo do Círculo era desenvolver uma nova filosofia da ciência dentro de um espírito rigoroso, por intermédio de uma linguagem lógica, e fundamentar na lógica uma ciência empírico-formal da natureza empregando procedimentos lógicos e rigor científico.
O Paradoxo da tolerância é um dos três paradoxos apontados pelo filósofo da ciência Karl Popper em seu livro The Open Society and Its Enemies. O paradoxo trata da ideia de que, no ambiente social, a tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância.
Popper acredita e defende que o homem atua no mundo um, ou seja, no mundo físico utilizando as teorias que estão no mundo três. Para isto, ele se utiliza de seus processos mentais que estão no mundo dois. Ou seja, os três mundos estão relacionados.
Um dos problemas da filosofia da ciência que Popper trabalhou é o chamado “problema da indução”. Acreditavam os indutivistas ser possível a partir dos fatos obter as leis, as teorias científicas. Dado um conjunto de fatos poder-se- ia, utilizando a lógica indutiva, chegar às leis universais, às teorias.
Popper chegou à conclusão que o critério que distingue ciência de pseudociência é, não a possibilidade de confirmarmos teorias, isso podemos fazer até com as teorias dos adivinhos, mas justamente o oposto: a possibilidade de as teorias serem refutadas.
Qual seria a atitude mais sensata de um cientista segundo Popper?
A atitude mais sensata de um cientista, segundo o pensamento popperiano, é de um exercício crítico incessante do conhecimento e de um entusiasta ardoroso ao advento de novas teorias.
Quais as principais características da epistemologia de Karl Popper?
A epistemologia de Popper caracteriza-se como uma crítica constante às concepções científicas já existentes, tentando sempre instaurar novas hipóteses ou conjecturas ousadas, a fim de atingir a explicação científica, jamais definitiva, mas sempre aproximada. As ciências não procuram jamais resultados definitivos.
Kuhn defende que grande parte do conhecimento do cientista normal é, na expressão de Polanyi, tácito, i.e., adquirido pela inspeção e imitação de problemas-soluções exemplares, e não através de regras e proposições explicitáveis (Seções 4 e 5).
Como Karl Popper explica a mudança de uma teoria científica?
Trata-se de uma metateoria. Popper faz duas substituições no método científico tradicional: ao invés da utilização da indução, ele prefere o método dedutivo; no lugar da verificabilidade, coloca a falseabilidade. É importante notar que tal método pode-se aplicar a todas as áreas de conhecimento, não apenas à ciência.
Folha de S. Paulo - Filósofo Popper morre de câncer aos 92 - 18/9/1994. O filósofo britânico de origem austríaca Karl Popper morreu ontem em Londres aos 92 anos. Além de um dos maiores pensadores modernos sobre as condições de produção do conhecimento científico, Popper foi um teórico do liberalismo.