Largada de mais uma edição da maior e mais tradicional corrida da Amazônia será neste domingo, dia 20 de outubro. A 39ª Corrida do Círio será no próximo domingo, dia 20 de outubro, com largada a partir das 6h da manhã, no Portal da Amazônia, em Belém.
Uma das mais aguardadas, a procissão do Círio acontece neste domingo (13). A chamada Romaria Fluvial, quando os fiéis seguem em procissão com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré na Baía do Guajará, deve correr neste sábado (12).
A segunda romaria do Círio de Nazaré 2024 foi concluída às 18h. A segunda romaria das 14 programadas para o Círio de Nazaré 2024 teve início às 8h, com saída da Basílica Santuário, e teve um percurso total de 52.92 quilômetros, finalizando na Igreja Matriz, localizada em Ananindeua, por volta das 18h.
Hoje, 8 de setembro celebramos o Dia de Nossa Senhora de Nazaré. Essa data homenageia a padroeira do nosso município, que também é uma dos principais santas do catolicismo.
A procissão é transmitida ao vivo em canais de TV na manhã deste domingo. Na TV Globo, os telespectadores podem acompanhar o percurso da romaria na tradicional transmissão ao vivo pela afiliada TV Liberal, com apresentação de Priscilla Castro e João Jadson.
> O Recírio, na segunda (28), é a última das procissões e ocorre logo após à subida da imagem original da santa ao Glória, onde ela fica até maio de 2025, quando desce novamente para ficar mais perto dos fiéis em uma redoma de vidro dentro da Basílica Santuário.
A Nazaré moderna está sobre em um platô, a cerca de 350m acima do nível do mar, situada entre em meio aos montes de 1 600 pés que formam a parte mais ao sul da cadeia de montanhas do Líbano. Está a cerca de 25 km do Mar da Galileia e a cerca de 9 km a oeste do monte Tabor.
No norte de Israel está a cidade com a maior população árabe de todo o país: Nazaré. Curiosamente, essa bela cidade construída no alto de uma colina também é o berço do cristianismo e um dos destinos imprescindíveis para os peregrinos que percorrem a Terra Santa.
A TV Brasil transmite a procissão do Círio de Nazaré em parceria com TV Cultura do Pará, emissora que integra a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), neste domingo (13), ao vivo, a partir das 6h.
Onde está a verdadeira imagem de Nossa Senhora de Nazaré?
Os fiéis confeccionam mantos para vestir suas réplicas da santa e envolvem-nas em fitas decorativas. A imagem original (a que foi encontrada por Plácido) permanece guardada, durante todo o ano, no altar mais alto da Basílica de Nazaré e durante a celebração é colocada em local mais próximo dos fiéis.
Costuma ser no domingo dentro da oitava, mas, neste ano o domingo após o Natal é dia 01 de janeiro, então se celebra a Solenidade de Maria, Mãe de Deus. Assim a Sagrada Família é celebrada no dia 30 de dezembro. Deus quis manifestar-se aos homens integrado numa família humana.
Qual é a data do Círio de Nazaré? A festa do Círio de Nazaré é um dos eventos mais aguardados em Belém do Pará e, em 8 de outubro, a cidade se enche de devoção e celebração para honrar Nossa Senhora de Nazaré.
A trasladação é a quarta e última procissão do sábado, que começa com procissão rodoviária, seguida do Círio fluvial e motorromaria. Reveja abaixo: Círio de Nazaré 2024: Fiéis percorrem ruas e rios para saudar padroeira da Amazônia neste sábado, 12. Devotos acompanham Motorromaria do Círio e agradecem graças alcançadas.
É a maior procissão religiosa do mundo e acontece na manhã do segundo domingo de outubro. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré deixa a Catedral de Belém, mas teve como pontos de saída o Palácio do Governo e a Igreja de Santo Alexandre, e segue em procissão até a Praça Santuário.
Qual a festa religiosa mais importante? A religião católica é a que conta com o maior número de fiéis no Brasil e, portanto, tem as maiores comemorações e com a presença de mais pessoas. Uma das festas religiosas mais importantes é o Círio de Nazaré, realizada em Belém, no Pará, em devoção à Nossa Senhora de Nazaré.
A programação do Círio 2024 começa no dia 5 de outubro, com a Romaria Rodoviária, seguida pelo Círio das Águas, que acontece no sábado, dia 12 de outubro e a Trasladação, que também é no dia 12, mas no período da noite.
Nos evangelhos, Jesus é chamado de “Jesus de Nazaré”, “Jesus, o nazareno”, “Jesus, o filho do carpinteiro” ou “Jesus, o filho de José”. Por aí, o mais natural seria imaginar que Jesus nasceu em Nazaré… mas a Bíblia carimba que foi em Belém.
Jesus passou grande parte de sua vida em Nazaré, junto a José e a Maria. Em seguida, após trinta anos, ele passou três anos de sua vida pública no anúncio do evangelho.