A partir de materiais históricos, os pesquisadores identificaram que o gênio italiano sofria de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Por inventarem coisas que ninguém nunca imaginou antes, muitas vezes, os ícones da inteligência se passam por loucos.
Como muitas pessoas com TDAH, da Vinci dormia pouco e frequentemente trabalhava sem parar noite e dia. Especialista em TDAH, anatomia do cérebro e ciência da Renascença, Catani diz em sua análise que da Vinci gastava "tempo excessivo planejando projetos", mas não perseverava.
Da Vinci escrevia ao contrário, de forma que só era possível ler seus diários se colocasse um espelho na frente da folha uma ideia de óptica bastante avançada para sua época. Há uma hipótese de que sua escrita seja dessa forma graças ao fato de ser canhoto e não querer que sua mão sujasse ou que a tinta borrasse.
Muitos sustentam que Da Vinci era pagão e que só explorou as instituições religiosas para tirar lucro das incumbências deles. Alguns simbolistas dizem que há mensagens escondidas em seus trabalhos que reforçam esta idéia. Apesar disso, há diversos estudos contemporâneos que atestam que Da Vinci foi um ateu fervoroso.
LEONARDO DA VINCI - O HOMEM QUE INVENTOU O FUTURO - Doc Nostalgia
O que Leonardo da Vinci pensava sobre Deus?
Observa Marinoni: «Deus não é só o Primeiro Motor que move o mundo, mas também sumo Mestre e “altor”, ou seja, o artista que idealizou a forma do cosmo, a sua obra-prima». É a esta luz que, criando as suas obras artísticas, como escrevia Leonardo, «a mente do pintor transmuta-se numa similitude de mente divina».
"A Dieta Vegetariana de Leonardo da Vinci" Leonardo da Vinci, conhecido por sua genialidade artística, também era engenheiro e cientista. Sua dieta saudável, baseada em alimentos frescos e naturais, era compartilhada no Códice Atlântico. Defendia moderação, vegetarianismo e organização na cozinha.
Um dos grandes gênios de nossa história, Leonardo Da Vinci só dormia quatro horas por dia para dar tempo de colocar todas as suas invenções e pinturas (é dele o famoso quadro da “Mona Lisa”, exposto no Museu do Louvre, na capital francesa) em prática.
Fabiano de Abreu? A resposta não é tão simples quanto um só número. O neurocientista realizou três tipos de testes de QI (SD 15, 16 e 24) e atingiu a nota máxima em todos. Os resultados foram 160, 164 e 196 pontos, respectivamente.
O que Albert Einstein, Michael Phelps, Steve Jobs, Jennifer Lawrence e Walt Disney têm em comum? Todos eles têm TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Personalidade. Leonardo era um homem de grande magnetismo pessoal, simpatia e generosidade, e foi geralmente respeitado e acarinhado pelos seus contemporâneos. De acordo com Vasari, "o temperamento de Leonardo era tão adorável que ele dispunha do afecto de toda a gente".
Da Vinci foi pintor, cientista, engenheiro e arquiteto, entre outras funções. Ele era filho ilegítimo de um tabelião, nasceu na cidade de Vinci, na região da Toscana, na Itália, em 1452. Morreu em Amboise, na França, em 1519. O gênio italiano nunca se casou, nem teve filhos, mas teve, pelo menos, 22 meios-irmãos.
Segundo um artigo publicado no site Rainews.it, Da Vinci utilizava a gema de ovo misturada à tinta a óleo para alcançar resultados extraordinários em suas pinturas. Essa técnica, conhecida como têmpera de ovo, permitia que o artista criasse obras com cores vibrantes e uma luminosidade única.
2 – Ele gostava de escrever ao contrário por uma razão simples. As centenas de páginas de cadernos pertencentes a Leonardo que sobreviveram ao tempo revelam um curioso hábito do artista: ele escrevia ao contrário, revertendo sua caligrafia para que só fosse legível se a página fosse vista de um espelho.
DA VINCI ERA AMBIDESTRO Leonardo era conhecido por ser capaz de escrever com uma mão e desenhar com a outra ao mesmo tempo. Desenvolveu um sistema de escrita reversa para anotar suas descobertas e para esconder mensagens secretas, decifráveis apenas através de um espelho. La Belle Ferronière, 1490 e 1495.
Uma biografia recente escrita por Walter Isaacson afirma de forma mais contundente que Da Vinci era "ilegítimo, gay, vegetariano, canhoto, facilmente distraído e às vezes herético".
Pintor famoso por obras como a Mona Lisa e A Última Ceia, Leonardo Da Vinci é um dos gênios mais renomados de todos os tempos cuja pontuação de QI era estimada entre 180 e 220.
Leonardo da Vinci tinha uma visão aristotélica do mundo, o que equivale a dizer que valorizava, acima de tudo, a investigação e a observação da natureza. As especulações sobre o envolvimento de Leonardo da Vinci com magia possivelmente têm origem no uso que ele fez de alguns símbolos pagãos em suas obras.