Qual a definição da Psicogênese da Língua Escrita de Emilia Ferreiro?
Ferreiro e Teberosky (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silá- bico, silábico-alfabético, alfabético.
Qual a definição da psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro?
A psicogênese da língua escrita é uma teoria que estuda como se organiza o pensamento das crianças durante a aprendizagem da leitura e da escrita, concebendo-as como protagonistas desse processo.
Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
O método analítico insiste no reconhecimento global das palavras ou orações, ou seja, ensinar do mais complexo para o mais simples, se opondo ao que seria “normal” para a construção do conhecimento que acontece gradualmente, como já afirmamos anteriormente.
Psicogênese da Língua Escrita - Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
Qual era o pensamento de Emilia Ferreiro?
Emilia inverteu a lógica tradicional de educadores que se preocupavam com a aprendizagem apenas quando o aluno parecia não aprender, transferindo o foco da alfabetização para o sujeito que aprende. Suas conclusões inspiraram políticas públicas educacionais em diversos estados brasileiros, a partir dos anos 1980.
Quais são as fases da escrita segundo Emilia Ferreiro?
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
Emília Ferreiro (1995) defende a idéia de que antes mesmo de iniciar o processo de alfabetização tal qual nós conhecemos, as crianças já trazem consigo algum conhecimento que vai sendo construído desde o momento em que nascem, por isso elas são capazes de interpretar o ensino que recebem, transformando a escrita ...
O construtivismo entende o sujeito como um ser que constrói ativamente os seus conhecimentos, protagonista de sua aprendizagem. Emilia Ferreiro trouxe essas ideias construtivistas para entender como a criança entende essa relação com a escrita – área que o próprio Piaget não tinha explorado muito”, explica.
O que significa a teoria da psicogênese da língua escrita e quais são as principais implicações na prática alfabetizadora?
A Psicogênese da Língua Escrita busca entender a alfabetização além do convencional, considerando a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos ou mentais durante a aprendizagem da leitura e da escrita.
As contribuições da Psicogênese da língua escrita favoreceram a construção de um novo discurso, contrário as práticas tradicionais de alfabetização, para uma ação fundamentada na teoria psicogenética da aprendizagem da escrita.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1985a.
O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa, processo que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, desde os anos iniciais da infância, e aplica-se a qualquer objeto ou campo de conhecimento.
Qual foi o principal foco dos estudos de Ferreiro 1987 na psicogênese da língua escrita?
A mais importante, Psicogênese da Língua Escrita, não apresenta nenhum método pedagógico, mas revela os processos de aprendizagem da criança, levando a entender que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.
A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.
As autoras descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré- -silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
O que é a teoria da psicogênese da língua escrita defendida por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Ferreiro e Teberosky sustentam que a grande maioria das crianças com seis anos de idade sabe distinguir textos de desenhos. Aquelas crianças que ainda “leem” desenhos e não letras são crianças que não têm contato com a escrita em seus diversos materiais (Multieducação).
Nesse sentido, Emília Ferreiro define que: Há crianças que chegam à escola sabendo que a escrita serve para escrever coisas inteligentes, divertidas ou importantes.
Quais são as principais ideias de Emilia Ferreiro?
Quais são suas ideias? Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.
Qual o conceito de alfabetização para Emilia Ferreiro?
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p.
Qual crítica é feita ao trabalho de Emilia Ferreiro?
Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).
Quais foram as principais contribuições de Emilia Ferreiro sobre a psicogênese da língua escrita?
As maiores contribuições de Ferreiro são as leituras de pensamento desse sujeito. Para ele, se escreve com letras; mas nem sempre o que está escrito pode ser lido, o desenho que está ali é exatamente o que está escrito (P2).
Mais adiante, pesquisadores como Frith (1990) e Morton (1989) descreveram 3 etapas do processo de domínio da linguagem escrita. São os conhecidos 3 estágios da escrita: logográfica, alfabética e ortográfica.
Como escolher as palavras para o teste da psicogênese?
O teste deve ser aplicado individualmente e num ambiente tranqüilo. O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e uma monossílaba, sem dar ênfase a separação de sílabas ao ditar. Na frase deve usar pelo menos uma das palavras usadas no ditado.