Essa definição vai ao encontro do que diz Philip Kotler, que define o marketing como: “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não preenchidos.
Inicialmente é importante adotar o conceito clássico de Kotler (1993) que define: “Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.
Kotler afirma que o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. "O marketing não pode ser visto apenas como um setor . Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo para o sucesso de um negócio."
O que é marketing de conteúdo Segundo a visão de Kotler?
Segundo Kotler, Marketing de Conteúdo é “um conjunto de atividades relacionadas a criar e distribuir conteúdo que seja relevante para a vida dos consumidores, mas também fortemente associado a determinada marca”.
Esse conceito surgiu nos anos 1970, quando os estudiosos Philip Kotler e Gerald Zaltman observaram que as premissas do Marketing tradicional, que busca vender produtos e serviços, também poderiam ser aproveitadas na promoção de causas sociais.
Philip Kotler | Maior autoridade em Marketing do Mundo | APRENDA COM O SÁBIO DA GESTÃO
Qual é a definição correta de marketing?
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Ele define, dimensiona e quantifica o tamanho do mercado identificado e do lucro potencial.
Suas teorias e métodos são considerados pilares essenciais para a construção de marcas de sucesso. Kotler defende que a marca não é apenas um nome ou um símbolo, mas o conjunto de percepções e emoções que os consumidores associam a uma empresa ou produto.
Kotler (2003) afirma que marca é qualquer rótulo que envolva significados e associações, e representa um contrato com o cliente quanto ao desempenho do produto ou serviço.
O que é marketing de relacionamento Segundo Kotler?
Para Kotler (1998, p. 30), “marketing de relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias de longo prazo com partes-chave (...), para reter sua preferência e negócios em longo prazo”.
O marketing é um processo administrativo pelo qual pessoas adquirem produtos ou serviços através da troca, este processo se da pela necessidade, desejo e por fim tornam se demanda quando aceitos pelos consumidores (KOTLER e ARMSTRONG, 2003, P. 3 - 4).
Kotler (2000, p. 27) afirma que “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
Kotler define o marketing 5.0 com características de orientação por dados, que podem ser utilizados como base para a tomada de decisões e desenvolvimento de ações estratégicas.
Qual é o conceito de produto e serviço para Kotler?
Para Kotler e Armstrong (2003), o produto pode ser considerado como a combinação de bens e serviços que a empresa oferece ao mercado-alvo, ou seja, qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado em atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.
Segundo Kotler, o marketing digital deve estar focado na criação de um relacionamento duradouro entre o cliente e a empresa. Na era digital é muito importante que as empresas, além de conquistar novos clientes, foque na redução de rotatividade de clientes, procurando fidelizá-los sempre que for possível.
Philip Kotler é um estudioso norte-americano da área de economia, principalmente no campo do marketing. Com diversos livros e artigos publicados sobre o tema, Philip se tornou uma das principais referências de sua época para a frente, tendo influência direta em assuntos como endomarketing.
“O primeiro registro da palavra 'marketing' é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos”, afirma Marcelo Boschi, coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio. O conceito dessa técnica/ciência é uma herança da Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19).
Marketing é o processo de criar, comunicar e entregar ofertas que têm valor para clientes e consumidores. Envolve a identificação das necessidades do público, além de promover e vender produtos ou serviços usando estratégias de publicidade, promoção e distribuição para alcançar um mercado-alvo eficazmente.