Qual a definição de missão de acordo com Peter Drucker?
Como afirma Peter Drucker, a missão é o que define uma empresa — isso significa que a missão deve refletir aquilo que a organização tem de especial e a diferencia das demais, o que chamamos de proposta de valor.
Podemos definir a missão como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva.
Lançada em 1966, a obra de Drucker focada no comportamento e gestão de altos executivos, “The Effective Executive”, analisa três princípios essenciais para a formação de um gestor eficaz: a organização do tempo, o autodesenvolvimento e a tomada de decisão correta.
A missão define o propósito atual, a visão estabelece a direção futura e os valores determinam os princípios que norteiam a organização. Essas declarações ajudam a empresa a manter o foco em seus objetivos e a tomar decisões alinhadas com sua direção estratégica.
Entenda o que é a missão e a visão de uma empresa com o exemplo de 3 marcas de sucesso. A missão de uma organização refere-se à razão pela qual ela existe, ou, em outras palavras, sua razão de ser, enquanto a visão é a manifestação de para onde está indo e o que pretende se tornar a longo prazo.
A Missão representa o propósito pelo qual você e sua equipe trabalha. Nessa parte, você pode resumir qual a sua razão de ser, de fazer o que faz e de oferecer o produto ou serviço que oferece.
“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.” “Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa.”
Essa está, certamente, entre as mais célebres frases de Peter Drucker, mas poucos de fato colocam em prática este ensinamento. Você já parou para pensar quanto as estratégias de fidelização de clientes geraram em retorno financeiro para a sua empresa?
Conforme Drucker, o objetivo da estratégia é permitir à organização alcançar os resultados que deseja em um ambiente imprevisível e permitir que a empresa seja propositalmente oportunista.
A missão é a materialização do propósito. Foca no que a empresa faz e é ela que direciona os objetivos institucionais inspirados pela essência. Em suma, é ela que dá sentido às ações diárias e deve ser a identidade da organização, pontuando de forma clara e objetiva qual é o seu negócio.
Qual a importância de definir visão missão e valores organizacionais?
Em geral, a missão, visão e valores estabelece a identidade e o propósito de uma organização. Sem esses pilares, é provável que seu planejamento falhe. Até porque, antes de definir qualquer estratégia, é preciso entender a “personalidade” do negócio, que serve como um guia para direcionar as ações e tomada de decisões.
Quais são os três aspectos comuns a todas as organizações para Peter Drucker?
Planejamento estratégico para agências de marketing Os objetivos, segundo Peter Drucker, devem ser criados em três esferas: Âmbito estratégico: é o que contém os objetivos a longo prazo; Âmbito tático: contém os objetivos a médio prazo; Âmbito operacional: contém os objetivos de curto prazo.
Qual foi a principal contribuição de Peter Drucker?
Formado em economia, Drucker revolucionou o modo de pensar a gestão empresarial, também por isto começou a ser considerado o pai da administração moderna. Portanto, entre as principais contribuições de sua obra, o novo formato em se pensar o funcionamento de uma empresa é o que mais se destaca.
A missão organizacional precisa ser direta, inspiradora, desafiadora e engajante. Em até três frases, busque sintetizar a razão de existir da empresa, expondo os pontos-chave que motivam sua existência. Existem algumas perguntas cujas respostas podem te ajudar a definir a missão da sua empresa.
Viver a missão é ser aberto à escuta, ser sincero no tratar, ser carinhoso com as coisas de Deus e com o próximo, é vivenciar a natureza, acolher as diferenças, respeitar as opiniões.
Se a missão é o que sua empresa faz (impulsão) e a visão é como ela deseja ser no futuro (direção), o propósito é o por que sua empresa existe (inspiração).
Uma missão é uma subdivisão do seu propósito. Quando ele encontra uma demanda ou oportunidade. Um objetivo é uma visão de onde quer chegar de maneira inspiracional e aberta. Uma meta é o momento concreto que comprova que esse objetivo foi alcançado.
Em resumo, a Missão descreve o que a organização faz no presente, a Visão representa o futuro que ela deseja alcançar e os Valores definem os princípios que guiam suas ações e decisões.
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
A prática missionária era parte essencial do anúncio do evangelho. O missionário tinha determinados direitos, que Paulo renuncia. Ele cita três (1Cor 9, 4-6), como comer, saber e beber às custas da comunidade; levar a esposa junto nas viagens; receber o sustento econômico para não precisar trabalhar.