Preço é apenas uma medida monetária, uma quantidade de dinheiro estabelecida para comercialização de produtos e serviços, obtido por meio de uma estratégia de precificação. Valor é a percepção que um cliente tem sobre uma empresa ou um produto.
De forma bastante resumida a diferença é que o preço é o que se paga por um produto ou serviço enquanto o valor é o benefício proporcionado. O distanciamento dos termos é bastante importante para entender a lógica de alguns mercados – como o de ações onde há o preço da ação e o valor que ela pode ter no futuro.
Gramaticalmente, a palavra “valor” significa apreço e estimação por algo ou alguém, em geral. Em economia, também tem o mesmo significado, só que no momento de definir como surge ou em que se sustenta este conceito aparecem as diferentes escolas do pensamento econômico.
O preço, do latim pretium, é o valor pecuniário estimado de uma coisa ou valor monetário que vale algo; o equivalente de uma coisa. É a expressão monetária do valor. Todos os produtos e os serviços que são colocados no mercado tem um preço, que é o dinheiro que o comprador deve pagar para efetivar a operação.
Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.
A definição de preços é influenciada por diversos fatores, como custos de produção, concorrência, demanda do mercado, valor percebido pelo cliente e estratégias de marketing.
O preço do produto, em um determinado período de tempo, é determinado pela oferta e procura (demanda), sendo que podemos demonstrar através da figura 1, onde a interseção das curvas de demanda e de oferta é denominada de ponto de equilíbrio E, ao qual correspondem o preço p0 e a quantidade q0.
Nossos valores funcionam como um guia para nossas vidas. É esse guia que irá nos orientar no modo de agir e pensar. Além disso, são também a representação daquilo que acreditamos, portanto, imprescindíveis para os nossos relacionamentos. Ainda temos muito o que melhorar e ter essa consciência já é um grande avanço.
O que é preço e o que é valor? O valor do produto é baseado nos benefícios que ele oferece, se trata mais de um investimento do que apenas de uma compra. Preço é a quantidade de dinheiro que você irá pagar por um produto ou serviço.
Valores podem ser definidos como preferências gerais no que se refere a escolhas e resultados apropriados. Assim, valores refletem o sentido que uma pessoa tem para o certo e o errado, bom ou mau, ou para o que "deve" ser feito.
O valor, portanto, está ligado ao reconhecimento e mérito das coisas e ações. “Também pode se referir ao domínio econômico para indicar preço”, pontuaram os autores. Séculos depois, a visão de Max Weber (1864-1920) avança no sentido de se pensar o valor em seu âmbito social e nas interações sociais.
PREÇO: 1 Valor em dinheiro de uma mercadoria ou de um trabalho; custo. 3 Aquilo que se dá, se sacrifica ou se obtém em troca de alguma coisa. VALOR: 1 O preço atribuído a uma coisa; estimação, valia. 3 Filos Caráter dos seres pelo qual são mais ou menos desejados ou estimados por uma pessoa ou grupo.
Qual a principal diferença entre valor e preço de um exemplo que mostra como esses conceitos acontecem no nosso Dia-a-dia?
Preço é a quantia de dinheiro que o consumidor precisa desembolsar para adquirir um produto ou serviço. Já o conceito de valor está relacionado a ir além das expectativas do cliente; Para lucrar mais, aprenda a deixar claro o valor que você agrega ao dia-a-dia do cliente.
Valores são normas ou padrões sociais geralmente aceitos ou mantidos por determinado indivíduo, classe ou sociedade, portanto, em geral, dependem basicamente da cultura relacionada com o ambiente onde estamos inseridos.
Para valores monetários, os números são escritos em algarismos, e não por extenso: R$ 3, e não três reais; R$ 100, e não cem reais; R$1.533; R$ 280 mil. Números acima de mil são grafados de forma mista, com algarismos e palavras: R$ 3 mil, R$ 4,3 mil, R$ 30 mil, R$ 100 mil, US$ 5 milhões.
Você sabe o que cada um significa e qual aplicar em seu negócio? Preço é a quantia em dinheiro que é paga por um determinado produto ou serviço. Já o Valor é o que é atribuído ao seu produto e o que ele proporciona para o cliente, o valor não pode ser estimado em dinheiro e pode ser diferente para cada cliente.
Preço é apenas uma medida monetária, uma quantidade de dinheiro estabelecida para comercialização de produtos e serviços, obtido por meio de uma estratégia de precificação.
O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais. Além disso, deve gerar lucro líquido.
Mill diz que o valor depende, simultaneamente, tanto da utilidade do bem como da dificuldade para consegui-lo (1848, vol. II, p. 9-11); por dificuldade entende as limitações físicas da oferta, a quantidade de trabalho necessária para a produção e os custos crescentes em alguns itens, como nos “produtos da terra”.